Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 6

acessos 7.091

contabilidade de partidos politicos

LIDIANA FIDELES

Lidiana Fideles

Prata DIVISÃO 2, Cortador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 25 abril 2013 | 17:26

olá pessoal, gostaria de saber como fazer movimentação de partidos politicos no que se refere a prestação de contas anual, vou fazer pela primeira vez e tenho muitas duvidas quanto a que tipo de documentação recolher e dados que devo solicitar do presidente do partido para fazer essa prestação de contas.

Queria agradecer a todos os membros deste fórum pois essa cooperação mutua e o interesse em compartilhar conhecimentos é sem duvida um dos grandes atributos deste fórum!!!

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 11 anos Quinta-Feira | 25 abril 2013 | 19:46

Ola Lidiana...
Desde o ano passado o sistema do TSE foi extinto. Assim voce deve utilizar seu sistema contábil mesmo.
1) Deve ser utilizado o plano de contas divulgado pelo TSE PORTARIA No
521 TSE.
2) O livro diario deve ser registrado no cartório de registro de titulos para entrega no Cartorio Eleitoral
3) Veja modelo no site do TSE que devem ser apresentadas 17 demonstrações contabeis e financeiras.

Documentos:
São basicamente os mesmos de uma contabilidade normal.
1-Extratos Bancarios de 01 a 30 de cada mes jan/dez
2-Notas fiscais de compras de produtos e serviços
3-Recibos, duplicatas etc. de pagamentos
4-Se tiver funcionario lançar os pagamentos da folha, previdencia social e FGTS
5 -Nome, CPF das pessoas fisicas que contribuiram para o partido no ano e o valor.
6- Valores recebidos de diretorios estaduais
7- Valores repassados a diretorios estaduais
Qualquer coisa podemos trocar idéias

OBS: O prazo termina em 30 de abril
Sucesso

LIDIANA FIDELES

Lidiana Fideles

Prata DIVISÃO 2, Cortador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 26 abril 2013 | 08:55

muito obrigada pela ajuda!!! mais uma coisa, quando o partido não tem movimentação na cidade, ou seja, não lançou candidatos como fazer essa movimentação, posso fazer as demonstrações com os campos zerados?

Queria agradecer a todos os membros deste fórum pois essa cooperação mutua e o interesse em compartilhar conhecimentos é sem duvida um dos grandes atributos deste fórum!!!

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 11 anos Sexta-Feira | 26 abril 2013 | 12:08

Olha
Eu aqui no estadode São Paulotive uma conta sem movimentação indeferida.
Motivo oTribunal entendeu que o partido em algum momento pagou alguma coisa nem que seja panfletos, etc.
Outra coisa se o partido tiver sede na cidade, o imovel se for alugado é uma despesas a ser declarada. apenas como exemplo.

VANESSA S CEARA

Vanessa s Ceara

Bronze DIVISÃO 5, Técnico Contabilidade
há 10 anos Terça-Feira | 14 maio 2013 | 11:57

Bom dia!

Fiz uma prestação de contas anual referente o exercicio de 2011, sem movimento, agora veio uma notificação, para retificar as informações e informar pelo menos as doações estimadas, eles consideraram que teve movimento, até pelo fato da sede do partido existir, como foi uma doação devo contabilizar essa doação nas receitas estimadas, bem como as despesas com cópias, serviços prestados, que no caso foram todas feitas por membros do partido, mas devem ser contabilizadas como doações estimadas.
Agora pergunto, como contabilizar essas despesas e as receitas estimadas. No caso da sede, é a casa do presidente, devo contabilizar uma doação da casa, debito ativo permanente e credito receitas estimadas? Mas, o presidente não doou a casa p/ sempre, é só pelo período que precisar e não passou escritura p/ partido, ele apenas cedeu o imovel p/ reuniões. Contabilizo como aluguel todo mês e credito a conta receitas estimadas? Me dê um exemplo do lançamento de receitas estimadas em contrapartida da respectiva despesa.
Outra dúvida é sobre o livro Diário e Razão, qual a sequencia desses livros, em q ordem encaderná-los? é a mesma coisa das empresas?
(Livro Diário - termo de abertura - balancete - balanço -dre-plano de contas- termo de encerramento)Nesse caso o balanço e os outros demonstrativos seriam impressos duas vezes? uma para o livro e outra p/ entrgar separado?
São muitas dúvidas, não tenho a quem recorrer, se poderem me ajudar ficarei mui grata.
Acabei entrando nessa sem querer agora meu nome já const nos autos, então quero resolver essa diligencia e nunca mais fazer uma prestação de contas de partido.

Evaldo Juarez da Silva Freitas

Evaldo Juarez da Silva Freitas

Iniciante DIVISÃO 1, Consultor(a) Contabilidade
há 10 anos Quarta-Feira | 17 julho 2013 | 10:51

Vanessa e demais:
Para a prestação de contas, a única diferença em relação a uma empresa é a necessidade de utilizar o Plano de Contas da Portaria 521 do TSE.
A sequência dos livros é a mesma.
Outro ponto importante é que não existe prestação de contas sem movimentação. Explico:
As despesas do partido no ano todo foram pagas pelo presidente. Logo, o partido deve declarar o recebimento dos bens/serviços pagos pelo presidente como doação estimável em dinheiro recebida. Deve incluir na lista de doações recebidas o presidente, com CPF e doações discriminadas uma por uma. Ah, deve também emitir os recibos referentes a cada doação, ainda que seja estimável.
Além disso, todas as doações financeiras recebidas devem passar pela conta bancária do diretório. Não há possibilidade de um partido funcionar ou movimentar recursos financeiros sem conta bancária. A conta deve ser aberta e declarada à Justiça Eleitoral ainda que sem movimentação. De resto, as orientações do Marcelo completam o tema.
Espero ter ajudado.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.