x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 1.049

Imóveis - Aluguel

Dilson Moreira

Dilson Moreira

Prata DIVISÃO 2, Chefe Financeiro
há 10 anos Sexta-Feira | 26 abril 2013 | 11:07

Questão:

Uma empresa possui imóveis na qual aluga e tem sua receita, esses imóveis estão registrados como imobilizado, esta correto deixa-los lá, ou devo transferir para investimento visto que são os geradores de receita.
Qual a Base legal?

Grato

uelton da hora

Uelton da Hora

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 13 maio 2013 | 01:29

Dílson,

Primeiramente para maior entendimento e aprofundamento no assunto recomendo a leitura das bases legais que cito abaixo.

- NBC TG 28 - Propriedade para Investimento (Resolução CFC nº. 1.178/09)

- NBC TG 27 - Ativo Imobilizado (Resolução CFC nº. 1.177/09)

Caso tenha a possibilidade, o Manual da FIPECAFI explica muito bem o assunto e seus detalhes, como um dos trechos que transcrevo abaixo:

"Propriedade para Investimento tem que, obrigatoriamente, ser imóvel (terreno ou edifício - ou parte de um edifício - ou ambos), e tem que ser mantido para dele se obter receita de aluguel ou valorização do capital ou ambas.

Trata-se do caso de imóvel no qual se investiu como uma forma de investimento, e não para ser destinado ao uso da empresa nas suas atividades operacionais."


Bom, eu entendo que o tratamento no seu caso tem que ser como Propriedade para Investimento, sendo classificada no Ativo Não Circulante, subgrupo Investimentos e não como imobilizado.

Boa sorte e boa leitura!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.