x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 705

Mundança de contador e apuração do IRPJ/CSLL

LUIZ AFONSO THOM

Luiz Afonso Thom

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 7 maio 2013 | 20:55

Boa noite a todos.

Me deparei a uma situação até então nova para mim. Recebemos um cliente em 01/03/2013, e iniciamos a contabilidade nesta data, conforme contrato de prestação de serviço. Fizemos a apuração dos impostos desse período, porém fica minha dúvida: No caso do IRPJ e da CSLL (Lucro presumido) , como fica a apuração? Não recebemos nenhuma informação do antigo contador, se a empresa recolhia de forma antecipada (mensal) ou somente no final do trimestre e as informações desses tributos de Janeiro e Fevereiro, de quem é a responsabilidade apurar?
Obrigado.

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 10 anos Quarta-Feira | 8 maio 2013 | 01:34

Luiz

Se a responsabilidade do contador anterior foi ate 28/02, peça a ele a escrituração fiscal desse periodo, observe ainda a DCTF entregue em janeiro e fevereiro que nela consta a declaração ou nao dos impsotos citados por voce.

Assim a partir dos dados em março voce apura o trimestre e recolhe.

Sucesso

LUIZ AFONSO THOM

Luiz Afonso Thom

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 8 maio 2013 | 08:59

Caro Marcelo,

agradeço vossa contribuição e gentileza. Realmente poderíamos ter realizado o cálculo completo do trimestre caso tivéssemos a escrituração pertinente ao período em que era responsabilidade do antigo contador. Infelizmente não recebemos nenhuma informação/documentação do período. A DCTF em função do seu prazo de entrega não nos ajudaria totalmente, pois até que fosse entregue e processada pela RFB já estaria vencido o prazo de recolhimento.

Abraços!

GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 8 maio 2013 | 14:17

Boa tarde Luiz Afonso!

Como é início do ano, aconselharia a vocês refazerem a escrituração deste período, até porque terão que encerrar o ano e estes 2 meses terão que estar inclusos nos saldos de Balanço anual.

Claro que a responsabilidade é do outro contador, mas se não enviaram a escrituração esta é a melhor forma de estar, e quanto aos impostos, tenta entrar em contato com a Receita Federal para ver se houve recolhimento.

Me parece que tem um cadastro na Receita que se pode verificar o conta correntes, pesquise este assunto na sala de Leg. Federal.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.