Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 771

conciliacao, escrituracao empresa sem controle

nathanne campos

Nathanne Campos

Bronze DIVISÃO 5, Assistente Contabilidade
há 10 anos Quarta-Feira | 8 maio 2013 | 10:43

Preciso de ajuda. Estou fazendo a conciliacao bancária de uma empresa que não tem controle daquilo que recebe, nem do que paga. Me mandaram lançar todo o movimento no caixa. Alguém tem um método melhor?

RONALDO VALÉRIO TRAPP

Ronaldo Valério Trapp

Ouro DIVISÃO 1, Consultor(a) Administrativo
há 10 anos Quarta-Feira | 8 maio 2013 | 11:04

Nathanne Campos, Bom Dia.

1) Conciliação bancária e conta Caixa são duas coisas distintas, Ok!

2) Se sua empresa não tiver escrituração regular e somente escritura o livro Caixa, então sim, toda a movimentação deve ser registrada neste livro (Ex.: ME/EPP Simples Nacional ou Lucro Presumido) .

3) A conciliação bancária deve ser efetuada com base nos documentos bancários inerentes a cada banco.

4) Se sua empresa tiver a contabilidade regular, então a conciliação bancária deve ser efetuada a partir da Razão Contábil da conta do banco com os extratos do banco de determinado período ou mês, cruzando sempre com os comprovantes correspondentes do banco em reconciliação.

Abraços.

Ronaldo Valério Trapp - SERVIÇOS Especiais
Assessoria Gerencial de Empresas
E-mail: [email protected]
Blog: https://www.ronaldovtrapp.blogspot.com
nathanne campos

Nathanne Campos

Bronze DIVISÃO 5, Assistente Contabilidade
há 10 anos Quarta-Feira | 8 maio 2013 | 11:10

Ronaldo,
A empresa é optante pelo Simples. Não tem contabilidade regular. Tem extrato bancario. A maioria dos pagamentos de fornecedores é feita pelo banco. Os recebimentos são feitos pelo banco. E tenho a informação de que a empresa não vende tudo com NF. Há também os recebimentos de vendas com cartão de crédito.

RONALDO VALÉRIO TRAPP

Ronaldo Valério Trapp

Ouro DIVISÃO 1, Consultor(a) Administrativo
há 10 anos Quarta-Feira | 8 maio 2013 | 11:32

Nathanne!

Pois é, aqui temos uma dificuldade!!

1) Note que todos os registros que constem no extrato bancário devem também constar no Livro Caixa da empresa no SIMPLES NACIONAL.

2) Importante ressaltar que a movimentação havida em conta bancária que serve para escriturar o Livro Caixa e que não são registrados neste livro - caracterizam aparentemente "sonegação tributária" sujeita a punições fiscais (multas, juros, etc...).

Portanto, é importante você falar com o Contador da empresa para tomar as providências e cautelas necessárias, evidenciando tal fato para lhe dar as orientações necessárias.

Abraços.

Ronaldo Valério Trapp - SERVIÇOS Especiais
Assessoria Gerencial de Empresas
E-mail: [email protected]
Blog: https://www.ronaldovtrapp.blogspot.com

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.