x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 7

acessos 10.378

Calculo de hora de trabalho

CLEANTO PIO DE SALES CHAVES JUNIOR

Cleanto Pio de Sales Chaves Junior

Iniciante DIVISÃO 1, Bioquímico(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 8 maio 2013 | 19:55

Gostaria de saber como faço para calcular o salário de uma funcionária que trabalhará de 13:30-17:00(3h e meia/dia) de segunda a sexta-feira. Gostaria de saber tambem, quanto ficará o salário proporcional com data retroativa a 10 de abril até o dia 30 do mesmo mês. O salário pago pela empresa para quem trabalha 40h semanais e 8h por dia, é de R$700,00 Grato.

Marcos Pereira Alves

Marcos Pereira Alves

Prata DIVISÃO 3, Analista Fiscal
há 10 anos Quinta-Feira | 9 maio 2013 | 01:02

É simples, só veja quantas horas um funcionário que ganha 700,00. Vai ser mais ou menos assim, média de 20 dias x 8h = 160/700 = quantos ela recebe por hora, ai tu pega quantas horas a outra funcionária trabalha ao mês e multiplica.
Att

kennya eduardo
Consultor Especial

Kennya Eduardo

Consultor Especial , Não Informado
há 10 anos Sexta-Feira | 10 maio 2013 | 00:21

Cleanto, se o funcionário em questão é mensalista, vc tem de saber qual a carga horária mensal, nela já se encontram as horas referentes ao desacanso semanal remunerado.

Partindo do principio que não lhe informaram, que isso não ficou definido em carteira ou contrato, vc terá de descobrir partindo da jornada semanal. Sendo 3hs30min/dia em 5 dias,temos = 17hs30min por srmana. Sabeno que a semana tem 6 dias úteis, dividimos 17hs30min por 6, encontramos 3hs19min, que multiplicado por 30 (mês comercial) chegamos a 99hs30min.

Sabendo agora a carga horária (99hs30min) vc pode calcular o valor do salário mensal deste funcionário que cumpre jornada parcial. Se a CCT deste Sindicato estabelece a carga horária mensal de 200hs (com 40hs semanais), basta dividir R$700 por 200, obendo assim R$3,50 como salário hora. Logo, R$3,50 x 99hs30min resulta em R$348,25.

Devo lembrar que o mensalista submetido a jornada parcial (até 25hs semanais) está impedido de produzir sobre-jornada (hora-extra) so o risco delhe ser devido o salário integral como para aquele que submetido carga horária máxima da categoria (neste caso 200hs).

Caso ele tenha sido contratado como Horista, sua remuneração não será fixa mas variável, tendo que mês a mês será apurada a quantidade de horas trabalhadas e uma vez que há mês com 28/29 dias, 30 ou 31 dias, com ocorrência de feriados. Esobre o valor apurado das horas, verifica-se quantos dias de folga semanal e de feriados (recaidos em dia útil) ocoreramem cada mês calendário será acrescido o valor do DSR (divida o valor das horas trabalhadas pelo nº de dias úteis edivida pelo nº de dias de DSRs). Lembrando que a quantidade de horas trabalhadas será multiplicada pelo salário-hora (R$3,50).

CLEANTO PIO DE SALES CHAVES JUNIOR

Cleanto Pio de Sales Chaves Junior

Iniciante DIVISÃO 1, Bioquímico(a)
há 10 anos Sexta-Feira | 10 maio 2013 | 09:04

Kenia, a sua conta não está errada? Explico-me:

Veja, 3h30min. que é a jornada diária multiplicado por 5 que são os idas de trabalho=17h30m certo? ok! Então 17h30m dividido por 6 dias uteis, teremos 2h91m que multiplicados por 30 dias dá 87h49m. Sabendo que a hora de trabalho é de R$3,50, logo 3,50 x 87h49m dá R$306,25!

Esta conta foi feita pelo contador da empresa. Tá certo ou errado?

Se a funcionaria trabalhasse exatamente meio periodo, ela faria 4h diarias correto? Então, se ela só faz 3,5h por dia, ela deixa meia hora por dia. Então, em 5 dias de segunda a sexta, temos 2,5h por dia, e em 1 mês termos 12,5h (2,5 x 5) Logo, se o salario é R$700,00 e a hora trabalhada é R$3,50 que equivale a 200h/mês, 12,5 x 3,50=R$43,75

Se ela trabalhasse exatamente meio periodo, o salario seria de 350,00 já que seriam 4h por dia. Então, se subtrairmos desse valor, o valor das horas que ela deixa de trabalhar no mês (meia hora todo dia), temos:

R$350,00-R$43,75= R$306,25

Correto?

kennya eduardo
Consultor Especial

Kennya Eduardo

Consultor Especial , Não Informado
há 10 anos Sexta-Feira | 10 maio 2013 | 11:18

De fato, Cleanto. Estava eu morrendo de sono quando fiz essas contas (cheguei tarde do curso!!), e desconfiei que havia algo errado, então, deixei para hoje rever o que fiz.

Assim, retomando: 17h30m transformadas em minutos (para facilitar nosso cálculo) dão 1050min, que divididos por 6 dias resulta em 175min (por dia), que equivale a 2hs55min, que multiplicando por 30, teremos: 87hs30min por mês.

Testemos agora: 17hs30min x 5 semanas: 87hs30min.

Dá pra fazer pelas duas formas (por dia x 30; por semana x 5 semanas).

Valeu pela lembrada, Cleanto!! Poderia eu nem lembrar de voltar aqui para acertar essas contas!!!!!

Espero ter ajudado.

Abraços!!

CLEANTO PIO DE SALES CHAVES JUNIOR

Cleanto Pio de Sales Chaves Junior

Iniciante DIVISÃO 1, Bioquímico(a)
há 10 anos Sexta-Feira | 10 maio 2013 | 15:02

Não há problema minha cara! Estamos aqui pra isso mesmo, discutir! E se alguem erra, outro vem e alerta para o erro. Normal demais. Inclusive eu nao sou contador, sou o Patrao no caso, mas como eu gosto sempre de saber tim tim por tim tim o que ele(o contador) anda fazendo, eu sempre leio muita legislação e já sei fazer até alguns calculos. Na verdade essa funcionário é minha, e eu ja tinha feito os calculos antes só que nao tinha certeza se estava correto. Como o contador daqui demorou a me responder por que estava sobrecarregado e ainda nao tinha tido tempo, resolvi eu mesmo tentar fazer e deu certo. Quando ele me mandou o calculo, foi igualzinho ao meu. Estou começando a gostar de contabilidade, quem sabe nao mudo de ramo....rsrsrs

Abraços e obrigada pela ajuda.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.