x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 815

Balanço Patrimonial

Maria Souza

Maria Souza

Bronze DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 10 anos Quinta-Feira | 9 maio 2013 | 15:15

Boa tarde a todos !!

Estou ingressando em uma empresa que quer começar o seu controle patrimonial agora, embora já exista no mercado há alguns anos; não tem registro de quase nada, só de folha, bancos e algum controlhe de contas a receber, muito precário. A questão é... tenho que fazer um balanço de abertura datado de dezembro de 2012 com o mínimo de informações que eu conseguir, fiz um breve levantamento e encontrei uma situação de prejuízo de mais de 1.000.000,00 . Agora tenho que fazer o IRPJ não sei como proceder, poderia ser feito pelo Lucro Real, mesmo a empresa sendo optante pelo Simples Nacional na época? Agora trabalha pelo presumido.

Agraço a ajuda !!

Nilton Dias Lima

Nilton Dias Lima

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Sexta-Feira | 10 maio 2013 | 09:40

Estão com algumas duvidas referente ao teu questionamento:
No Exercício de 2012 esta empresa estava no simples, se sim, você deve fazer a declaração pelo DEFIS. Se já estava no presumido/Real em 2012 tem que ser feito pelo DIPJ.

Com relação ao seu balanço de abertura (como não tenho os dados do Capital social) estou achando o Prejuízo muito alto, provavelmente deve ter ficado alguma coisa do Ativo sem ser lançado no Balanço de Abertura, você chegou a levantar a questão do imobilizado (Imóvel, terreno, Veículos, Consócios em andamento, Moveis e etc), o saldo da conta caixa que estava sendo levantado pelo "Livro Caixa".

Maria Souza

Maria Souza

Bronze DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 10 anos Sexta-Feira | 10 maio 2013 | 13:33


Boa tarde; Nilton !!

Sim, a empresa era pelo simples, mas agora devido ao faturamento elevado está operando pelo presumido e com pretenção de passar para o real. Quanto ao balanço de abertura, na verdade estou fazendo ainda os levantamentos das informações possíveis, o que eu encontrei foi uma prévia do resultado. Sim tenho alguns dados do imobilizado, fisicamente mas me faltam documentos para depreciar, por enquanto só por dedução eu calculei a depreciação, mais ou menos pelo tempo de aquisição, mas estamos levantando os documentos, solicitei tb uma perícia para fazer relatórios que possam me amparar juridicamente no futuro, para aquilo que eu não estiver encontrado de documentos, o livro caixa existi, meio que precário mas dá para utilizar como parâmetro.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.