x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 692

Aquisição de Terreno com uso de Fundo

Regina Elizabeth de Morais

Regina Elizabeth de Morais

Bronze DIVISÃO 3, Gerente Contabilidade
há 10 anos Quinta-Feira | 9 maio 2013 | 17:58

Caros colegas, boa tarde!
Preciso da ajuda de vocês a respeito da contabilização de um Terreno, a prazo, sendo que essa aquisição vai ser utilizado recurso do Fundo de Reserva (esse fundo fica no Patrimonio liquido). Qual a melhor forma de fazer esse registro contábil? Desde já agradeço pela atenção de todos!

Norton Gonçalves Kroth

Norton Gonçalves Kroth

Bronze DIVISÃO 3, Assistente Auditor
há 10 anos Sexta-Feira | 10 maio 2013 | 09:35

Colega,

Não entendo o porquê da utilização do fundo de reserva (PL), uma vez que a aquisição de imobilizado não influenciará no resultado da empresa, sendo somente ativo x passivo, tanto no registro do principal, quanto no pagamento das parcelas.

Nilton Dias Lima

Nilton Dias Lima

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Sexta-Feira | 10 maio 2013 | 10:57

Regina
Em relação a questão financeira o uso da reserva não vai afetar em nada na aquisição conforme citou o colega Nortan.

Na aquisição o dinheiro para o pagamento das parcelas terá que sair ou do caixa ou do banco, portanto não há utiliza da conta Reserva

Na minha opinião o que poderia ser feito é o uso do valor da Reserva para aumentar o Capital Social, para demonstra que na aquisição do terreno foi utilizado "Capital Próprio" (conta do PL) e não "Capital de Terceiro " (Contas do Passivo Circulante e/ou Longo Prazo), o que em analise bancaria/comercial é sempre muito bem visto.

Tem este Tópico - Link Aqui que fala como proceder para o aumento do Capital utilizando reserva.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.