x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 1.468

Setor finaceiro-Modelo de cobrança

Anne

Anne

Bronze DIVISÃO 1, Operador(a) Telemarketing
há 10 anos Sexta-Feira | 10 maio 2013 | 10:53

Bom dia pessoal, minha duvida é a seguinte, estou prestando serviço a uma micro empresa (mei) de informatica na parte financeira, pois bem, essa empresa prestou dois tipos de serviço a uma outra empresa, foram atendimentos avulso com valores fixos por visitas e dois serviços fechados que duraram cada um 5 dias, todos os serviços foram concluidos a 10 dias, inicio 21 de fevereiro à 30 de abril, ou seja temos tres notas fiscais, duas de cada serviço e uma outra com todos os serviços avulsos reunidos,nós ainda não trabalhamos com a cobrança em boleto onde já vai a data de vencimento, temos então a conta jurídica, minha duvida é qual a melhor maneira de realizar esta cobrança, pensei em mandar um email, como financeiro, informando que as notas fiscais referentes aos serviços prestados serao entregues a empresa no dia tal e que em anexo ira o checklist (detalhando melhor cada serviço realizado)e na mesma folha so dados da conta para depósito dos valores que estarão na nota, mas ainda nao sei tbm qual seria o prazo para pagamento, visto que tods os serviços já foram concluidos? por favor sei que é muita informação, mas quem poder me ajudar, pois já estou atrasadíssima, pois a empresa aqui, ainda estava no processo de abertura da conta jurídica.
Att,
Pollyanne

RONALDO VALÉRIO TRAPP

Ronaldo Valério Trapp

Ouro DIVISÃO 1, Consultor(a) Administrativo
há 10 anos Sexta-Feira | 10 maio 2013 | 16:00

Pollyanne Harryenne da Silva, Boa Tarde.

1) Como os serviços estão todos concluídos, verifique junto ao teu Diretor/Superior/Chefe qual é o prazo de pagamento combinado com o cliente.

2) De posse desse prazo, você tens duas formas de efetuar a cobrança junto ao cliente:
a) Emita um Boleto Bancário avulso para cada NF gerada e encaminhe ao cliente para pagamento no prazo pactuado; ou

b) Entregue ao cliente as NF correspondentes, destacando nelas a forma de pagamento:
i) através cheque nominal à sua empresa citando a data para pagamento; ou
ii) depósito em conta bancária, informando:
. nome do banco
. nº da agência
. código do banco
. valor a pagar
. data para pagamento

3) Para os serviços ainda não concluídos, aguarde sua finalização e após emita a correspondente NF, informando nela a forma de pagamento.

4) Note que por você ainda não ter nenhum sistema financeiro de controle, gere uma planilha (em excel, por ex.) onde vais registrar todas NF emitidas, data da emissão, valor da NF, vencimento, forma de pagamento e coluna para registrar os recebimento (data de pagamento pelo cliente).

Estas são algumas ideias!!

Abraços.

Ronaldo Valério Trapp - SERVIÇOS Especiais
Assessoria Gerencial de Empresas
E-mail: [email protected]
Blog: https://www.ronaldovtrapp.blogspot.com
Anne

Anne

Bronze DIVISÃO 1, Operador(a) Telemarketing
há 10 anos Domingo | 12 maio 2013 | 19:37

Obrigada Ronaldo pela sua ajuda
Infelizmente o banco ainda não liberou a forma de pagamento em boleto para esta empresa, a data de vencimento são para 3 dias ulteis para atendimento avulso e 7 para serviços completos a contar da data da entrega da nota fiscal, minha duvida que persiste é aonde devo informar a data de vencimento, no email que será enviado para informar a entrega da nota, no verso da nota ou no checklist?

RONALDO VALÉRIO TRAPP

Ronaldo Valério Trapp

Ouro DIVISÃO 1, Consultor(a) Administrativo
há 10 anos Segunda-Feira | 13 maio 2013 | 16:31

Pollyanne Harryenne da Silva, Boa Tarde.

1) Adicione no campo "Descriminação dos serviços", ou pode ser também no verso da NF - fica à critério da sua empresa:
. a data do vencimento
. o valor líquido a pagar ou total a pagar
. a forma de pagamento, sem em depósito bancário (Banco, agência, nº da c/c), cheque...

2) Você ainda pode enviar complementarmente todos os dados através de e-mail, dizendo que estes dados também foram informados na NS de Serviço.

Abraços.

Ronaldo Valério Trapp - SERVIÇOS Especiais
Assessoria Gerencial de Empresas
E-mail: [email protected]
Blog: https://www.ronaldovtrapp.blogspot.com

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.