x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 5

acessos 4.398

despesas de exercicios anteriores

MARIA  VICHIATO

Maria Vichiato

Bronze DIVISÃO 4, Encarregado(a) Custos
há 10 anos Quarta-Feira | 15 maio 2013 | 14:27

boa tarde,
ja li sobre o assunto aqui no forum, mas cada vez eu entendo de uma maneira. Como devo contabilizar despesas com material hospitalar no valor de 5.153,75 referentes ao exercicio de 2012? Como e quando eu posso e devo usar a conta de ajustes de exercícios anteriores?
Obrigada,
Cidinha

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 10 anos Sábado | 18 maio 2013 | 01:41

Maria

Salvo melhor entendimento

Pela lei 6404/76
Art. 186. A demonstração de lucros ou prejuízos acumulados discriminará
...
§ 1º Como ajustes de exercícios anteriores serão considerados apenas os decorrentes de efeitos da mudança de critério contábil, ou da retificação de erro imputável a determinado exercício anterior, e que não possam ser atribuídos a fatos subseqüentes.

Pelo texto legal, apenas quando não for possivel atribuir o lançamento a fato subsequente, assim caso esteja efetuando um pagamento em 2013 de uma despesas não apropriada em exercicio anterior, pode lançar diretamente o pagamento contra "Ajuste de exercicio Anterior" no Patrimonio Liquido.
Alias tal lançamento deverá ser objeto do Demonstrativo das Mutações do Patrimonio Líquido

Sucesso

Hariella Andrade

Hariella Andrade

Prata DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 10 anos Quarta-Feira | 4 dezembro 2013 | 15:07

Eles informaram que o pagamento foi feito pelo caixa, mas não há lançamento algum. Posso fazer o pagamento no primeiro dia útil de 2011 explicando no histórico que é referente a rescisão de 2010?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.