Contábeis o portal da profissão contábil

25
Out 2014
09:11
você está em:

FÓRUM CONTÁBEIS » Contabilidade

BUSCAR NO FÓRUM

buscar

despesas de exercicios anteriores

5   respostas
787   acessos

POSTS RELACIONADOS

Maria Aparecida Vichiato

Usuário Novo

postada em: Quarta-Feira, 15 de maio de 2013 às 14:27:18
boa tarde,
ja li sobre o assunto aqui no forum, mas cada vez eu entendo de uma maneira. Como devo contabilizar despesas com material hospitalar no valor de 5.153,75 referentes ao exercicio de 2012? Como e quando eu posso e devo usar a conta de ajustes de exercícios anteriores?
Obrigada,
Cidinha
Marcelo Iezzi

Usuário Ativo

postada em: Sábado, 18 de maio de 2013 às 01:41:53
Maria

Salvo melhor entendimento

Pela lei 6404/76
Art. 186. A demonstração de lucros ou prejuízos acumulados discriminará
...
§ 1º Como ajustes de exercícios anteriores serão considerados apenas os decorrentes de efeitos da mudança de critério contábil, ou da retificação de erro imputável a determinado exercício anterior, e que não possam ser atribuídos a fatos subseqüentes.

Pelo texto legal, apenas quando não for possivel atribuir o lançamento a fato subsequente, assim caso esteja efetuando um pagamento em 2013 de uma despesas não apropriada em exercicio anterior, pode lançar diretamente o pagamento contra "Ajuste de exercicio Anterior" no Patrimonio Liquido.
Alias tal lançamento deverá ser objeto do Demonstrativo das Mutações do Patrimonio Líquido

Sucesso

Sucesso...
Maria Aparecida Vichiato

Usuário Novo

postada em: Segunda-Feira, 20 de maio de 2013 às 08:05:23
Obrigada Marcelo.
Hariella Andrade

Usuário Frequente

postada em: Quarta-Feira, 4 de dezembro de 2013 às 12:17:32
E no caso de uma Rescisão que foi provisionada e paga em 2010, mas só foi feito o lançamento da provisão e não do pagamento. Como faço esse juste em 2011??
Douglas Fraga Falcão

Usuário Novo

postada em: Quarta-Feira, 4 de dezembro de 2013 às 12:24:22
Bom

Então não houve baixa da Provisão?

E o lançamento de saída de dinheiro do caixa foi realizado contra qual conta?

O lançamento no Resultado foi efetuado?
Hariella Andrade

Usuário Frequente

postada em: Quarta-Feira, 4 de dezembro de 2013 às 15:07:03
Eles informaram que o pagamento foi feito pelo caixa, mas não há lançamento algum. Posso fazer o pagamento no primeiro dia útil de 2011 explicando no histórico que é referente a rescisão de 2010?

Você precisa ser cadastrado para responder mensagens

Quem participa

ACOMPANHE NOSSO PORTAL FACEBOOK

facebook.com/portalcontabeis

Receba Novidades

Receba Novidades

receba novidades sobre o site e o fórum de contabilidade em seu e-mail

POSTS RELACIONADOS

ACOMPANHE NOSSO PORTAL FACEBOOK

facebook.com/portalcontabeis

Prezados(as) senhores(as), o Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussoes dos usuários e visitantes deste site, tudo nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro. Página carregada em 0.31 segundos.

Site desenvolvido por
Julio Guimaraes | Rogério César