x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 8.346

Contabilização de remessa de embalagens

Fábio Santos do Nascimento

Fábio Santos do Nascimento

Bronze DIVISÃO 5, Analista Contabilidade
há 10 anos Quinta-Feira | 16 maio 2013 | 16:12

Olá pessoal!
Como posso contabilizar remessas de embalagens e paletes?
A situação é um seguinte:
Uma empresa compra de um fornecedor insumos para produção, junto com os insumos vem paletes ou vasilhames destacados na nota onde a empresa tem obrigação de devolver. Caso não haja a devolução deste material a mesma terá a obrigação de pagar gerando assim um passivo.
Será que eu devo considerar este caso como uma consiguinção de estoque ou há um outro procedimento a ser adotado?

GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 10 anos Sexta-Feira | 17 maio 2013 | 11:06

Bom dia Fábio Santos!

Se sua dúvida é quanto à contabilização da operação Remessa e Retorno dos paletes, é simples, as remessas devem ser contabilizadas em contas de compensação, já temos vários tópicos à respeito onde você pode efetuar pesquisa.

Os paletes são como os vasilhames, são utilizados para acondicionamento das mercadorias e com isso a empresa deve emitir notas de remessas e a empresa que vai devolver após a descarga da mercadoria emite outra nota fiscal de retorno de acondicionamento, veja os CFOPs:

Nas saídas:
5.920 Remessa de vasilhame ou sacaria. Classificam-se neste código as remessas de vasilhame ou sacaria.

5.921 Devolução de vasilhame ou sacaria. Classificam-se neste código as saídas por devolução de vasilhame ou sacaria.

Nas entradas:
1.920 Entrada de vasilhame ou sacaria. Classificam-se neste código as entradas de vasilhame ou sacaria.

1.921 Retorno de vasilhame ou sacaria. Classificam-se neste código as entradas em retorno de vasilhame ou sacaria.






A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
roberto lebrao

Roberto Lebrao

Iniciante DIVISÃO 1, Assistente Depto. Pessoal
há 10 anos Quinta-Feira | 10 abril 2014 | 17:52

Olá pessoal ,

Obrigada Gilberto me ajudou muiito. Porém no meu caso , o cliente recebe os vasilhames com nota e nos devolve sem nota, como fazer o registro da compensação neste caso , como fazer o lançamento contábil ?


Desde já agrdeço



GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 10 anos Sexta-Feira | 11 abril 2014 | 13:39

Boa tarde Roberto,

O ideal é que o cliente emita a nota fiscal de retorno, mas se ele não emitiu a empresa pode emitir uma nota fiscal de Entrada com CFOP de retorno de remessa destes vasilhames, o que não pode ficar é sem nota fiscal.

Com isso será contabilizado pela nota fiscal de entrada.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.