Contábeis o portal da profissão contábil

1
Set 2014
10:52

BUSCAR NO FÓRUM

buscar


CEI - OBRA

49   respostas
65.280   acessos
  

mostrando página 1 de 2
1 2

POSTS RELACIONADOS

Roberto Floriano Cardoso

Usuário 2 Estrelas Novas

postada em: Quarta-Feira, 14 de novembro de 2007 às 16:44:47
Como faço pra dar baixa em CEi de obra, ou seja: empresa com CNPJ foi contrada para realizar obra, efetuou inscrição do CEI da obra e a mesma ja terminou, como dar baixa?
Jose Maria Moreira da Silva

Usuário Estrela Nova

postada em: Quarta-Feira, 14 de novembro de 2007 às 18:35:55
Boa tarde Roberto, da ultima vez que fiz um pedido de baixa de um cadastro do CEI, eu fui ao INSS protocolei um pedido de CND baixa do CEI e tive que levar todas as guias de INSS pagas relativas a presente inscrição, mas fica aberto a todos os outros colegas colocarem sua opinião sobre o assunto. Ou ate mesmo você ir a uma agencia do inss confirmar.
Elisangela Antunes da Veiga

Usuário 5 Estrelas

postada em: Quinta-Feira, 15 de novembro de 2007 às 11:07:02
caro roberto!
aqui na minha cidade as CEI das obras vinculadas ao cnpj da empresa responsavel pela matricula, só é dado baixa apos fiscalização do inss, mesmo tirando cnd de cada obra (cei) apos o final da obra essas CEIs continuarão em aberto, tenho casos de obras ja encerradas em 1997 e qdo tiro o relatório de restriçoes aparece ,cei tal, falta gfip,fui orientada pelo inss a enviar gfip sem movimento para essas matriculas ja encerradas, faço isso e elas saem do sistema ai consigo tirar a cnd do cnpj ,mais depois de um certo tempo elas aparecem novamente, mais para encerrar, dar baixa nas cei somente após fiscalização pelo inss o que aqui na minha cidade é mto dificil acontecer, nas empresa que faco nao tenho fiscalizacao a 15 anos.

bom feriado!

grata
postada em: Sexta-Feira, 16 de novembro de 2007 às 10:21:33
Corrupção dos agentes públicos:
Num caso que não gera benefícios nem prejuízos para os fiscais (baixa de CEI) eles ficam este tempo todo sem fiscalizar.
Mas em casos em que é de muito interesse a eles (R$) a visita é imediata. Exemplo disso é um cliente meu que tem pedidos de reembolsos (uma média de R$ 1.500,00 por mês, devido à retenção do INSS na NF). A visita dos fiscais foi imediata.

Sempre pesquise antes de postar
Visite o meu Facebook.
***CCB
postada em: Sexta-Feira, 16 de novembro de 2007 às 17:08:13
Roberto,

além da baixa quando da fiscalização, você pode preencher um formulario chamado DISO e protocola junto a agencia do INSS da jurisdição da sua empresa. Lembrando que o INSS pode solicitar que seja protocolado com a DISO alguns documento acessorios, como por exemplo declaração que a empresa possui contabilidade regular.
Elisangela Antunes da Veiga

Usuário 5 Estrelas

postada em: Sábado, 17 de novembro de 2007 às 18:40:01
prezado marcio e roberto.

esse formulario diso(declaração e informação sobre obra)é o formulario especifico para solicitação da cnd da cei, que terá que ser protocolado no inss anexando os documentos abaixo;diso preenchido em 2 vias,observando o preenchimento do campo salario de contribuição informar somente os funcionario ligados diretamente a produção, ou seja, nao considerar os salarios de, mestres de obras, encarregados, almoxarifes, apontador , vigia , etc, copia ultimo balanço do cnpj responsavel pela cei, copia do livro diario formalizado na junta comercial,procuração ,requerimento para regularização de obras por aferição indireta,originais e cópias de;projeto da obra,alvara de licença,habite-se,gfips (re) relativas a aquela cei, folhas de pagamento, e gps cód. 2208 recolhida na cei da obra.
e após protocolado esses documentos, o inss fará o calculo se os recolhimentos informados foren suficientes para o valor apurado conf. enquadramento especifico da obra será emitida a cnd da respectiva cei.

mais a emissão da cnd da cei nao quer dizer que a mesma esta encerrada, no futuro qdo vc for tirar um relatório de restricoes essa matricula mesmo ja com a cnd emitida vai constar como(falta gfip), eu tenho caso aqui de obras que tirei cnd em 1996 e como ainda nao foi fiscalizada aparace no sistema,ai eu envio gfip sem movimento, temporiamente ela sai do sistema.

abc

bom feriado a todos.
Angela Maria Fontana

Usuário Frequente

postada em: Domingo, 18 de novembro de 2007 às 22:04:15
Oi Elisangela...estou fazendo a Contabilidade de uma Construtora e precisava de ajuda no sentido de que tenho q começar desde o inicio: tirar o CEI da obra, registrar os funcionarios, estou recolhendo aki as carteiras de trabalho dos funcioanrios, documentos, etc, a obra esta iniciando e amanha os func ja estarao começando. Vc pode me orientar ae quais os passos q tenho q fazer? è uma obra muito grande e creio q iremos contratar uns 60 funcionarios. Desde ja agradeço de coraçao a ajuda...a parte de registro em carteira esta ok, o que preciso saber é em relaçao ao CEI, basta apenas tirar um CEI para a obra em nome da Construtora? e se ela tem mais obras o q interfere?...Bem como vê nao sei quase nda sobre este assunto. Obrigada a todos q puderem ajudar
Elisangela Antunes da Veiga

Usuário 5 Estrelas

postada em: Domingo, 18 de novembro de 2007 às 22:36:58
angela.
faço uma construtora responsavel por mais de 15 obras, o procedimento é o seguinte; no meu caso,os registros dos funcionarios sao no cnpj da construtora responsavel, mais ha casos em que os funcionarios sao contratados especificamente para fazer aquela obra e no final sao demitidos ai é outro procedimento, de vc tira a cei da obra até pela internet mesmo, basta ter em maos dados como tipo da obra, endereco completo etc, depois vem o mais importante, gerar folhas de pagamentos mensais rateada em cada obra, ou seja gerar folhas de pagamento e gfip distintas para cada cei, para isso vc cadastra o departamento(obra) no seu sistema de folha de pgto e tambem no sefip, ao gerar a gfip automaticamente gera o gps individualizada para cada departamento, apenas o fgts que é recolhido em uma unica guia de todas as ceis,isso é muito importante pois no final da obra vc tera que apresentar no inss toda essa documentacao para emissao da cnd da respectiva cei.

nao sei qual sistema de folha de pagamento que vc trabalha,mais geralmente ha possibilidade de vc cadastrar varios dptos (obras) e no fim do mes vc digita rateando os funcionarios nas obras que os mesmos trabalharam naquele mes e ai vc faz a exportacão automatica para o sefip que as (re)e as gps ja saem individualizadas .

se precisar de mais informacoes poste aqui, espero ter te ajudado!
boa noite.
Angela Maria Fontana

Usuário Frequente

postada em: Domingo, 18 de novembro de 2007 às 22:50:45
Sim amiga, ajudou bastante....bem aki na cidade essa cosntrutora tera apenas essa obra
assim no meu programa de contabilidade será feito o cadastro apenas desta obra e destes funcionarios dessa obra. Ela tem mais obras em outra cidade. Os funcionarios serão contratados apenas para esta obra e depois serão demitidos. Essa obra esta prevista até fevereiro. No caso eles serao contratados por tempo determinado né? O procedimento seria como neste caso?
Elisangela Antunes da Veiga

Usuário 5 Estrelas

postada em: Quarta-Feira, 21 de novembro de 2007 às 08:17:44
angela,

eu nunca trabalhei com funcionarios contratados por tempo determinado, apenas com contrato indeterminado pois a duração das nossas obras é longa, sujiro que vc observe os art. 479 a 481 da clt .

grata
Esther Luiza Willumsen Zandona

Usuário 2 Estrelas de Prata

postada em: Quinta-Feira, 22 de novembro de 2007 às 22:42:55
Olá Angela,

Veja o tópico abaixo, o anexo possui o esclarecimento para todas as suas dúvidas.

Contrato por obra certa

Atenciosamente,

Esther Luiza

Ajude o Fórum: Utilize-se sempre do campo Pesquisa antes de formular uma pergunta.
Persistindo dúvidas, você poderá tirá-las no mesmo tópico.

Angela Maria Fontana

Usuário Frequente

postada em: Terça-Feira, 27 de novembro de 2007 às 09:54:57
Ola de novo...meninas desculpe incomodar, mas me falaram que o CEI tem q ser tirado em nome da empresa contratante e nao da construtora q esta fazendo a obra. É isso mesmo? A empresa que contratou a construtora para fazer a obra fica responsavel pelos funcionarios? Eu achava q a responsavel era a construtora...
Denilton Costa

Usuário Novo

postada em: Sexta-Feira, 11 de julho de 2008 às 09:01:19
bom dia a todos, estou lendo alguns dos itens acima sobre diso, estou com algumas obras aki finalizada e gostaria de obter informações sobre preenchimento do diso, se alguem tiver e puder me enviar um modelo de como seria o preencimento e a documentação exijida pelo inss, pois é a primeira vez que vou fazer este tipo de serviço, as matriculas já foram tiradas..... desde já agradeço pela atenção..... abraços....
Denilton Costa

Usuário Novo

postada em: Sexta-Feira, 11 de julho de 2008 às 09:05:44
desculpe mas se possivel podem me enviar um modelo ja preenchido para eu ver como devo fazer com os meus aki???? poderia ser um fictício..... obrigado + uma vez...
Denilton Costa

Usuário Novo

postada em: Sexta-Feira, 11 de julho de 2008 às 10:07:50
esqueci de lhes informar que este diso corresponde a uma nova unidade da empresa em terreno separado da empresa, isto que dizer que é obra nova, a empresa fica responsavel pelos contratos, cei, impostos e etc......, ja concluiu esta obra e preciso fazer o fechamento dela, ou seja, a conclusão deste trabalho...... abraços....
postada em: Domingo, 13 de julho de 2008 às 12:40:40
boa tarde a todos!
elisangela, como voce ja tem mais experiencia poderia me informar como preencher e calcular a tabela cub para baixa de cei de obra.
preciso antes de terça pois terei uma reuniao a respeito deste assunto
grata
Elisangela Antunes da Veiga

Usuário 5 Estrelas

postada em: Terça-Feira, 15 de julho de 2008 às 09:16:00
bom dia a todos!

a tabela cub quem calcula é o inss pelo proprio sistema deles, vc vai informar na DISO os dados da obra como, area,tipo do imovel,data inicio, termino,n. alvara,n. habite-se, etc, e anexar junto com a diso preenchida e assinada pelo proprietario/responsavel,projeto da obra,toda essa documentação acima,com base nessa documentação o inss vai enquadrar o padrao da obra e aplicar cub,chegará a um custo total da obra, sendo ,desse custo total 36 % de inss, caso o valor recolhido na cei da obra for inferior ao apurado (36% do custo total) vc terá que recolher a diferenca para regularizar e tirar a cnd da obra.
o formulario DISO vc pega no site da receita federal procure por diso anexo XI.

grata
Denilton Costa

Usuário Novo

postada em: Terça-Feira, 15 de julho de 2008 às 13:03:39
Boa tarde, alguem poderia responder aos meus questionamentos que deixei aqui postados..... Ficaria muito grato pela atenção para comigo..... Preciso de alguma resposta para dar inicio ao preenchimento do DISO...... Pois é meu primeiro fechamento de obra..... Abraços
postada em: Terça-Feira, 15 de julho de 2008 às 15:31:22
Denilton Costa,

Para responder é preciso do conhecimento sobre o assunto.
Sendo assim, precisamos esperar que algum de nossos colegas tenha o conhecimento para responder aos nossos questionamentos.

Sugiro que dê uma olhada nas Regras do Fórum, mais especificamente na regra nº 16.

Sempre pesquise antes de postar
Visite o meu Facebook.
***CCB
postada em: Domingo, 10 de agosto de 2008 às 23:13:21
Gostaria de saber detalhadamente ,como faço para encerrar
definitivamente um cei de obra.
Elisangela Antunes da Veiga

Usuário 5 Estrelas

postada em: Segunda-Feira, 11 de agosto de 2008 às 08:56:05
cara tania!
mande um email para mim que eu te dou todas as dicas a respeito ok!

abç
postada em: Quarta-Feira, 13 de agosto de 2008 às 23:43:09
caro paulo henrique agradeço muito pela sua atençao,nao sa
be como sou grata.mas realmente estou confusa para fazer
este encerramento,visto que nossa matriz é em Belém e nossa
obra e em outro municipio.
Por tanto gostaria de saber que tipo de documentos e necessário para o encerramento desta obra. pelo meu pouco
conhecimento , acredito que seja necessário apenas contra-cheque, re ,comprovante do pagto. fgts, e o diso alem de soli
citar um fiscal do inss para fiscalizar a obra.
se faltar mas alguma coisa ,peço que me dei essa informaçao, ou então confirme se esta correto.
obrigada,
tania campos.
Elisangela Antunes da Veiga

Usuário 5 Estrelas

postada em: Quinta-Feira, 14 de agosto de 2008 às 08:49:07
bom dia!

cara tania!

bem para o encerramento definitivo da cei vc vai precisar que a obra seja fiscalizada pelo fiscal da receita previdenciaria ,mesmo que vc solicite a certidao negativa da obra e esteja tudo ok a cei ainda permanece em aberto no inss, somente apos a fiscalização que a cei é baixada,portanto, junte toda a documentação e solicite junto ao inss de sua cidade a fiscalização nessa obra,aqui na minha cidade eles fazem regularização de obras de toda regiao, a documentação é a seguinte;

-diso preenchida e assinada
-procuração da empresa para seu nome
-folhas de pgto relativas a obra
-gps recolhidas na cei da obra
-gfip(re dos func. alocados na obra)
-matricula
-projeto aprovado da obra (orig. e xerox )
-certidao de vistoria de coclusão(habite-se)
-declaração do contador que a empresa possui escrituração contabil regular no prazo de execução da obra
-copia do livro diario formalizado

com base nas informaçoes prestadas na diso o inss irá calcular se os valores dos salarios de contribuição e os recolhimentos sao o suficientes para a emissão da certidão, caso positivo a cnd é emitida, caso contrario a diferença apurada tera que ser recolhida para a emissão da cnd.

grato

qualquer duvida poste aqui.
Eduardo Barbosa Ramos

Usuário Novo

postada em: Segunda-Feira, 8 de setembro de 2008 às 14:29:21
Boa Tarde a todos,

Existem alguns casos que não se faz necessario tirar um CEI para obra, as atividades classificadas como SERVIÇOS são desobrigadas o registro mais as atividades classificadas como OBRAS são obrigatoriasa,

estou precisando saber a normativa da previdencia social que tem a relaçao do que é classifado como OBRA e SERVIÇO. quem puder me ajudar ficarei grato pela informação.

Atenciosamente,

Eduardo Ramos.
Felipe Dasi

Usuário Ativo

postada em: Segunda-Feira, 8 de setembro de 2008 às 14:43:32
No link abaixo, voce encontra a Legislação do CEI:

http://www.mpas.gov.br/pg_secundarias/paginas_perfis/perfil_empregador_05_01.asp
Renan Angeli de Oliveira

Usuário Novo

postada em: Sexta-Feira, 30 de outubro de 2009 às 15:00:10
Wilson Fernando de A. Fortunato

Boa tarde.

Por favor, estou encerrando uma obra quais os documentos necessários para levar na Receita federal para dar entrada no encerramento?
Desde ja grato e o habite-se e certidão de existencia como eu consigo?
postada em: Sexta-Feira, 30 de outubro de 2009 às 15:30:39
Boa tarde Renan Angeli de Oliveira!!


Em primeiro lugar gostaria de lhe dar as Boas Vindas em nome de todos aqui do Fórum.
É um prazer tê-lo aqui e espero que goste do nosso Fórum, aprenda muito e nos ajude ainda mais.


Em relação à sua dúvida, confesso que também compartilho dela. Acontece que até hoje nunca tive um caso de "INSS Construção Civil" e, meu pai vai começar a construção de sua casa e, como eu disse, eu não sei nada sobre esta parte.
Vou fazer um pequeno estudo sobre isto e, prometo que assim que estiver pronto, vou postar no Fórum Contábeis para análise e críticas de nossos amigos.


Um grande abraço e um ótimo fim de semana prolongado...hehehehe

Sempre pesquise antes de postar
Visite o meu Facebook.
***CCB
Renan Angeli de Oliveira

Usuário Novo

postada em: Sexta-Feira, 30 de outubro de 2009 às 15:36:03
Boa tarde Wilson,

Tudo bem entao mas desde ja muito grato pela sua atenção. Espero então se possivel a sua resposta.

Outro abraço e otimo FDS pra vc tb rsrs
Amanda Costa

Usuário Frequente

postada em: Sábado, 8 de maio de 2010 às 14:43:27
Boa tarde,

Alguém aqui já deu baixa em uma construção civil?
Eu tô com 2 aqui, CEI. .. foi gerado um CEI p/ o próprio dono da construção, que foi quem fez o registro dos funcionários.

Eu já obtive o habite-se junto à Prefeitura.

O próximo passo é preencher a DISO e apresentá-la à Receita Federal?

Obrigada,
Amanda

Eu POSSO! Mas é Deus quem sabe a hora!
Pablo / Carina

Usuário Novo

postada em: Quinta-Feira, 22 de julho de 2010 às 14:41:44
preciso de ajuda.. queremos dar baixa numa obra inscrita no CEi, estamos com tudo em dia dos pgtos mensais (cod 2208). mas para dar baixa, eles calcularam o valor (em torno de R$ 8.000,00), sendo que R$ 1898,18 eh a parte dos funcionarios. a receita disse que temos que pagar essa parte de funcionarios a vista, dai sai a cnd, e o resto podemos parcelar. nossa duvida eh em que codigo e data faremos a gps para pgto dessa primeira parte? usamos o 2208 e data do ultimo mes? se alguem puder nos ajudar agardecemos mto. obrigado

mostrando página 1 de 2
1 2

Você precisa ser cadastrado para responder mensagens

Quem participa

ACOMPANHE NOSSO PORTAL FACEBOOK

facebook.com/portalcontabeis

Receba Novidades


Receba Novidades

receba novidades sobre o site e o fórum de contabilidade em seu e-mail

POSTS RELACIONADOS

ACOMPANHE NOSSO PORTAL FACEBOOK

facebook.com/portalcontabeis

Prezados(as) senhores(as), o Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussoes dos usuários e visitantes deste site, tudo nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro. Página carregada em 1.98 segundos.

Site desenvolvido por
Julio Guimaraes | Rogério César