x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 10.520

contabilização de atualização de unid. mobiliaria

Andressa Ferraresi

Andressa Ferraresi

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 10 anos Sexta-Feira | 24 maio 2013 | 16:36

boa tarde, amigos, preciso de ajuda em empresas de empreendimentos imobiliarios (construção civil), o caso é que empresas de constr. civil vendem suas unidades imobiliarias atraves de contrato, com indice de correção INCC (se nao me engano), porém ao fazer o reconhecimento da receita pelo valor original do contrato (respeitando os parametros da evolução da obra)futuramente quando esta unidade for quitada a conta clientes a receber tera um valor superior ao valor do contrato, lançado inicialmente, como lançar esta atualização monetaria do imovel??

ex. valor original do contrato - 267.371,80
valor recebido do cliente - 285.456,83
a diferença de 18.085,03 é de atualização pelo indice imobiliario, como fazer este lançamento??

Anderson Borges Figueiredo

Anderson Borges Figueiredo

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 27 maio 2013 | 09:37

Andressa,

O valor do INCC mensal, você deve lançar na sua contabilidade, pois se trata de receita operacional.
Vamos imaginar que seu cliente compre uma unidade de R$ 1.000,00 em 10X de 100,00 com INCC de 1% no mês
Lançamento da Venda
D - Cliente
C - Receita Diferida R$ 1.000,00

Recebimento da 1ª Parcela
C - Clientes
D - Caixa R$ 100,00
D - Receita Diferida
C - Receita de Venda de Imóveis R$ 100,00

Atualização
Saldo R$ 900,00 *1% = 9,00
D - Clientes
C - Receita Diferida R$ 9,00

Ou seja, a parcela na sua contabilidade já estará atualizada.

Att

e pluribus unum ad Infinitum!
twitter:@Andersonborfig
REGINALDO TEIXEIRA DA SILVA

Reginaldo Teixeira da Silva

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 17 julho 2013 | 16:58

Anderson Borges Figueiredo, boa tarde.

Minha dúvida é com a operação inversa da situação de Andressa. Vejamos:

Meu cliente comprou 4 Salas Comerciais e até então só existe os Contratos de Promessa de Compra e Venda, logo não posso Contabiliza-los como Bens de Renda no Investimento Permanente. Os pagamentos mensais estão sendo efetuados com a atualização monetária pelo INCC. Apropriei os contratos na contabilidade da seguinte forma:

D - Outros Créditos/Contratos com Fornecedores (AC e ANC)
C - Obrigações com Fornecedores (PC e PNC)

Quanto ao valor da atualização como devo proceder para reconhece-la no custo de aquisição dos imóveis?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.