x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 97

acessos 221.456

Prazo de Recontratação de Ex-funcionário

ANA

Ana

Iniciante DIVISÃO 4, Auxiliar Depto. Pessoal
há 6 anos Terça-Feira | 11 julho 2017 | 11:51

Bom dia!

Referente este assunto tenho um caso em que o empregado está sendo demitido, pois entrará no quadro societário. Preciso aguardar 3 a 6 meses para fazer a alteração contratual para não considerar rescisão fraudulenta?

( Portaria nº 384, de 19/06/1992:Art. 1° A inspeção do trabalho dará tratamento prioritário, entre os atributos de rotina, a constatação de casos simulados de rescisão do contrato de trabalho sem justa causa, seguida de recontratação do mesmo trabalhador ou de sua permanência na empresa sem a formalização do vínculo, presumindo, em tais casos, conduta fraudulenta do empregador para fins de aplicação dos §§ 2° e 3°, do art. 23, da Lei nº 8.036, de 11 de maio de 1990.
Art. 2° Considera-se fraudulenta a rescisão seguida de recontratação ou de permanência do trabalhador em serviço quando ocorrida dentro dos noventa dias subsequentes à data em que formalmente a rescisão se operou).


Márcio Padilha Mello
Moderador

Márcio Padilha Mello

Moderador , Contador(a)
há 6 anos Terça-Feira | 11 julho 2017 | 14:00

Ana ... boa tarde. A princípio, não vejo problema, pois ele não está sendo "recontratado" como empregado, e sim admitido na sociedade.

Pedro hygor Nogueira linder

Pedro Hygor Nogueira Linder

Iniciante DIVISÃO 1, Analista Suporte
há 6 anos Quinta-Feira | 13 julho 2017 | 13:14

Prezados, bom dia!

Tenho uma duvida.
Hoje sou empregado de uma empresa e ainda estou dentro do prazo de experiência. A empresa tem uma politica em que não pode dar aumento de cargo nem salario para funcionários com menos de 1 ano de empresa. Abriu uma vaga para um cargo a cima do meu. Se eu pedir demissão no tempo de experiência, a empresa pode me contratar no dia seguinte para esta nova vaga, ou deverá esperar os 90 dias?

Atenciosamente
Pedro Linder

Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 6 anos Sexta-Feira | 14 julho 2017 | 10:32

Olá Pedro Hygor Nogueira Linder
bom dia,

Bem Vindo ao Portal!

Funcionário foi demitido, depois de quanto tempo pode ser recontratado?

Informamos que em se tratando de dispensa e readmissão de empregados deverá o empregador observar o art. 2º da Portaria MTE nº 384/92 que dispõe que, em se tratando de dispensa sem justa causa, para que a rescisão não seja considerada fraudulenta para fins do FGTS, deverá ser aguardado o prazo de 90 dias após á formalização da rescisão contratual para então fazer a recontratação.

Para contratos celebrados por prazo determinado, há que se respeitar o prazo limite de 6 meses, em se tratando de readmissão também por contrato a prazo determinado, conforme disposto no artigo 452 da CLT.

Caso a recontratação/readmissão ocorra antes de ultrapassados 6 meses, será considerado o segundo contrato a prazo indeterminado.

Em se tratando de pedido de demissão, cujo contrato de trabalho seja por prazo indeterminado, a readmissão poderá ocorrer a qualquer tempo.

FONTE: Consultoria CENOFISCO

Att,

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"
ALEXIO BRITTO

Alexio Britto

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 6 anos Segunda-Feira | 7 agosto 2017 | 16:24

Boa tarde, gostaria de tirar uma duvida: a instituição fez um contrato p contratação de pessoal com governo estadual de 6 meses, e os funcionários foram contratados por tempo determinado, ao termino do contrato todos foram demitidos, 30 dias após a instituição quer contratar alguns dos ex-funcionários por um novo termo de parceria com esfera municipal por tempo determinado, mais 6 meses de parcerias. a pergunta é, é possível fazer essa contratação por tempo determinado?

A segunda pergunta é, se o funcionário pedir demissão, posso recontratar em outra função, caso o queira com 5 dias?


José wilton

José Wilton

Bronze DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 6 anos Quarta-Feira | 29 novembro 2017 | 12:06

Bom dia colegas!

Gostaria de saber se alguém poderia me informar sobre o prazo de recontratação de ex-funcionário, devido essas mudanças na CLT estou me atualizando em relação a algumas informações!

Márcio Padilha Mello
Moderador

Márcio Padilha Mello

Moderador , Contador(a)
há 6 anos Quarta-Feira | 29 novembro 2017 | 13:42

José Wilton,

Boa tarde. Se estás te referindo à recontratação do empregado demitido sem justa causa, não sofreu mudanças, continua o prazo de 90 dias ...

Márcio Padilha Mello
Moderador

Márcio Padilha Mello

Moderador , Contador(a)
há 6 anos Quinta-Feira | 30 novembro 2017 | 10:57

José Wilton,

Sim, o que citei foi a recontratação de ex-funcionário como empregado "normal", com contrato de trabalho por prazo indeterminado.

Na reforma trabalhista tem o prazo de 18 meses quando o demitido volta a prestar serviços para o mesmo empregador:
- como dono (não sendo aposentado) ou empregado de empresa de prestação de serviços temporários;
- com contrato de trabalho intermitente.

Página 4 de 4
1 2 3 4

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.