x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1

acessos 4.912

Funcionario aposentado

MIRIAM THEODORO MOTA

Miriam Theodoro Mota

Prata DIVISÃO 1, Não Informado
há 16 anos Segunda-Feira | 19 novembro 2007 | 14:13

Um funcionario aposentado pode trabalhar registrado, ele é aposentado por tempo de serviço, mas continua na empresa com contrato de trabalhao autonomo, mas a empresa sofreu uma fiscalização do trabalho e esta exigindo o registro em carteira de todos os funcionários, caso ele possa ser registrado, a empresa tem que registrar ele como o mesmo salario de antes da apósentadoria ou pode ser rebaixado na carteira.
antes ele ganhava X registrado (func. antigo na empresa)
depois da aposentadoria passou a trabalhar com contrato de autonomo com um salario mais baixo; quero saber se agora, se ele tiver que ser registrado ele pode ser registrado com o salario anterior ( já na carteira) e com a data retroativa? ele corre o risco de perder a aposentadoria?

Sem mais, aguardo retorno



iriam

Zilva Candida

Zilva Candida

Ouro DIVISÃO 1, Auxiliar Administrativo
há 16 anos Segunda-Feira | 19 novembro 2007 | 15:09

Caso a função seja a mesma, como o trabalhador não se desligou completamente da empresa, seu maior salário, deverá ser mantido, ou seja, o anterior. Desde que sejam pagos os encargos, com suas expectivas multas e juros, não há problema em registrá-lo retroativamente.

Pode ficar tranqüilo Iriam, pois o mesmo, trabalhador aposentado, não correrá esse risco (perder a aposentadoria) .

Nota: o trabalhador que aposenta não precisa desligar-se da empresa, caso não queira.

"Que Deus me dê Serenidade para aceitar as coisas que não posso mudar, Coragem para mudar as que posso e Sabedoria para distinguir uma da outra."

Zilva


O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.