x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 145

acessos 113.594

nome fantasia-empresa individual

KEILA REJANE ROCHA ROSAL

Keila Rejane Rocha Rosal

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 14 anos Quinta-Feira | 22 abril 2010 | 19:51

Olá Elisabete,

obrigada por responder-me. Infelizmente até o momento a Junta Comercial aqui de Goiás não tem posicionamento de como fazer alterações no cadastro do MEI.
A informação é de que aguardam uma solução do Sebrae para resolverem esse problema. Ou melhor, para adequação do sistema online.

abs,

Keil@Rejane
Rosana M

Rosana M

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 14 anos Sexta-Feira | 23 abril 2010 | 16:33

Engraçado Keila, aqui no Rio o CPF vem atras do nome empresarial !!!

Será que o Registro varia de estado pra estado ??

Att

Rosana M
CEO Seja Leve Contabilidade Digital

Aprender é a única fonte que não se esgota !!!
KEILA REJANE ROCHA ROSAL

Keila Rejane Rocha Rosal

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 14 anos Sexta-Feira | 23 abril 2010 | 17:38

risos.

Rosana, coisas de goiano. para mim, o CPF fica à frente do nome.

exemplo: keila rejane rocha rosalOculto

não sei se isso é à frente ou atrás, mas é da forma acima que é registrado o nome do microempreendedor individual no cnpj.

abs,

Keil@Rejane
Andrea Batista

Andrea Batista

Bronze DIVISÃO 1, Auxiliar Administrativo
há 13 anos Sábado | 24 julho 2010 | 19:35

num entendo pq se este programa é federal, como funciona diferente pra cada estado? aki em pernambuco eu abri uma empresa e de imediato colokei o nome fantasia, só que pelo jeito vou ter que levar o "dbe" na receita federal

cesar serrati da costa toledo

Cesar Serrati da Costa Toledo

Prata DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 13 anos Domingo | 25 julho 2010 | 00:02

Prezada Andrea Batista- Lendo tópicos atras, observamos uma certa confusão com relação aa abertura, nome fantasia e cpf de um MEI.
O portal é nacional e não existe diferença de um estado para outro. Todo Mei terá como nome empresarial, o proprio nome acrescido do cpf e mais, quando for fazer modificação ou baixa,na junta comercial tera que acrescentar como exemplo-... João da Silva - 283...... - ME .
Não tem como acrescentar nome fantasia e até é desnecessário pois a utilização de tal nome será em propaganda, cartazes, baners etc. Não há necessidade e até não pode ser diferente do nome empresarial nos blocos de notas, caso tenha serie D. Para pessoa juridica pode emitir uma nota avulsa. (caso de comercio). Este cpf apos o nome seria exatamente para evitar registro de MEI com nomes iguais.
A sua disposição, recomendações..

cesar serrati
KEILA REJANE ROCHA ROSAL

Keila Rejane Rocha Rosal

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 26 julho 2010 | 15:29

Olá Aline e Andrea,

Complementando a informação do colega Cesar.

Se for do interesse do MEI e o Contador desejar atende-lo na solicitação do nome de fantasia. O procedimento é assim:

O registro é feito no Portal do Empreendedor Individual, durante o ato do registro do MEI NÃO solicita o nome de fantasia porque esse é o mesmo cadastro da Junta Comercial para Firmas Individuais, o qual não existe o nome de fantasia no Requerimento de Empresario também.

Para inclusão do nome de fantasia no CNPJ, através do software do CNPJ preencha a FCPJ envia via internet e após a liberação do Documento Basico de Entrada -DBE, você apresente, juntamente, com uma cópia do Certificado da Condição de Microempreendedor Individual, na Receita Federal mais próxima da sua região. Pois, não há convênio com as Juntas para esse serviço.

Editada para:
obs - A FCPJ/CNPJ deverá ser preenchida com o código 221 - Alteração do Nome de Fantasia.

att,

Keila

Keil@Rejane
Andrea Batista

Andrea Batista

Bronze DIVISÃO 1, Auxiliar Administrativo
há 13 anos Segunda-Feira | 26 julho 2010 | 15:53

Obg Keila eu só fiz essa observação pq li num dos seus topicos que depois que preechesse o DBE nao precissava levar em lugar algum, apenas retirar o CNPJ que já iria apresentar o nome fantasia, e pelo que eu sei teria que levar na Receita Federal.Por salientei que esse é um programa federal.

KEILA REJANE ROCHA ROSAL

Keila Rejane Rocha Rosal

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 26 julho 2010 | 16:58

Bem Andrea,

Não tenho tempo agora de procurar isso que acaba de afirmar, que eu fiz uma postagem que não precisava levar a DBE na Receita Federal. Porque essa informação não procede. Ou falava sobre outra situação ou, por descuido cometi um erro.

Peço desculpas, caso tenha sido a segunda opção. E obrigada pela retificação da informação. ok!

att,

Keila

Keil@Rejane
Andrea Batista

Andrea Batista

Bronze DIVISÃO 1, Auxiliar Administrativo
há 13 anos Segunda-Feira | 26 julho 2010 | 17:05

Postada Quinta-Feira, 22 de abril de 2010 às 13:30:14

--------------------------------------------------------------------------------


Mensagem não recomendada pela Moderação, conforme item 22.3 das Regras do Fórum. Clique aqui se desejar visualizar
Boa tarde Martinha,

Deverá ser utilizado o FCPJ para alterar o nome de fantasia com o código de evento 221 (mesmo para inclusão do nome, no seu caso).

Acesse o site da RFB e baixe o programa CNPJ 3.0 para preencher a FCPJ.
Após o envio do arquivo, algumas horas depois terá o nome de fantasia incluído na base da Receita e consequentemente aparecerá no seu comprovamente de CNPJ.

Nota: Leia as msg anteriores desta sala, que saberá melhores detalhes de como proceder.

Esperto te-la ajudado.

abs,
---------------------------------------------------------------------------------
estar ai onde vc falou!

Eric Medeiros

Eric Medeiros

Prata DIVISÃO 5, Gerente Operacional
há 13 anos Terça-Feira | 24 agosto 2010 | 13:39

Boa tarde caros amigos

Quais documentos vocês enviaram a RFB quando foi solicitado a alteração de nome fantasia?

Pois geralmente faço a alteração do mesmo no empresarios individuais convencionais e não é gerado DBE; ele defere o pedido sem necessitar enviar nada.

Agora fui fazer o mesmo com uma empresa optante do SIMEI e gerou DBE. ..

Junto com a DBE assinado e reconhecido firma, envio somente o certificado de microempreendedor ? ou envio algo mais?

obrigado

Eric Medeiros
Assessoria Empresarial em Geral
Meus links
https://linktr.ee/ericpdemedeiros
Wilson Ribeiro

Wilson Ribeiro

Prata DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 13 anos Terça-Feira | 24 agosto 2010 | 14:09

Boa tarde Eric,

Tive um caso assim também, basta enviar o DBE com assinatura e firma reconhecida, e copia autenticada do certificado MEI, imprima um certificado MEI com data recente no portal do empreendedor,tire uma copia autenticada, junte ao DBE e protocole na Receita, espero ter ajudado.

Abç
Wilson

Eric Medeiros

Eric Medeiros

Prata DIVISÃO 5, Gerente Operacional
há 13 anos Terça-Feira | 24 agosto 2010 | 14:22

Mas como assim tirar copia autenticada?
O cartorio daqui não tira copia de documentos sem quaisquer marcas que mostrem sua idoneidade.

Tipo, o retirado da internet já não é o original? Pois não tem carimbo, e nem assinatura!

Bom, já respondendo minha pergunta, para adcionar nome fantasia do MEI, basta adcionar atraves do programa CNPJ, caso o CNPJ seje muito recente, a RFB íra solicitar para enviar a DBE com firma reconhecida e um Certificado da Condição de Microempreendedor Individual, basta imprimir do site e colocar junto com a DBE no envelope, pois como o proprio original é adquirido do site, não tem por que tirar xerox autenticada.

Eric Medeiros
Assessoria Empresarial em Geral
Meus links
https://linktr.ee/ericpdemedeiros
RAFAEL SOUSA

Rafael Sousa

Bronze DIVISÃO 3, Account Manager
há 13 anos Sexta-Feira | 22 outubro 2010 | 10:03

Bom dia Pessoal,

Fiz a inscrição no MEI e posteriormente fiz o preenchimento do DBE para inclusão do nome fantasia porém, ao contratrio de muitos comentários que vi no forum, a receita federal aceitou o pedido e solicitou o envio do DBE com o documentos de alteração mas, em se tratando de nome fantasia não há documento a ser enviado. Alguem por acaso passou por isso e enviou alguma coisa juntamente com o DBE.

Obrigado.

KEILA REJANE ROCHA ROSAL

Keila Rejane Rocha Rosal

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 22 outubro 2010 | 10:14

Olá bom dia Rafael,

O procedimento de alteração contratual do MEI é o mesmo para o Empresario Individual, ou seja, preencha o Req de Empresario e dá entrada na Junta Comercial do Estado, inclusive, se tiver convenio c a RFB é feito tudo pela Junta.

Quanto a alteração do nome de fantasia, muito já se discutiu aqui no fórum, basta preencher a DBE c o cód.221 e apresenta-la na RFB c firma reconhecida. Nenhum outro documento adicional, se for alterar somente o nome de fantasia.

att,

Keila

Keil@Rejane
RAFAEL SOUSA

Rafael Sousa

Bronze DIVISÃO 3, Account Manager
há 13 anos Sexta-Feira | 22 outubro 2010 | 10:17

Bom dia Keila,

Muito obrigado pela resposta, realmente muito se discutiu mas ninguem tinha comentado sobre enviar somente o DBE.

Mais uma vez obrigado pela atenção.

Eric Medeiros

Eric Medeiros

Prata DIVISÃO 5, Gerente Operacional
há 13 anos Sexta-Feira | 22 outubro 2010 | 10:21

Caro Sr Rafael Sousa

Favor verificar minha citação.

Enviar a DBE com firma reconhecida e um Certificado da Condição de Microempreendedor Individual, basta imprimir do site e colocar junto com a DBE no envelope, pois como o proprio original é adquirido do site, não tem por que tirar xerox autenticada.

Eric Medeiros
Assessoria Empresarial em Geral
Meus links
https://linktr.ee/ericpdemedeiros
RAFAEL SOUSA

Rafael Sousa

Bronze DIVISÃO 3, Account Manager
há 13 anos Quinta-Feira | 4 novembro 2010 | 15:44

Boa tarde Colegas,

Gostaria de saber se podem me ajudar numa questão. Estou fazendo uma procuração no cartório e estão solicitando o Requerimento de Empresário da minha empresa porém, minha empresa foi aberta pelo MEI. Alguem sabe me dizer se há requerimento de empresário para o MEI ou se o Certificado de Inscrição no MEI substitui o Requerimento.

Desde já agradeço pela atenção.

Rafael Sousa
Recursos Humanos

WOS Assessoria Contábil e RH
Enviar e-mail
Ir para o site

Wilson Ribeiro

Wilson Ribeiro

Prata DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 13 anos Quinta-Feira | 4 novembro 2010 | 18:49

Ola Rafael,

O MEI não tem o Requerimento de Empresario, somente o Certificado disposnibilizado pelo portal do empreendedor, esse é o documento que substitui o Requerimento de Empresario.

Só para complementar, o MEI só terá Requerimento de Empresario se caso precisar fazer algum tipo de alteração, ai sim o processo é normar feito no cadastro web da junta, pgd e etc.

Espero ter ajudado
At.
Wilson

Jacyara Alves da Silva

Jacyara Alves da Silva

Ouro DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 4 novembro 2010 | 19:15

Rafael,

So complementando a orientação - corretissima - do Wilson, ja que "todo mundo" - instituições bancarias, cartorios, estabelecimentos comerciais, etc - sempre quer ver o "Requerimento de Empresario" do MEI - que nao existe quando o unico ato e a constituiçao - aqui em Alagoas, tem ajudado muito anexar ao Certificado emitido pelo Portal do Empreendedor, uma Certidao Simplificada emitida pela Junta Comercial - que "comprova", perante "todo mundo" que o registro - veja só! - também consta por lá.
E uma sugestão...

PS. Estou digitando sem ortografia - acentos gráficos - por motivos de "força maior" (rsrs). Peço desculpas.

Recomendaçoes

Danilo Macedo Marques

Danilo Macedo Marques

Bronze DIVISÃO 3, Editor(a)
há 12 anos Terça-Feira | 17 maio 2011 | 22:51

Boa noite, baixei o programa cnpj, mas gostaria de saber se quando eu alterar o cadastro a data da abertura da empresa será alterada ou permanecerá a mesma...
Também gostaria de saber se ainda está toda essa burocracia de cartório e etc, ou se dá para tudo ser feito online.

Aproveitando o ensejo... sabem se existe algum documento sem ser o certificado... tipo o documento do cpf, existe um similar de cnpj?

Obrigado.

Danilo Marques
https://www.danilomarques.com.br
11 94622283
11 2381-7325
Eric Medeiros

Eric Medeiros

Prata DIVISÃO 5, Gerente Operacional
há 12 anos Quarta-Feira | 18 maio 2011 | 08:17

Sr Danilo Macedo Marques

A Data de abertura não será alterada, a data de abertura do CNPJ é a mesma data da constituição da empresa (Ou data do primeiro registro na JUCESP ou Cartorio)

Na questão da burocracia do cartorio, presumi que seja sobre a DBE, certo? Muitas vezes eles deferem direto pela internet sem ter que enviar documentação, isso vai depender do funcionario que analisar sua documentação

Eric Medeiros
Assessoria Empresarial em Geral
Meus links
https://linktr.ee/ericpdemedeiros
Agnaldo do Espírito Santo

Agnaldo do Espírito Santo

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 18 maio 2011 | 08:47

[code]Aproveitando o ensejo... sabem se existe algum documento sem ser o certificado... tipo o documento do cpf, existe um similar de cnpj? [code]


sim. no siote da RFB você baixa o CNPJ - cadastro. e conforme seu CNAE, também no site da SEFAZ, pode baixar a IE

Saudações Contábilistas
http://aescontabilidade.com.br/
e mail: [email protected]

Da justiça de cada um, nasce a Paz - João Paulo II
Eric Medeiros

Eric Medeiros

Prata DIVISÃO 5, Gerente Operacional
há 12 anos Quarta-Feira | 18 maio 2011 | 09:39

Danilo Macedo Marques

Inscrição Estadual e IE é a mesma coisa.

MEI em muitos casos é possuidor de IE.

Pois caso sua atividade seja comercio, ela esta obrigada a utilizar nota fiscal (No caso de venda a pessoa juridica).

Caso a atividade seja relacionada a prestação de serviços, muitas vezes é necessaria a nota fiscal de remessa para realizar o transporte da mercadoria que vá para conserto/reparação.

Obs: Mesmo que o estado diga que MEI esta isenta de emissão de notas para pessoa fisica, é necessario sempre ter um talão de notas em mãos.

Eric Medeiros
Assessoria Empresarial em Geral
Meus links
https://linktr.ee/ericpdemedeiros
Página 2 de 5
1 2 3 4 5

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.