Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 23

acessos 6.725

Sem opções para Homologar Rescisão

Valdineis Junior

Valdineis Junior

Prata DIVISÃO 3, Auxiliar Depto. Pessoal
há 10 anos Segunda-Feira | 17 junho 2013 | 16:45

Boa tarde, caros colegas.

Estou em uma situação meio complicada.

Trabalho em um escritório cujos clientes são apenas produtores rurais. Aqui na minha cidade não há Sindicato dos Trabalhadores Rurais nem qualquer órgão ligado ao Ministério do Trabalho.

No caso das homologações, tínhamos a assistência do Juiz de Paz, mas este, desde ontem, está se negando a homologar rescisões da área rural. A mesma coisa acontece com o Promotor.

Os Sindicatos das cidades vizinhas também não aceitam realizar as homologações alegando que a cidade não faz parte da abrangência deles.

E a Federação dos Trabalhadores está a mais de 200 quilômetros.

O que há para se fazer?

Valdineis Junior

Valdineis Junior

Prata DIVISÃO 3, Auxiliar Depto. Pessoal
há 10 anos Segunda-Feira | 17 junho 2013 | 16:54

Marcelo, O Ministério do Trabalho se encontra apenas nas cidades vizinhas, e eles também estão se negando a efetuar a homologação, dizendo que já possuem um número grande de assistências diárias e que não podem assumir as homologações de outras cidades.

Esse pessoal parece que não quer trabalhar. Fica um transferindo a responsabilidade para o outro.

Marcelo B. Sakamoto

Marcelo B. Sakamoto

Ouro DIVISÃO 3
há 10 anos Segunda-Feira | 17 junho 2013 | 16:56

Valdineis Junior
Se não tem MTE na sua cidade tem que ir na mais proxima e eles não podem se negar a homologar.

Termy Ferreira de Lima

Termy Ferreira de Lima

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 17 junho 2013 | 16:59

Valdineis, aqui em Itajá/GO., estamos na mesma situação, não existe sindicato homologado e o MTe é em Jataí/GO., 400 km de distância, ida e volta. Estamos fazendo em Caçu/GO., distante 180km (ida e volta) por meio da boa vontade de uma juíza de paz. É revoltante essa situação, a qual estamos passando em Goiás, em virtude do Tribunal de Justiça ter cassado o direito de juíz de Paz homologar rescisões e pra completar não existe sindicato, entrei em contato com o sindicato na capital do estado e eles me informarão que não tem interesse em atuar no sudoeste do estado, ou seja, no interior. Também optei por não mais fazer desconto de contribuição sindical nas folhas dos empregados. Não tem sindicato, não tem contribuição.

Skype termy.ferreira
Valdineis Junior

Valdineis Junior

Prata DIVISÃO 3, Auxiliar Depto. Pessoal
há 10 anos Segunda-Feira | 17 junho 2013 | 17:07

Companheiro Termy!

Que situação, hein?!

E o pior é que nem nas cidades vizinhas estamos tendo apoio, seja de seus sindicatos seja do próprio ministério do trabalho.

Não sei mais o que fazer.

orion braga

Orion Braga

Bronze DIVISÃO 1, Auxiliar Depto. Pessoal
há 10 anos Segunda-Feira | 17 junho 2013 | 17:58

Valdineis...

Uma opção para que não seja penalizado, é fazer o deposito em juízo da rescisão, sabemos que os órgãos não podem se negar de homologar uma rescisão, porém até eles se decidirem a fazer, nosso prazo se foi, a saída é o depósito judicial.

Att.;

ANA CLAUDIA BRAGA

Ana Claudia Braga

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 17 junho 2013 | 22:41

Valdineis

A CLT prevê situações como essa em seu artigo 477, § 1º e 2º (grifo meu):

§ 1º - O pedido de demissão ou recibo de quitação de rescisão, do contrato de trabalho, firmado por empregado com mais de 1 (um) ano de serviço, só será válido quando feito com a assistência do respectivo Sindicato ou perante a autoridade do Ministério do Trabalho e Previdência Social.

§ 3º - Quando não existir na localidade nenhum dos órgãos previstos neste artigo, a assistência será prestada pelo Represente do Ministério Público ou, onde houver, pelo Defensor Público e, na falta ou impedimento dêste, pelo Juiz de Paz.




Att,

Ana Claudia Braga
Depto Pessoal
kennya eduardo
Consultor Especial

Kennya Eduardo

Consultor Especial , Não Informado
há 10 anos Segunda-Feira | 17 junho 2013 | 23:16

Exato, Ana Claudia, sempre poderá se recorrer ao MP. O que se precisa é de assistência jurídica, havendo um advogado lá este poderá homologar a rescisão.

Marcelo de Sousa

Marcelo de Sousa

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 10 anos Terça-Feira | 18 junho 2013 | 08:17

Olá,
Uma das atribuições do Juiz de Paz, é a de assistência gratuita em rescisões, igualmente acontece em cartórios pela gratuidade do registro civil, faz parte da concessão que lhe é dada.
Você pode ver no MP uma maneira de que esse Juiz de Paz volte a homologar.

Atenciosamente,

Marcelo de Sousa

"Enquanto houver vontade de lutar haverá esperança de vencer"
Santo Agostinho
Termy Ferreira de Lima

Termy Ferreira de Lima

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 18 junho 2013 | 08:32

Kennya o que está ocorrendo em todo Brasil é que a Corregedoria do Ministério Público baixou instrução normativa, proibindo a promotoria de homologar rescisões, e consequentemente a justiça também optou por proibir o Juiz de Paz de fazê-lo, em virtude de essa ser a obrigação da justiça do trabalho. Portanto estamos, nós do interior do estado, à mercê da falta dessa justiça.

Skype termy.ferreira
Valdineis Junior

Valdineis Junior

Prata DIVISÃO 3, Auxiliar Depto. Pessoal
há 10 anos Terça-Feira | 18 junho 2013 | 08:44

Ok, amigo.

Sem querer ser mal agradecido, se pudesse enviar hoje ainda, eu lhe agradeceria muito, pois marcamos uma reunião amanhã de manhã com o poder legislativo municipal e demais contadores para tratar do assunto e, se eu tivesse essa IN em mãos, ficaria melhor para dialogar.

Eduardo Henrique Menegueti Domeni

Eduardo Henrique Menegueti Domeni

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 18 junho 2013 | 08:49


Pelo jeito a uma briga interna entre os Magistrados do juízo comum e o juázado do trabalho,

o que mais me indgna, é termos que passar por essa afronta e descaso dos ministérios,

ainda correr o risco de ser penalisados com multas e penalidades;

acho que o CRC regionais deveriam se manifestar bem como o CFC

- Assessoria Contábil 
- Perícia  Judicial/Extrajud.
- Wats (18) 996248632
e-mail: [email protected]
Termy Ferreira de Lima

Termy Ferreira de Lima

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 18 junho 2013 | 08:49

Não quero desanimá-lo Valdineis, mas aqui fizemos reuniões, pedidos e a única coisa que nos foi disponibilizado pelo MP foi a criação de um sindicato do comércio. Aí compraríamos uma encrenca com os empresários, pois nenhum comerciante quer sindicato, e são eles que nos pagam. Se puder poste depois o resultado, saberemos se foi positivo ou não.

Skype termy.ferreira
Termy Ferreira de Lima

Termy Ferreira de Lima

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 18 junho 2013 | 08:52

Eduardo esquece que o CRC não vai entrar nesse mérito, pelo em GO e MS está descartada, pois é uma questão de obrigação do sindicato da categoria em fazê-lo. Finalizando a gente que trabalha no interior pena por essas diversidades de opiniões, não tem o sindicato interesse em abrir escritórios longe das capitais ou centros maiores, então dane-se quem precise. Infelizmente somos nós os prejudicados.

Skype termy.ferreira
kennya eduardo
Consultor Especial

Kennya Eduardo

Consultor Especial , Não Informado
há 10 anos Terça-Feira | 18 junho 2013 | 10:27

Obrigada, Termy, por me atualizar quanto a esses fatos.

Pois é, amigos, é um desmando só. A Lei impõe mas os homens dispõem.

É mesmo o país onde as Lei pegam ou não pegam.

Marcelo B. Sakamoto

Marcelo B. Sakamoto

Ouro DIVISÃO 3
há 10 anos Terça-Feira | 18 junho 2013 | 10:31

Não sabia que estava essa briga toda em cidades do interior, Valdineis Junior havendo uma descisão coloque aqui para que a gente fique atualizado desse caso, obrigado e boa sorte.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.