Contábeis o portal da profissão contábil

29
Jul 2014
21:57
você está em:

FÓRUM CONTÁBEIS » Contabilidade

BUSCAR NO FÓRUM

buscar

livro caixa

12respostas
8.933acessos

POSTS RELACIONADOS

Claudia

Usuário Novo

profissãoAnalista Contabilidade
mensagens22
pontos182
membro desde14/11/2007
cidadeOsasco - SP
Postada:Terça-Feira, 27 de novembro de 2007 às 16:28:27
Boa tarde

Preciso de ajuda

1º qual a diferenca entre livro caixa ou competencia?

2º é obrigatorio fazer o livro caixa, faço esta pergunta porque aqui na contabilidade existem varias empresas que estao sem o livro caixa, a gerente do contabil me disse que nao era necessario fazer porque alguns clientes nao tem despesas. eu particulamente acho que deve ser feito sim

3º Posso fazer um livro caixa sem movimento?

Claudia
profissãoTécnico Contabilidade
mensagens5.328
pontos59.623
membro desde23/10/2007
cidadeGuardamor - MG
Postada:Terça-Feira, 27 de novembro de 2007 às 17:11:37
1º Não Existe livro competência.
se vc se refere a regime de caixa ou regime de competência: é o regime de recolhimento dos impostos.
regime de competência é quando vc calcula e recolhe os impostos pela da da emissão da NF de venda.
já no regime de caixa, o cálculo e o pagamento dos impostos ocorre quando a empresa recebe o pagamento da venda (ocorre nos casos de vendas a prazo).

Para a 2ª Pergunta, de é obrigado a manter toda a contabilidade (livro caixa, diário, razão, etc).
Leia o tópico Registros Contábeis para obter mais informações.

Sempre pesquise antes de postar
Visite o meu Facebook e o meu Twitter.
***CCB
mensagens5.328
pontos59.623
membro desde23/10/2007
cidadeGuardamor - MG
Postada:Terça-Feira, 27 de novembro de 2007 às 17:12:13
3ª Pergunta: SIM, pode fazer livro caixa sem movimento, desde que a empresa realmente não tenha movimentos financeiros.

***CCB
Claudio Rufino

Moderador

profissãoContador(a)
mensagens3.159
pontos26.979
membro desde02/06/2005
cidadeSao Paulo - SP
Postada:Terça-Feira, 27 de novembro de 2007 às 17:29:30
Claudia Ramalho Canales, muito boa tarde.

Ainda que o amigo Wilson tenha desenvolvido o raciocinio entre "Regime de competência e Regime de Caixa", creio que tenha se confundido em afirmar alguns ítens, para tanto vamos entender um pouco a diferença entre ambos os regimes.

Como regra geral, a pessoa jurídica apura a base de cálculo dos impostos e contribuições pelo regimento de competência, sendo exceção os rendimentos auferidos em aplicações de renda fixa e os ganhos líquidos em renda variável, os quais devem ser acrescidos à base de cálculo do lucro presumido quando da alienação, resgate ou cessão do título ou aplicação.
Contudo, poderá a pessoa jurídica adotar o critério de reconhecimento das receitas das vendas de bens e direitos ou da prestação de serviços com pagamento a prazo ou em parcelas na medida dos recebimentos, ou seja, pelo regime de caixa, desde que mantenha a escrituração do livro Caixa e observadas as demais exigências impostas pela Instrução Normativa SRF nº 104/1998.

Do Regime de Competência.
A adoção do regime de competência tem por finalidade reconhecer, na contabilidade, as receitas, custos e despesas, no período a que competem, independente da sua realização em moeda. O Princípio da Competência do exercício relaciona-se com o reconhecimento do período contábil, isto é, quando uma receita ou uma despesa deve ser reconhecida, um exemplo para ilustrar e melhor compreendermos seria quando uma empresa realiza uma venda para pagamento em 60 (sessenta) dias, a receita é reconhecida na data da venda e, portanto, o valor da venda estará indicado na Demonstração do Resultado do Exercício daquele mês.

As empresas tributadas com base no lucro real estão obrigadas a adotar o regime de competência para fins de apuração dos tributos.

Do Regime de Caixa.
O regime de caixa, representa o reconhecimento das receitas, custos e despesas, pela entrada e saída efetiva da moeda.
No regime de Caixa, as receitas são reconhecidas somente no momento em que o cliente paga a fatura, e as despesas são reconhecidas no momento em que são efetivamente pagas.

As empresas optantes pelo SIMPLES Federal e as empresas tributadas com base no lucro presumido podem optar pelo regime de caixa, para fins de apuração dos tributos, sendo a opção irretratável para todo o ano- calendário(vide a Instrução Normativa SRF nº 104/1998 e art. 4º da Instrução Normativa SRF nº 608/2006).

Nota: é meramente difícil uma empresa não ter se quer uma despesa em todo o ano em curso, pelo que ao menos despesas fixas tais quais: contas de agua, luz, Iptu etc.

Não as franquias de serviços contábeis
Professor de Contabilidade
http://www.contabilidadesemsegredos.com.br
http://professorclaudiorufino.blogspot.com/
twitter @claudio_rufino
@FCSContabeis
http://www.facebook.com/fcscontabeis
mensagens5.328
pontos59.623
membro desde23/10/2007
cidadeGuardamor - MG
Postada:Terça-Feira, 27 de novembro de 2007 às 17:47:09
Mensagem Editada por Wilson Fernando de A. Fortunato em 26/10/2010 18:37:49
Não é a toa que você é o nosso moderador Cláudio.

Perfeito!

***CCB
Claudia

Usuário Novo

mensagens22
pontos182
membro desde14/11/2007
cidadeOsasco - SP
Postada:Quinta-Feira, 29 de novembro de 2007 às 15:06:51
Obrigada ajudou muito.

Claudia
Marcia Ribeiro

Usuário Novo

profissãoEconomista
mensagens2
pontos17
membro desde13/03/2008
cidadeSao Jose dos Campos - SP
Postada:Terça-Feira, 26 de outubro de 2010 às 18:25:35
(Regra 15) Postagem em tópico antigo (Ressucitar tópico). por Wilson Fernando de A. Fortunato em 01/01/2011 17:03:43
Por favor uma informação: Tive a oportunidade de receber um cliente, em que o seu LIVRO CAIXA, foi escriturado pelo regime de competência. Ou seja, as receitas auferidas no mês escrituradas no próprio mês e as despesas também pelo mês a que se referiam, e não pela data do efetivo pagamento. Pergunta-se: Isto é possível em relação ao LIVRO CAIXA?

Agradeço muito!

Márcia
mensagens5.328
pontos59.623
membro desde23/10/2007
cidadeGuardamor - MG
Postada:Terça-Feira, 26 de outubro de 2010 às 18:35:54
Boa tarde Marcia Ribeiro!

Não existe a possibilidade de se registrar os lançamentos no Livro Caixa pelo critério do Regime de Competência.

No Livro Caixa, as receitas devem ser lançadas no momento do seu efetivo recebimento e as despesas no momento do seu efetivo pagamento.

Para maiores informações, clique aqui ou aqui.

***CCB
Marcia Ribeiro

Usuário Novo

profissãoEconomista
mensagens2
pontos17
membro desde13/03/2008
cidadeSao Jose dos Campos - SP
Postada:Terça-Feira, 26 de outubro de 2010 às 18:42:30
Assim imaginei, mas como este universo gira cada vez mais rápido, imaginei que pudesse ter alguma legislação pertinente a este fato de que eu desconhecesse.

Mais uma vez obrigada!

Márcia
profissão
mensagens4
pontos152
membro desde27/10/2010
cidadeSantana - AP
Postada:Quinta-Feira, 28 de outubro de 2010 às 13:12:02
muito obrigado, nas escolas eles não ensinam essas difernças :)..
Elisangela Barros

Usuário Freqüente

mensagens98
pontos641
membro desde25/07/2009
cidadeSao Paulo - SP
Postada:Sábado, 16 de abril de 2011 às 20:45:48
Olá pessoal! Gostaria de saber como posso fazer, tbém recebi um cliente optante pelo simples que está no regime de competência, e por isso sua escrituração está sendo feita pelo regime de competência, como posso mudar isso já que sua opção no simples foi feita pela competência e exigência do simples e pelo livro caixa.

Obrigada

Elisangela Barros
Silvana Maria Alves

Usuário Novo

profissãoAuxiliar Contabilidade
mensagens21
pontos145
membro desde25/07/2010
cidadeSao Paulo - SP
Postada:Terça-Feira, 17 de maio de 2011 às 15:38:59
Mensagem Editada por Silvana Maria Alves em 17/05/2011 15:41:10
Claudio Rufino

Boa Tarde.

Eu posso fazer o Livro Lalur no regime Caixa?
Obrigada
Matias

Usuário Iniciante

profissãoContador(a)
mensagens38
pontos192
membro desde27/03/2012
cidadeSalvador - BA
Postada:Sexta-Feira, 4 de maio de 2012 às 11:51:26
Silvana Maria Alves

O regime de caixa se aplica apenas para apuração da base de cálculo de apuração dos tributos das empresas optantes pelo lucro presumido e Simples.
No caso do Lalur, Livro de Apuração do Lucro Real, o regime de caixa não se aplica, somente pode ser feito com base no regime de competência.

Espero ter ajudado.

Você precisa ser cadastrado para responder mensagens

Quem participa

Facebook

Receba Novidades

POSTS RELACIONADOS

Receba Novidades

receba novidades sobre o site e o fórum de contabilidade em seu e-mail

Quem participa

Facebook

Prezados(as) senhores(as), o Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussoes dos usuários e visitantes deste site, tudo nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro. Página carregada em 0.64 segundos.

Site desenvolvido por
Julio Guimaraes | Rogério César