x

FÓRUM CONTÁBEIS

ARQUIVO MORTO

respostas 0

acessos 870

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 20 anos Quarta-Feira | 19 novembro 2003 | 18:26

Prezados Senhores,

Estou cursando o 7º semestre de Ciências contábeis e estou realizando um trabalho sobre o REFIS I (Lei n° 9.964, de 10 de abril de 2000 - DOU de 11.04.00), porém não ficou claro para mim as instruções para a contabilização dos efeitos decorrentes da adesão ao Programa de Recuperação Fiscal - REFIS.

Considerando a opção ao parcelamento com prestações mensais, que são um percentual sobre sua receita bruta e a aplicação do princípio contábil da competência dos exercícios, o registro contábil da atualização dos débitos consolidados mensalmente para empresas com débitos de grandes valores, ao meu ver, destorce o resultado operacional e em longo prazo pode até a obrigação fiscal ser superior ao patrimônio impedindo a aplicação de índices de análises de balanço.

Existe alguma instrução ou alguma resolução de órgãos responsáveis que possa esclarecer com detalhes a contabilização dos efeitos decorrentes da opção pelo REFIS?

Esperando contar com a atenção e desde já agradecendo.

Alex Pereira da Silva

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.