x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 68

acessos 85.203

Caged Acerto - retificação de dados

Kátia Kt

Kátia Kt

Bronze DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 11 julho 2013 | 10:36

Bom dia a todos, estou com uma dúvida cruel em relação ao acerto do CAGED.
1) Fiz o CAGED de 06/2013 e errei apenas o tipo de dispensa ao invés de sem justa causa, coloquei com justa causa e tenho que retificar esta informação. (aconteceu isso em duas empresas).
Qual o procedimento no sistema, tendo em vista que só tem os itens inclusão e exclusão, não tem um item de alteração.
Se apenas eu incluir a alteração ele sobrepõe os dados no sistema deles? ou preciso excluir a errada e colocar a inclusão da nova?? haveria essa necessidade????

2) Para este caso haveria alguma penalidade de multa? sendo que enviei na data correta???

Me ajudem, pois no Ministério do trabalho ninguém me informa, não tem help desk e não respondem meus emails!! Muito Obrigada! Abraços.

Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 10 anos Quinta-Feira | 11 julho 2013 | 10:59

Bom dia Katia,

Seja Bem Vinda ao Fórum Contábeis !!!

1) Fiz o CAGED de 06/2013 e errei apenas o tipo de dispensa ao invés de sem justa causa, coloquei com justa causa e tenho que retificar esta informação. (aconteceu isso em duas empresas).
Qual o procedimento no sistema, tendo em vista que só tem os itens inclusão e exclusão, não tem um item de alteração.
Se apenas eu incluir a alteração ele sobrepõe os dados no sistema deles? ou preciso excluir a errada e colocar a inclusão da nova?? haveria essa necessidade????


Faça o CAGED ACERTO, selecionando inclusão, apenas do empregado com a informação divergente que irá sobrepor a anterior.

2) Para este caso haveria alguma penalidade de multa? sendo que enviei na data correta???


Sim, por estar enviando o CAGED ACERTO fora do prazo será necessário seguir as orientações no link a seguir: http://portal.mte.gov.br/caged/multa.htm

Att,

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"
Kátia Kt

Kátia Kt

Bronze DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 11 julho 2013 | 18:43

Obrigada Vânia!

1) Entendi então apenas incluo... devia ter a opção de alterar como antigamente né? essa versão está muito ruim....

os demais empregados que estão corretos não precisa colocar né??

2)Mas não tem como enviar um acerto dentro do próprio mês ou tem como?

A multa diz: atraso ou omissão de dados... e estou apenas retificando.. cabe a multa básica???

e dá para pagar os R$. 4,47 no banco??? o banco aceita o Darf menor de R$.10,00, alguém já pagou e conseguiu?

Muito obrigada mais uma vez!
Att
Kátia

Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 10 anos Quinta-Feira | 11 julho 2013 | 20:05

Olá Kátia,

1) Entendi então apenas incluo... devia ter a opção de alterar como antigamente né? essa versão está muito ruim....
os demais empregados que estão corretos não precisa colocar né??


Pois é, deveria. Os demais empregados não precisam ser informados novamente.

2)Mas não tem como enviar um acerto dentro do próprio mês ou tem como?


Tem sim Katia, como o CAGED foi da competência Junho, para envio sem sem ACERTO, deveria ter sido enviado até o dia 07/07.

A multa diz: atraso ou omissão de dados... e estou apenas retificando.. cabe a multa básica???


Neste caso entra a opção de atraso na entrega.

e dá para pagar os R$. 4,47 no banco??? o banco aceita o Darf menor de R$.10,00, alguém já pagou e conseguiu?


Essa pergunta vou deixar para algum colega que já tenha pago ou não opinar.

Att,

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"
Silvio Sousa

Silvio Sousa

Prata DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 10 anos Quinta-Feira | 11 julho 2013 | 20:21

Katia, Entende-se que para o pagamento da multa administrativa em tela não se aplica o disposto no art. 68 da Lei nº 9.430/1996, que veda a utilização de Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF) para o pagamento de tributos e contribuições de valor inferior a R$ 10,00 (dez reais).Em outras palavras, o banco aceita o Darf com (Código da Receita): "2877";


Distak Contabilidade Ltda
Silvio Sousa
Cabo Frio e Rio das Ostras -RJ.
Tel:(22)9252-8080 *(22)3721-0359
https://www.distakcontabilidade.com.br
Email: [email protected]
Não existe um caminho para a felicidade, a " felicidade é o caminho".
CARLOS  SILVA

Carlos Silva

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 10 anos Terça-Feira | 13 agosto 2013 | 20:04

Boa Noite,

Para enviar um CAGED ACERTO é necessário criar uma nova declaração ou devo abrir a enviada anteriormente? Preciso somente alterar o nº PIS de um funcionário informado incorretamente e é necessário preencher com todas as informações anteriores ou apenas com a informação correta?

Desde já agradeço a todos pela ajuda!

Att,

Carlos

"Quando se olha para o futuro, não faz mal deixar o passado para trás"
Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 10 anos Quarta-Feira | 14 agosto 2013 | 08:36

Bom dia Carlos,

Orientações

Para gerar uma inclusão de dados no CAGED basta possuir o aplicativo do CAGED informatizado (ACI), e este deve estar na competência atual (mm/aaaa). A geração do arquivo deve ser feita pelo menu acerto do ACI, precisando primeiramente entrar em acerto, cadastro de acertos e entrar com o CNPJ/CEI da empresa a ser informada ao CAGED. Logo após será necessário teclar Enter e clicar no botão incluir.

Tendo feito isso aparecerá um formulário, o qual deverá ser preenchido com os dados do funcionário a ser informado. Pedimos certa atenção para o penúltimo e último campos do formulário, onde ,no penúltimo, deverá ser preenchida a competência em que ocorreu o movimento e no último deverá ser marcado como inclusão, pois está sendo feito uma inclusão de registro na base de dados do CAGED.

O próximo passo á a geração do arquivo acerto, que também deve ser feita pelo menu acerto, gerar arquivo acerto.

Lembramos que o arquivo de acerto possui uma nomenclatura diferente do arquivo normal, pois ele sempre se inicia com a letra A e tem na sequência dia e ano em que foi feito o acerto, sendo a extensão do arquivo o mês da geração do mesmo e que o arquivo pode ser enviado via CAGED Web ou CAGED Net normalmente.


Fonte: https://granulito.mte.gov.br/

Att,

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"
CARLOS  SILVA

Carlos Silva

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 10 anos Quarta-Feira | 14 agosto 2013 | 08:56

Bom dia Vânia Zanirato,

Quero muito lhe agradecer pelas orientações e atenção!

Tenha um bom dia,

Att,

Carlos

"Quando se olha para o futuro, não faz mal deixar o passado para trás"
Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 10 anos Quarta-Feira | 14 agosto 2013 | 09:42

Monica,

Então gere o arquivo CAGED, a partir do seu programa de folha de pagamento, e exporte o arquivo.

Abra o ACI, atualize para a competência atual, e importe o arquivo.
O próprio programa irá fazer a conversão.

Tente e poste aqui o resultado!

Att,

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"
Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 10 anos Quarta-Feira | 14 agosto 2013 | 09:57

Mônica,

Pelo que você disse você não envia CAGED desde o mês 04/2013 certo?
Então temos 04/2013, 05/2013, 06/2013 e 07/2013!

Houve movimentação (Admissões e/ou desligamentos) em todos os meses acima?

Vamos começar pelo mês 04/2013.
No Contmatic, ative o mês acima, vá em Integrações, CAGED e gere o arquivo.

No ACI, atualize a competência para a vigente "08/2013" e abra o arquivo. Faça a conversão para Acerto. Feito isso é só salvar e transmitir o arquivo.

Tenta, e me fala se conseguiu!

Att,

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"
Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 10 anos Quarta-Feira | 14 agosto 2013 | 10:05

Mônica,

Faça uma cópia de segurança do seu ACI e exclua os arquivos que existem no programa. Após isso siga as orientações acima.

Att,

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"
marly braz binda

Marly Braz Binda

Bronze DIVISÃO 3, Analista Contabilidade
há 10 anos Quarta-Feira | 14 agosto 2013 | 11:11

Bom dia!!!

Vania eu fiz como vc orientou a colega,Gerei o arquivo no programa da folha e importei pro ACI,no Aci a competencia ficou 08/2013,depois converti pra acerto salvei e transmiti,espero que tenha feito o certo,no recibo ficou assim mes da referencia 08/2013,mas no campo de funcionarios ficou comp.10/2011.É isso mesmo.E como faço pra gera a multa?

CARLOS  SILVA

Carlos Silva

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 10 anos Quarta-Feira | 14 agosto 2013 | 17:42

Boa Tarde Vânia Zanirato,

No Caged Acerto eu posso informar o desligamento de 2 funcionarios que ocorreu em 06/2013 ou somente a informação do PIS incorreto que quero corrigir, tendo que fazer um novo Caged para informar os desligamentos? O número de vínculos a ser informado é o mesmo de quando informei no 1º Caged que transmiti com a competência 12/2012?
Nesse caso houve (04) admissões nessa competência.

Obrigado mais uma vez pela ajuda!

Att,

Carlos

"Quando se olha para o futuro, não faz mal deixar o passado para trás"
Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 10 anos Quarta-Feira | 14 agosto 2013 | 20:09

Tania,

Quando você faz a importação e seu programa está atualizado a conversão é automatica. Se não ocorrer, pelo MENU do ACI você conseguirá fazer a conversão.

Para transmitir o CAGED acesse: https://granulito.mte.gov.br/

Carlos,

Você deve informar apenas o empregado a corrigir, selecionando a opção de inclusão. As informações de quantidade de empregados deve ser a mesma.

Att,

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"
Aline

Aline

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Depto. Pessoal
há 10 anos Sexta-Feira | 6 setembro 2013 | 11:29

Olá!

Estou com o seguinte caso:

1º Um funcionário foi informado no CAGED como demitido, porém ele não foi demitido estava afastado pelo INSS. Como fazer para informar que ele permanece na empresa?


PS: Quando vou fazer um acerto eu devo importar o caged para o ACI, converter para acerto, e excluir todos os funcionários que eu não preciso acertar, e deixar somente o que está sendo corrigido?

Isso gera multa?

Desde já obrigada!

Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 10 anos Sexta-Feira | 6 setembro 2013 | 11:40

Bom dia Aline,

Exatamente:

Importar o caged para o ACI, converter para acerto, e excluir todos os funcionários que eu não preciso acertar, e deixar somente o que está sendo corrigido, marcando a opção "Exclusão".

Isso gera multa, veja orientações: http://portal.mte.gov.br/caged/multa.htm.

Att,

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"
Página 1 de 3
1 2 3

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.