x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 8

acessos 3.302

Contabilização de lucros e prejuízos

Veranice

Veranice

Iniciante DIVISÃO 5, Auxiliar Contabilidade
há 10 anos Quinta-Feira | 11 julho 2013 | 14:29

Boa tarde!

Gostaria de saber como eu lanço na contabilidade os 30% da compensação do lucro ? Uma empresa teve em 2010 e 2011 prejuízo já em 2012 ela teve lucro então tenho que compensar os 30%, mas eu não sei como fazer este lançamento alguém sabe me dizer como eu faço este lançamento ?

Agnaldo do Espírito Santo

Agnaldo do Espírito Santo

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 11 julho 2013 | 15:56

Gostaria de saber como eu lanço na contabilidade os 30% da compensação do lucro ? Uma empresa teve em 2010 e 2011 prejuízo já em 2012 ela teve lucro então tenho que compensar os 30%, mas eu não sei como fazer este lançamento alguém sabe me dizer como eu faço este lançamento ?


Vernisse, boa tarde. para fazer a compensação, você precisa ter o livro LALUR - Apuração do Lucro Real. Os 30% do lucro você vai registrar no campo de exclusões do LALUR. na parte B do livro deverá ser inserida a informação do periodo de prejuizo que esta excluindo. Você poderá repetir a operação em cada periodo de apuração até zerar o prejuízo. Como disse o André, na contabilidade aparecerá o valor líquido do IR a recolher

Saudações Contábilistas
http://aescontabilidade.com.br/
e mail: [email protected]

Da justiça de cada um, nasce a Paz - João Paulo II
CASSIO GLEINER

Cassio Gleiner

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Sexta-Feira | 26 julho 2013 | 16:57

Ola boa tarde carissimos(as)..,

me restou uma duvida:

Suponhamos que uma empresa tenha Lucros Acumulados no valor de R$ 50.000,00 e tambem tenha prejuizos acumulado (demonstrado no LALUR) de R% 15.000,00 e que num determinado trimestre obteve um lucro de R$ 40.000,00, pois bem, partindo disso eu sei que vou poder aproveitar 30% do prejuízo acumulado no periodo, ou seja, 40.000,00 x 30% = R$ 12.000,00 (esse é o valor do meu prejuizo que vai ser deduzido do meu lucro ), então vai me restar um saldo de prejuizo de R$ 3.000,00.

Minha pergunta: É aconselhável eu demonstrar essa mudança do prejuizo na contabilidade como por exemplo:

D: Lucros Acumulados
C: Prejuizo Acumulados ====== > R$ 12.000,00
Hist: Vlr ref. baixa de aproveitamento de prejuizo conf. consta Livro Lalur.

Fazendo assim, o prejuizo ficaria com um saldo final de R$ 3.000,00 (o mesmo saldo do Lalur e minha conta Lucros Acumulados seria deduzida do valor aproveitado no periodo.

Gostaria da opinião dos(as) colegas.
Grato!!!


" Achar que o mundo não tem um criador é o mesmo que afirmar que um dicionário é o resultado de uma explosão numa tipografia."
- Benjamin Franklin -
Agnaldo do Espírito Santo

Agnaldo do Espírito Santo

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Sexta-Feira | 26 julho 2013 | 18:45

[code]Minha pergunta: É aconselhável eu demonstrar essa mudança do prejuizo na contabilidade como por exemplo:

D: Lucros Acumulados
C: Prejuizo Acumulados ====== > R$ 12.000,00
Hist: Vlr ref. baixa de aproveitamento de prejuizo conf. consta Livro Lalur. [code]

Prezado, não é isso não. Você não deve fazer nehuma partida contábil. se sua apuração for, por exemplo, trimestral, o prejuizo apurado naquele periodo, não pode ser mais modificado, por isso a necessidade do LALUR, para demonstrar o aproveiamento.

outro detalhe, não é 30% do prejuizo que aproveita, mas sim no máximo 30% do lucro obtido.

exemplo:
no primeiro trimestre teve prejuizo de R$ 100.000

no segundo trimestre apurou lucro de R$ 200.000
neste periodo para apurar o imposto você aproveita 30% de 200.000 = 60.000 e informa isso na parte B do Lalur.
neste caso, ao inves de pagar i IR sobre 200 mil você pagara sobre R$ 140. mil ( 200- 60)

como seu prejuizo no primeiro trimestre foi de 100 mil e você aproveitou 60 mil, resta ainda 40 mil de prejuizo para aproveitar. tudo isso fica desmonstrado na LALUR. ok?









Saudações Contábilistas
http://aescontabilidade.com.br/
e mail: [email protected]

Da justiça de cada um, nasce a Paz - João Paulo II
CASSIO GLEINER

Cassio Gleiner

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 29 julho 2013 | 09:46

Mto obrigado pela sua resposta Srº Agnaldo, mas ainda continuo inseguro (perdoe a minha ignorância), quanto a manutenção de saldo de prejuízo, a medida em que a empresa vai obtendo lucro (achava eu) que o prejuízo deveria ser extinguido na proporção da sua dedução feita no LALUR.

Eu faço uma comparação com o lucro obtido no período. Se a empresa resolver fazer a distribuição dos lucros para os seus sócios, essa conta poderá ser zerada (não levando em consideração a criação de reservas).
São apenas duvidas pessoal, mais uma vez, me desculpe pela minha ignorância.

obrigado pela Oportunidade.


" Achar que o mundo não tem um criador é o mesmo que afirmar que um dicionário é o resultado de uma explosão numa tipografia."
- Benjamin Franklin -
Agnaldo do Espírito Santo

Agnaldo do Espírito Santo

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 29 julho 2013 | 10:43

Mto obrigado pela sua resposta Srº Agnaldo, mas ainda continuo inseguro (perdoe a minha ignorância), quanto a manutenção de saldo de prejuízo, a medida em que a empresa vai obtendo lucro (achava eu) que o prejuízo deveria ser extinguido na proporção da sua dedução feita no LALUR.


Você não esta errado não. vamos a um exemplo de quem apura trimestralmente o lucro para fins do IR.

primeiro trimestre Lucro de R$ 100.000,
segundo trimestre prejuizo de R$ 100.000,
terceiro trimestre prejuizo de 200.000,
quatro trimestre Lucro de R$ 250.000,00
no final do exercicio, quando você fechar o balanço (zeramento das contas) esta empresa terá um lucro de 50.000,00
entretanto, ao apurar os impostos trimestralmente, a empresa apresentou diversas situações, que são evidenciadas no LALUR, para apuração do Imposto.
Note que o resultado do exercicio, será apourado naturalmente, quando processar o zeramento das contas de resultado.

Saudações Contábilistas
http://aescontabilidade.com.br/
e mail: [email protected]

Da justiça de cada um, nasce a Paz - João Paulo II
CASSIO GLEINER

Cassio Gleiner

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 29 julho 2013 | 11:30

Certo, entendi sua explicação... mto obrigado caro Srº. :)


" Achar que o mundo não tem um criador é o mesmo que afirmar que um dicionário é o resultado de uma explosão numa tipografia."
- Benjamin Franklin -

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.