x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 572

Lucros e Prejuizos Acumulados

Henrique

Henrique

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Contabilidade
há 10 anos Segunda-Feira | 15 julho 2013 | 17:30

Boa tarde,

Eu gostaria de saber o que eu devo fazer com essa empresa Simples, que tem lucros acumulados em 2010, e em 2011 e 2012 deu prejuízo *( eu estou fazendo 2012, outros anos já foram encerrados por outra pessoa )

Ela tem lucros acumulados de 70000 ( não foram tranferidos para nenhuma reserva )

E agora deu prejuízo de 20000, como devo contabilizar?

HUBERLAN LOPES

Huberlan Lopes

Bronze DIVISÃO 5, Assistente Contabilidade
há 10 anos Segunda-Feira | 15 julho 2013 | 18:34

Prezado Edson,
por se tratar de ser uma empresa de tributação simples não irá ocorrer a compensação do prejuízo. O próprio sistema no ato do encerramento do exercício levará esse valor como prejuízo do exercício que aparecerá logo abaixo de lucros/prejuízos anteriores. No ano seguinte o saldo de prejuízo deverá ser transferido para lucros de exercícios anteriores.
OBS: se ainda em 2012 o saldo dos lucros de 2010 e 2011 estiverem em lucro do exercício deverá ser transferido em 02/01/2012 para a conta lucros/prejuízos exercícios anteriores desta forma no encerramento aparecerá:
lucros/prejuízos exercícios anteriores 70000(saldo credor)C
prejuízo do exercício 20000(saldo devedor)D

Não se esqueça em 2013 transferir o saldo de prejuízo do exercício para lucros/prejuízos acumulados:
D:lucros/prejuízos exercícios anteriores
C:prejuízo do exercício
valor 20.000(valor do prejuízo)

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.