Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 6

acessos 24.155

VENDA DE VEICULO

Raphael Brino

Raphael Brino

Bronze DIVISÃO 5, Analista Contabilidade
há 16 anos Segunda-Feira | 3 dezembro 2007 | 11:04

Caros Colegas

Efetuei uma venda de um veiculo adiquirido no ano de 1999 que foi vendido em Set de 2007, portanto, este Veiculo ja foi depreciado no seu valor total. O valor de venda é de R$ 35.000,00 que entrou totalmente o seu valor como ganho, outras receitas. Apurando IR.
Como farei este lancamento contabil, e como ficara este na contabilidade, todos os lancamentos que deverei fazer pra efeitos contabeis e legais.
Por favor, gostaria de um esclarecimento especifico deste caso, visto eu ter encontrado outros sobre vendas de veiculos, porem, nao consegui aplicar.
Grato

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 16 anos Segunda-Feira | 3 dezembro 2007 | 21:21

Boa noite Raphael,

Você não mencionou o valor do veículo, assim, apenas para o exemplo vamos admitir que seu valor de aquisição tenha sido R$ 10.000,00 e (naturalmente) que sua depreciação acumulada já tenha atingido os 100%, portanto, também totaliza o mesmo valor.

As informações que agora temos são:

Custo de aquisição - 10.000,00
Depreciação Acumulada - 10.000,00
Valor da venda - 35.000,00

Quando alienamos qualquer coisa, para determinarmos o valor do lucro (ou do prejuízo) temos que diminuir do valor da venda o custo daquilo que estamos vendendo. Se a diferença encontrada entre estes dois valores for positiva obtivemos lucro, se negativa, prejuízos.

Na contabilidade isto deve ser assim demonstrado:

pela baixa da depreciação acumulada
D - Depreciação Acumulada (AI)
C - Veículos (AI) - 10.000,00

Quando você efetua o lançamento acima, dá baixa da "Depreciação Acumulada" que era de R$ 10.000,00 e "zera" o custo do veiculo que era de mesmo valor.

Ora, se o veículo tem custo contábil igual a zero, quer dizer que está totalmente depreciado, logo qualquer que seja o valor pelo qual estejamos vendendo, teremos lucro. Este lucro será assim registrado na contabilidade:

pelo registro da venda e do lucro
D - Caixa ou Bancos Conta Movimento (AC)
C - Alienação de Bens do Ativo Permanente (CR)

Nota
01 - A conta "Depreciação Acumulada" é redutora da conta "Veículos" no "Ativo Imobilizado".

02 - A conta "Alienação de Bens do Ativo Permanente" é sub-conta do grupo "Receitas Não Operacionais" e deve constar nas "Contas de Resultado"

03 - Se o veículo foi vendido a prazo a conta devedora no lançamento acima deverá ser "Clientes" e constar no "Ativo Circulante".

Se ainda persistirem dúvidas, entre em contato.

...

Raphael Brino

Raphael Brino

Bronze DIVISÃO 5, Analista Contabilidade
há 16 anos Terça-Feira | 4 dezembro 2007 | 08:51

uma duvida
eu preciso fazer esse lancamento da baixa da depreciacao acumulada ?
Visto que eu ja depreciei o valor total do veiculo, e o saldo da depreciacao engloba os outros imobilizados, inclusive essa baixa nao ira reduzir o saldo dentro dos 5 anos q posso vir ainda a depreciar s/ os veiculos ainda restantes ?
Por favor Explique, espero eu ter sido claro
Grato

Raphael Brino

Raphael Brino

Bronze DIVISÃO 5, Analista Contabilidade
há 16 anos Terça-Feira | 4 dezembro 2007 | 09:25

só mais uma coisa

o valor do bem qndo adiquirido foi de R$ 49.000,00 e o valor da venda de R$ 35.000,00.
Outra coisa, na epoca foi feito um Leasing desse veiculo, que qndo vendido ja havia sido quitado.
Entao como ficará ?
MUda alguma coisa ??

LeonildaDagostin Rehn

Leonildadagostin Rehn

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Contabilidade
há 14 anos Sexta-Feira | 20 novembro 2009 | 14:42

Vou entrar no gancho aqui, e fazer uma pergunta também a vc. Saulo. No meu caso o veiculo(caminhão) foi adquirido em 30/07/2003 por 110.000,00 e não foi depreciado nada e no dia 20/10/2009 foi vendido por 90.000,00 e adquirido outro pelo valor de 115.000,00 pelo preço a vista. Você por gentileza poderia me dizer como eu faço estes lançamentos na minha contabilidade?

André Andrade

André Andrade

Bronze DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 12 anos Sexta-Feira | 8 julho 2011 | 08:21

Bom Dia amigos,

Surgiu pra mim uma questão diferente que não localizei em nenhum forum. Minha empresa adquiriu um veículo fusca ano 1964 ( coleção ) em Agosto/2008 pelo valor de R$ 15.600,00 realizando a venda do mesmo agora em Maio/2011 pelo valor de R$ 18.000,00. Minha dúvida é quanto contabilização do mesmo. Existe depreciação acumulada para o mesmo ?!

D - Banco --------------------------------R$ 18.000,00
C - Veículo -------------------------------R$ 15.600,00
C - Ganho Venda do Ativo Imobilizado R$ 2.400,00

ou

D - Banco --------------------------------R$ 18.000,00 ( Ativo )
D - Depreciação Acumulada -----------R$ 8.584,68 ( Redut de Ativo )
C - Veículo -------------------------------R$ 15.600,00 ( Ativo Imob )
C - Ganho Venda Ativo Imobil ---------R$ 10.984,68 ( Receita )

Atc,

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.