x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 15.874

Lucro Presumido - Balancetes Trimestrais.

Gustavo Coelho

Gustavo Coelho

Bronze DIVISÃO 3, Consultor(a)
há 10 anos Sexta-Feira | 19 julho 2013 | 16:10

Pessoal! O I.R. no lucro presumido é determinado por períodos de apuração trimestrais, encerrados em 31/03, 30/06, 30/09 e 31/12 de cada ano-calendário(RIR/1999, art. 516, § 5 º).

MAS o Livro Diário, deverá conter os balancetes de encerramento trimestrais? ou somente um balancete no final do exercício.

Nao encontrei base legal falando nada sobre o assunto.

Gostaria de saber se o fisco pode por exemplo, autuar uma empresa do presumido, por nao ter os balancetes Trimestrais no Diário(Autenticado.)

.... Obrigado!

Fabio Roberto

Fabio Roberto

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 27 agosto 2013 | 21:19

Boa Noite Gustavo,


A apuração do lucro presumido é trimestral, quanto aos relatórios contábeis, podem ser anuais. Os balancetes recomendo que sejam impressos mensalmente com a contabilidade em dia e que o balanço e a demonstração de resultado sejam anuais. Quando vc for emitir as demonstrações contábeis de forma anual, dependendo do porte da empresa recomenda-se emitir um relatório de analise de resultado trimestral para que o cliente saiba se vem tendo algum prejuízo durante os trimestres, coisa que pode não aparecer na Demonstração de resultado no final do ano visto que todas as vendas e despesas já estão incluídas na demonstração. É uma questão mais gerencial, nada impede demonstração anual para lucro presumido.

Joseliane Souza

Joseliane Souza

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 10 anos Sexta-Feira | 14 fevereiro 2014 | 23:03

Boa Noite a todos,
Também tenho interesse sobre a composição do livro diário em relação a inclusão ou não dos balancetes mensais e/ou trimestrais, no caso de uma empresa tributada pelo lucro presumido que efetua distribuição de lucros antecipadas aos sócios durante o ano.
Posso fechar o balanço anual e apenas incluir no livro diário os balancetes mensais ou trimestrais, para demonstrar que havia lucro a ser distribuído? ou tenho que proceder de outra forma.
Para entender melhor, por favor preciso da sequencia que o livro deve ser impresso para encadernação, caso possa inserir os balancetes no mesmo.
Aguardo um parecer sobre o assunto e desde já agradeço.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.