x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 1.042

dúvida na escrituração do estoque e compras

HUDSON LEONARDO BACELAR VILANOVA

Hudson Leonardo Bacelar Vilanova

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 25 julho 2013 | 10:13

Bom Dia!!!! Amigos eu estou com dúvidas sobre estoque mais na questão de compra. Gostaria de saber se é preciso criar uma conta "Compras de Merc. p/Revenda" ou se eu posso fazer o lançamento das compras direto na conta "Estoque"? uma outra questão é na apuração das vendas, para dar saida no estoque, essa saida de mercadoria do estoque é pra ser feita mensal ou so no final do periodo?



Agradeço!!!!

Amanda Pereira

Amanda Pereira

Prata DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 10 anos Quinta-Feira | 25 julho 2013 | 11:45

Bom dia, aqui no escritório eu abro uma conta específica para a mercadoria, ex: mercadoria para revenda, mercadoria para uso e consumo, mercadoria para uso na prestação de serviço, matéria prima e etc..

Quanto a saída de mercadoria também estou com a mesma dúvida que você, não sei de faço mensal, no final do período ou se tenho que baixar o estoque a cada saída de mercadoria.

HUDSON LEONARDO BACELAR VILANOVA

Hudson Leonardo Bacelar Vilanova

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Domingo | 28 julho 2013 | 22:21

boa noite amanda!!!! a questão do estoque é se eu crio a conta compras ou se lanço direto na conta estoque, por exemplo:
eu tenho um estoque de 100 e compro mais 50 do mesmo fornecedor o lançamento seria o seguinte:
criando a conta compras d- compras
c- fornecedor.......50, nesse caso a conta estoque ficaria com 100 e conta compras ficaria com 50.
no segundo caso lançando direto na conta estoque d- estoque
c- fornecedor....50, ficando assim conta estoque com saldo de 150.

a minha pergunta é se tem a necessidade de ter ou não a conta compras!!!
agradeço!!!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.