x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 619

cartão coorporativo

Pedro L M

Pedro L M

Prata DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 10 anos Sexta-Feira | 26 julho 2013 | 10:45

Bom dia, na empresa que eu trabalho existe um cartão coorporativo entre os sócios que é utilizado em despesa de viagens, alimentação, compra de computadores etc, que tipo de despesa lanço para esse cartão?

Fabricio Pereira Shimabuku

Fabricio Pereira Shimabuku

Bronze DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 10 anos Sábado | 27 julho 2013 | 03:16

Depende, se for compra de computador e este equipamento for de propriedade da empresa, já não é uma despesa, mas sim um ativo. Alimentação você deverá ter uma despesa específica com Alimentação, Viagens, etc.

Agora você deve se certificar se realmente essas despesas realizadas pelos sócios são da empresa e não da pessoa física do sócio, pois devemos respeitar o Principio Contábil da Entidade.

Logo se o computador que o sócio comprou for para seu uso pessoal e não da propriedade da empresa, temos aqui um caso de Empréstimos ou Distribuição Antecipada de Luros.

Mais uma coisa, cada despesa realizada com cartão de crédito corporativo deverá existir um documento fiscal idôneo que prove que aquelas despesas listadas na fatura do cartão são realmente da empresa. A fatura em si não é documento hábil para reconhecimento das despesas.

Os lançamentos seriam por exemplo:

D - LANCHES E REFEIÇÕES (CR) - 250,00
D - DESPESA C/ VIAGENS E ESTADIAS (CR) - 250,00
D - COMPUTADORES E PERIFÉRICOS (AC) - 1.500,00
C - CARTÃO DE CRÉDITO (PC) - 2.000,00

Email: [email protected]


"A coisa mais indispensável a um homem é reconhecer o uso que deve fazer do seu próprio conhecimento." - Platão

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.