x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3

acessos 5.282

Homolognet x Férias no mês da Rescisão

JESUS UGUINEI

Jesus Uguinei

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 10 anos Terça-Feira | 30 julho 2013 | 19:34

Boa noite a todos,

O empregado retornou de férias e foi demitido (data de afastamento) no mesmo mês de retorno das férias. Como devo informar no HomologNet?

Essa é uma das perguntas do "Perguntas e respostas do homolognet". No entanto, não há orientações quanto ao saldo de salário neste mês, o qual o funcionário estava de férias.

Por exemplo:
1. Funcionário de férias de 01/07/2013 a 30/07/2013
2. Sairá da empresa no dia 31/07/2013.

O sistema homolognet não considera que neste mês o saldo de salário do funcionário em questão será de 01 dia e a incidência de INSS deve ser calculada sobre o valor desse um dia.

O sistema considera o salário de 30 dias, por exemplo R$ 1.500,00, e calcula o INSS s/ salário sobre R$ 1.500,00. Na minha opinião totalmente errado.

Nas orientações do "Perguntas e respostas" recomendam a utilização do desconto “Compensação Dias de Salário Férias ref. Mês do Afastamento”, para compensar os dias em que o funcionário estava de férias. Contudo, o efeito sobre a incidência do INSS s/ Salário não muda.

Estou preocupado com a cobrança do INSS do valor dessa diferença entre o que aponta o homolognet e o meu programa o qual exportará para o SEFIP para efetuar o pagamento da GPS.

Alguém já passou por esta situação?

Ana Paula Gonçalves

Ana Paula Gonçalves

Bronze DIVISÃO 4, Analista Pessoal
há 9 anos Quarta-Feira | 27 agosto 2014 | 12:30

E quando o funcionario pede demissão? tambem não estou conseguindo informar, a funcionaria voltou de férias e dois dias depois pediu demissão,
so que eu nao sei informar, e ai o programa ta considerando 24 dias de salario

Ana Paula Gonçalves

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.