Olá Olga.
Inicialmente, vamos analisar as condições das vendas de produtos ou serviços efetuadas por meio de cartões de crédito, caracterizando-as como vendas a prazo, pois as empresas administradoras de cartões de crédito somente efetuam o pagamento, geralmente, após um certo prazo da entrega das autorizações de pagamentos.
Sobre essa operação, as administradoras de cartões de crédito cobram uma taxa sobre o valor da venda, a título de taxa de administração.
Admitamos que uma empresa, no dia XX.XX.X0, efetuou uma venda no valor de R$ 1.000,00, paga pelo cliente por meio do cartão de crédito da Administradora "X", a qual cobra uma taxa de administração de 5%. Em XX.XX.X0, a administradora liquida o crédito com a empresa vendedora, por via bancária, no valor de R$ 950,00.
I - Pela venda ao cliente em XX.X0:
D - Clientes - Administradora "X" (AC) R$ 950,00
D - Despesas com Vendas (CR) R$ 50,00
C - Receita Bruta de Vendas (CR) R$ 1.000,00
II - Pelo valor do ICMS destacado na nota fiscal:
D - ICMS sobre Vendas (CR) ) R$ 180,00
C - ICMS a Recolher (PC) R$ 180,00
III - Pelo recebimento da administradora em 05.09.2006:
D - Bancos Conta Movimento (AC) R$ 950,00
C - Clientes - Administradora "X" (AC) R$ 950,00
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AC = Ativo Circulante
PC = Passivo Circulante
CR = Conta de Resultado