x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 1.475

Ana Rita Ferreira de Sousa

Ana Rita Ferreira de Sousa

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 16 anos Quarta-Feira | 12 dezembro 2007 | 19:14

boa noite... gostaria de uma ajuda... trabalho num escritorio no qual as empresas não tinham contabilidade, começamos este ano, a unica coisa que fizemos foi transferir o saldo do "livro caixa" para a contabilidade... e agora qdo vou tentar encerrrar o balanço meu ativo no bate com o passivo... vou passar o dados que está em meu balancete e gostaria que vcs analisassem e se possivel me ajudasse a fechar este balanço (se puder me explicar de forma detalhada fico grata pois nunca fechei balanço, este será o primeiro ano).


Segue os dados:

ATIVO
caixa - 6.396,56

PASSIVO

fornecedores - 143,02
inss - 83,60
simples a recolher - 485,98

COMPRAS
mercadorias - 56.591,28

VENDAS- 86.449,14

DEDUCOES
simples - 2.688,71

DESPESAS
despesas diversas- 5.757,56

no resumo do balancete esta assim:

ativo -6.396,56
passivo- 498,07
compras-56.591,28
vendas-83.760,43
despesas-5.757,56
LUCRO - 21.411,59

obs: não feito balanço de abertura e agora meu balanço não bate.. o que vcs me aconselham a fazer? e se tiver que fazer lançamentos contabeis gostaria que me explicasse detalhadamente por favor... sou novata nesta área .... muito obrigada.

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 16 anos Quarta-Feira | 12 dezembro 2007 | 22:15

Boa noite Ana,

A primeira providência a ser tomada deverá ser justamente a elaboração do Balanço de Abertura, posto que a diferença apresentada entre o Ativo e o Passivo neste Balanço determinará o Lucro ou o Prejuízo em Suspenso.

Não havendo o Balanço de Abertura, certamente você não conseguirá fechar balanço algum, haja vista a que os lançamentos contábeis elaborados após a data de abertura serão adicionados/diminuídos a saldos incorretos.

Busque na data da abertura todos os saldos que vocês transferiram para a contabilidade ou que conhecem e coloque-os aqui. Nesta premissa deve estar o saldo de caixa, o valor do Capital Social, dos estoques, valores a pagar e a receber etc.

Com base nestes valores montaremos o Balanço de Abertura e a partir disto poderemos orientá-la acertadamente.

Qualquer atitude que se tome diferente da acima demonstrada não espelhará a realidade da empresa e tornará impossível o fechamento de qualquer Balanço Patrimonial.

..

Ana Rita Ferreira de Sousa

Ana Rita Ferreira de Sousa

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 16 anos Quinta-Feira | 13 dezembro 2007 | 06:30

Bom dia Saulo,

Muito obrigada pela ajuda, eu vou providenciar os balanços de abertura e com certeza terei duvidas... posso contar com sua ajuda pra me ajudar depois?


obrigada.

tenha um bom dia.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.