Bom dia Ana,
Não há mais o que detalhar nos exemplos dados pelo Luiz e pelo Claudio, pois os registros contábeis inerentes a movimentação dos estoques são os que lá foram postados.
Estoque inicial de empresa sem contabilidade
O estoque inicial, assim como as outras contas que compõem os grupos do Ativo e Passivo, devem constar (inicialmente) do Balanço de Abertura.
Vai notar que a elaboração do Balanço de Abertura é bastante simples e que não há a necessidade de apurar custos, pois você lidará apenas com saldos de contas que compõem os grupos do Ativo e do Passivo, encontrados em seu levantamento.
Balanço de Abertura
A solução nos casos idênticos ao da empresa em questão (segundo a lei) é a elaboração de um Balanço de Abertura, que será seu ponto de partida para a regularização da contabilidade.
No caso desta empresa, que nunca manteve os registros contábeis, nas condições exigidas pela legislação fiscal você deverá, por ocasião do levantamento do balanço de abertura, proceder da seguinte forma:
Faça um levantamento junto a empresa inventariando todas as contas, isto é, verifique a posição (saldos) de Clientes, Fornecedores, contagem física dos estoques, saldo de caixa e bancários, bens do Imobilizado, enfim, de todos os direitos, haveres e obrigações (deveres) da empresa na data em que fará o Balanço de Abertura.
Para determinar o valor a ser registrado, tenha como base o custo dos bens do ativo imobilizado, dos investimentos permanentes e outros valores sujeitos à correção monetária do balanço, bem como o valor do capital social, corrigidos monetariamente desde a data da aquisição e da integralização do capital até 31.12.95;
Considere como utilizadas as quotas de depreciação, amortização e exaustão, devidamente corrigidas até 31.12.95, que seriam cabíveis nos períodos-base anteriores àquele em que realizar o balanço de abertura;
Uma vez tomadas todas estas providências e de posse dos referidos saldos, proceda aos registros contábeis dos valores apurados no levantamento patrimonial, efetuando um lançamento para cada conta dos grupos Ativo e Passivo e a diferença verificada entre os dois grupo como Lucros ou Prejuízos Acumulados;
Na prática ficaria assim:
pelo registro das contas do Ativo
D - Contas do Ativo
C - Balanço de Abertura (Conta Transitória)
pelo registro das contas do Passivo
D - Balanço de Abertura (Conta Transitória)
C - Contas do Passivo
Deve ser efetuado um lançamento para cada conta
Após efetuados os lançamentos acima, verifique o saldo da conta transitória " Balanço de Abertura". Se for negativo (devedor) o Balanço de Abertura indica que a empresa apurou prejuízos desde sua abertura até a data do referido Balanço. Se positivo, apurou Lucros.
Sua atenção deve estar voltada para o fato de que o resultado apurado é meramente contábil ou seja, se apurou prejuízo, este não pode ser compensado e se foram Lucros, não podem ser distribuídos aos sócios.
O ideal é que o diferencie de futuros resultados, lançando-o em conta específica no Patrimônio Líquido como Lucros (ou Prejuízos) em Suspenso, por exemplo.
Lançamentos
pela apuração de Lucros
D - Prejuízos em Suspenso (Patrimônio Liquido)
C - Balanço de Abertura (Contra Transitória)
Ou
pela apuração de Prejuízos
D - Balanço de Abertura (Contra Transitória)
C - Lucros em Suspenso (Patrimônio Liquido)
Nota
Se a empresa não tem nada, esteve inativa e "desapareceu" com o dinheiro do Capital Social, eu sugiro que lance o referido capital contra Prejuízos em Suspenso, já que o dinheiro teoricamente foi gasto e nada foi convertido em ativos da empresa.
Se ainda assim tiver dificuldades, coloque aqui os valores encontrados no seu levantamento que eu lhe mostro (na prática) como fechar o referido Balanço
...