x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 46

acessos 13.173

Mário Gilberto Barros de Melo
Moderador

Mário Gilberto Barros de Melo

Moderador , Sócio(a) Proprietário
há 10 anos Segunda-Feira | 19 agosto 2013 | 22:08

A ideia de criar este tópico é para "tentar" concentrar todas as consultas sobre o tema em um mesmo tópico.

Para tanto, deixarei os link´s para baixar o programa, o "Penguntão", bem como sobre legislação.


Programa:

ITR 2013

Perguntas e Respostas:

Perguntas e Respostas - ITR 2013


Legislação:

Legislação - ITR

"O conhecimento é a única riqueza que quando é dividida, automaticamente se multiplica"
Artur Melo Bernardi

Artur Melo Bernardi

Prata DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 10 anos Sexta-Feira | 30 agosto 2013 | 16:00

Uma dúvida, o Imóvel Rural, passou para área urbana em Julho/13 já foi feita a baixa do código do imóvel junto ao Incra, e o Incra já comunicou a prefeitura sobre o ato.
Devo declarar ITR?
Preciso fazer a baixa do NIRF junto a Receita Federal?

Obrigado pela atenção!

Flávio Marinho

Flávio Marinho

Iniciante DIVISÃO 3, Chefe
há 10 anos Terça-Feira | 3 setembro 2013 | 16:01

Boa tarde amigos,

estou fazendo a declaração de ITR nesse ano, e estou com a seguinte questão;

Os sócios da empresa, são proprietários de duas fazendas onde o ITR era feito sem problemas... No entanto no exercício passado, essas fazendas foram arrendadas para a empresa deles mesmo, e hoje eles recebem aluguel da empresa que arrendou, como eu informo essa situação na declaração do ITR ???

Jhonatas morais de Albuquerque

Jhonatas Morais de Albuquerque

Prata DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 10 anos Terça-Feira | 3 setembro 2013 | 16:04

Quando alguém comprou uma fazenda no ano de 2012 e o antigo dono informava o ITR normalmente, na declaração de 2013 tenho que informar algum campo especial referente à compra da fazenda? ou apenas alterar as informações do novo proprietário.

GLACIVALDO PEDRO MARQUES

Glacivaldo Pedro Marques

Bronze DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 10 anos Segunda-Feira | 16 setembro 2013 | 14:20

Estou com o seguinte caso, uma propriedade foi adquirida em Outubro de 2011, e não foi feito o ITR de 2012.
Agora o proprietário procurou para fazer o ITR de 2013, Quais providências devo tomar? Tenho que declarar o ITR de 2012?

P.S:O pai do produtor é Usufrutuário Vitalício, o ITR será declarado no nome de quem ?


Rogerio de Souza Santos

Rogerio de Souza Santos

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 10 anos Segunda-Feira | 16 setembro 2013 | 14:55

Glacivaldo,

O mesmo deverá fazer as duas declarações(2012/2013), na primeira deverá preencher o quadro de alienação/aquisição da declaração.

Com referência a usufrutuário, eu faço tanto ITR como CCIR em nome do proprietario e não de quem está usando a terra(usufrutuário), só em caso de morte do prop. é que faço a transferência.



Um abraço,

Rogerio de Souza Santos
Rogerio de Souza Santos

Rogerio de Souza Santos

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 10 anos Terça-Feira | 17 setembro 2013 | 14:56

Nicelia,

Quando da entrega das declarações, juntamente com o recibo sai a notificação com todos os dados do Darf.
Periodo de apuração; primeiro dia seguinte ao prazo da entrega.

Vencimento; 45 dias após a data da entrega da declaração.
È so fazer o Darf no site da Receita.


Um abraço,

Rogerio de Souza Santos
GILMAR DA SILVA DE CARVALHO

Gilmar da Silva de Carvalho

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 17 setembro 2013 | 18:09

Boa tarde, estou com a seguinte situação: eu declarei o itr 2012 com uma área de 1100 há , em março de 2012, foi feito o georreferenciamento da área onde a área que era de 1100 e com as novas medições passou a ser de 1250,00. Ao se fazer o georreferenciamento aos dados são atualizados no INCRA - atualizando o CCIR. Só que quando tiro o CCIR Consta área total 1250,00 e área registrada 1100 há. Minha dúvida é? Qual área eu lanço no ITR?

Se alguém puder me responder eu agradeço.

jorge cunha

Jorge Cunha

Prata DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 10 anos Quinta-Feira | 19 setembro 2013 | 11:23

Colegas bom dia!

Um entidade imune, recebeu uma doação de um sitio, foi feita a escritura em maio de 2012e, embora não sabia da escritura, apresentei o Ditr e pagamos os valores do imposto.
Tenho que alterar o nome e requerer a imunidade tributária. O que deverei fazer ou entregar junto a receita Federal para alterar e apresenta a declaração de 2013?
Grato pela ajuda

Att.

Jorge

Ana Cláudia Balan

Ana Cláudia Balan

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 19 setembro 2013 | 22:14

Boa Noite Colegas, gostaria de saber se alguém pode me ajudar, tenho q fazer uins ITR de umas fazendas no mato grosso do sul. aqui no paraná usamos a tabela do deral para saber o valor da terra nua. Aonde consigo esta tabela do mato grosso do sul.

Obrigada.

Rogerio de Souza Santos

Rogerio de Souza Santos

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 10 anos Sexta-Feira | 20 setembro 2013 | 14:41

Flávio Marinho,

Não sei se você já resolveu o seu caso, mas as declarações do ITR continuam sendo feitas em nome dos proprietários atuais, mesmo que estejam arrendadas para outros.

OBS; Quando for declarar a parte de animais, dar uma lida na instrução do programa(entra no quadro e dá F1),claro se for àrea acima de 200 ha.,
pois não pode ficar em branco.

Um abraço e desculpe o atrazo,

Rogerio de Souza Santos
GILMAR DA SILVA DE CARVALHO

Gilmar da Silva de Carvalho

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 10 anos Sexta-Feira | 20 setembro 2013 | 15:47

Obrigado Rogerio pela resposta

Eu tenho uma outra dúvida

No caso do georreferenciamento a área ter ficado maior vou declarar pela área nova, no caso em que área antiga tinha 20% de reserva legal, com a nova área maior eu 20% sobre a nova área. e faço o mesmo procedimento no ADA - ato declaratório ambiental, e essa reserva tem que estar averbada na matricula.

Se você puder ajudar eu agradeço, e que sou novo nesta área.


GUTO MUNARIN

Guto Munarin

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 23 setembro 2013 | 09:13

Rogerio, você já esta conseguindo transmitir ITR 2013?

"Se não puder se destacar pelo talento, vença pelo esforço."
Paulo R. Schafer
Moderador

Paulo R. Schafer

Moderador , Contador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 23 setembro 2013 | 09:16

Guto Munarin
Bom dia

Fiz a transmissão de algumas ITR normalmente logo pela manhã.

Não constatei nenhum tipo de problema.

Att.

"100% focado onde houver 1% de chance"
GUTO MUNARIN

Guto Munarin

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 23 setembro 2013 | 09:25

Paulo, a receitanet foi a versão 1.04 que utilizou?pois não consigo transmitir, e na versão 1.04 diz que o ITR transmite até 2012.

"Se não puder se destacar pelo talento, vença pelo esforço."
Juliana Rodrigues

Juliana Rodrigues

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 23 setembro 2013 | 09:42

Olá,

Estou fazendo o ITR em MG, e gostaria de saber se alguém possui a planilha de Valor da Terra Nua (VTN) de 2013 do estado de MG, mais especificamente dos municípios de Contagem e Ibirité.

Aguardo um retorno.

Abraços.

Juliana

GUTO MUNARIN

Guto Munarin

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 23 setembro 2013 | 09:57

Obrigado Paulo, mas só tenho versão 1.04 e não encontrei versão 1.03 no sitio da receita.

"Se não puder se destacar pelo talento, vença pelo esforço."
Carlos Eduardo

Carlos Eduardo

Bronze DIVISÃO 2, Não Informado
há 10 anos Terça-Feira | 24 setembro 2013 | 17:44

Ola boa Tarde , tenho duvidas como verificar se estar correto na hora de calcular o imposto a ser pago no seguinte ponto. Calculo do valor da terra nua . Ex valor do imovel como determino esse valor real ? Fico Grato e Alguem puder me ajudar!!

Bruno Alexandre Sato

Bruno Alexandre Sato

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 25 setembro 2013 | 14:00

boa tarde, estou com duvidas a respeito do preenchimento da declaração, valores, se repito igual do ano anterior 2012 ou tem que atualizar o valor da terra nua tributavel?
desde já agradeço pela atenção

Página 1 de 2
1 2

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.