x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 5

acessos 1.619

Pode separar o Darf da Matriz e da Filial em 2?

Contato Contabilidade

Contato Contabilidade

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 10 anos Segunda-Feira | 26 agosto 2013 | 12:15

Amigos, estou com este problema, tenho uma empresa que conta com uma filial, porém, um sócio fica na matriz e outro na filial, ja sei tb que os darfs são centralizados pela matriz, ocorre que este mes, o faturamento matriz, foi maior que o da filial, e o sócio que fica na Matriz quer que eu mande um darf para Matriz (referente ao seu faturamento) e outro a filial (mesmo com CNPJ) da matriz..assim cada um pagaria em nome da matriz, porém a carga sofrida pelo seu faturamento..

Exemplo:

Matriz 100.000,00 - CNPJ da Matriz referente a 100.000,00
Filial 300.000,00 - CNPJ da Matriz referente a 300.000,00

Contato Contabilidade

Contato Contabilidade

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 10 anos Segunda-Feira | 26 agosto 2013 | 12:38

Nilton Dias Lima

Sim sim amigo, obrigado, eu estava com dúvidas a respeito, os sócios meio que brigaram entendeu, mas eu avisei que se um não pagar a matriz fica devedora, ele disse que só vai pagar referente ao que ele fatura...por isso ele sugeriu esta hipotese..

Pensei em fazer o darf no CNPJ da matriz e no campo obs escrever referente ao faturamento da filial xx.xxx.xxx/0002-xx..

Alexandre Melo Gomes

Alexandre Melo Gomes

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 26 agosto 2013 | 12:57

Carlos,

Estes litígios entre sócios de fato é muito comum, mas depois eles resolvem e se você não documentar essa decisão deles neste momento depois você pode ter problemas, quanto a obs no campo reservado você pode mencionar mas tudo recai para a matriz e como o Sr. Nilton mencionou deve-se mencionar na DCTF os pagamentos fracionados.

"A vantagem é recíproca, pois os homens, enquanto ensinam, aprendem." Sêneca

Alexandre Gomes

Alex dos Santos

Alex dos Santos

Bronze DIVISÃO 5, Analista Tributos
há 10 anos Segunda-Feira | 26 agosto 2013 | 13:41

Carlos,

Você pode recolher o PIS/COFINS/IRPJ E CSLL em vários DARFs, porem todos devem ser com o CNPJ da Matriz.

Você pode fazer o seguinte, faça um único calculo considerando o valor total faturado entre MATRIZ e FILIAL, após isso, separe os valores a recolher de cada empresa proporcionalmente aos respectivos faturamentos, e prepare os darfs, lembrando que o CNPJ do DARF deve ser o da Matriz.

Abs.,

Alex Santos



Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 26 agosto 2013 | 13:49

Boa tarde.

Tendo cliente matriz e filial, procedo conforme exposto pelo Alex:
Gero dois darfs (ambos com CNPJ da matriz), sendo um com recolhimento para Matriz e outro para filial, escrevendo no campo próprio dos darfs, se MATRIZ ou FILIAL.

Att

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.