Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 2

acessos 1.060

CONTRATO SOCIAL: urgente!17/12/07

Paulo Souza

Paulo Souza

Bronze DIVISÃO 4, Não Informado
há 16 anos Segunda-Feira | 17 dezembro 2007 | 11:40

Caros amigos, segue minha dúvida:


Coloco os fatos depois coloco a dúvida:

Texto do Contrato referente a Administração Social:

O Exercício Social coincide com o Ano Civil encerrando-se, portanto, em 31 de Dezembro de cada ano. O administrador prestará contas justificadas de sua administração, procedendo à elaboração do inventário, do balanço patrimonial e do balanço de resultado econômico, cabendo aos sócios, na proporção de suas quotas, os lucros ou perdas apuradas.

Base de infromação para a questão:

Existem tres sócios, com sendo "x" mojoritário.

Questão:

Posso especificar no CONTRATO SOCIAL que apenas o sócio "x" poderá retirar LUCRO e assumir prejuízo num prazo de 6 (seis) meses? Qual o modelo de clausula ideal para este tipo de menção?

Obs.: Peço a gentileza de quem responder, colocar a base legal.

Acredito que possa ser desta forma:

CLÁUSULA 9ª - O Exercício Social coincide com o Ano Civil encerrando-se, portanto, em 31 de Dezembro de cada ano. O administrador prestará contas justificadas de sua administração, procedendo à elaboração do inventário, do balanço patrimonial e do balanço de resultado econômico, cabendo ao sócio "X", os lucros ou perdas apuradas no período em que for realizado.

Muito Obrigado pela ajuda!

Paulo Souza


"Sempre pesquiso as perguntas postadas, antes de realizar minha pergunta"
Paulo Souza

Paulo Souza

Bronze DIVISÃO 4, Não Informado
há 16 anos Terça-Feira | 18 dezembro 2007 | 19:55

Eris, boa noite!

Agradeço pelo link, porém não menciona a resposta que ampara a questão.

Pesquisei e não é possível realizar tal alteração, conforme dispõe o Art. 1008, do Código Civil , todo sócio deve participar dos lucros e perdas. É nula a cláusula que exclua qualquer sócio de participar dos lucros e perdas.

Volto a agradecer pela tentivas de ajuda.

Paulo Souza


"Sempre pesquiso as perguntas postadas, antes de realizar minha pergunta"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.