x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 20

acessos 38.639

DBE com Alteração para sociedade Unipessoal

TACIANA

Taciana

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 28 agosto 2013 | 11:29

Bom dia pessoal. Preciso muito da ajuda de vcs.
Pesquisei no fórum e ainda tenho dúvidas.

Irei registrar na Junta Comercial de Minas uma alteração contratual. A sociedade Ltda possui dois sócios. Um está saindo da sociedade, possui 1% do capital social e está transferindo a quota-parte ao sócio remanescente.

A Junta Comercial orientou apresentar a alteração junto com o DBE para registro e a respectiva alteração contratual.

Minha dúvida é na geração do DBE através da coleta-web.

Informei no QSA:
sócio que sai da sociedade (nesse campo observei que não aceita informar %, nem valor, nem o tipo de sócio). e informei a alteração do sócio que fica (que já era administrador), nele informei o % de 100% e o valor do capital social.

Transmiti o DBE e o mesmo foi indeferido, pelo motivo: "Sua solicitação não foi atendida pelo(s) motivo(s) abaixo indicado(s): Somatório dos valores de capital social dos sócios é maior que o valor do capital social da empresa."

Não alterei o capital social, apenas informei que o sócio remanescente fica com 100% do capital e informei o capital social total.

Pessoal, como devo realizar esse processo para que dê certinho?

Desde já agradeço a atenção de vcs.


Sebastiao Gonçalves David Filho

Sebastiao Gonçalves David Filho

Prata DIVISÃO 1, Sócio(a) Proprietário
há 10 anos Quarta-Feira | 28 agosto 2013 | 12:12

Bom dia,


Fiz um caso igual a este hoje pela manhã, o procedimento é o seguinte:

Sócio retirante: Deve dar a saída do mesmo, no ato não abrirá nenhum campo para informação;

Sócio remanescente: Deverá alterar os dados, incluindo assim a quantidade de quotas ou seja os 100%.

Se não houve alteração do capital social não há necessidade de informa-lo, mas se hou alteração deverá informar o código 247.

Sebastião Gonçalves David Filho
e-Processus Gestão Empresarial
https://www.eprocessus.com.br
fb/eprocessus
TACIANA

Taciana

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 28 agosto 2013 | 12:19

Olá Sebastião. Obrigada pela postagem.
Exatamente esse processo fiz. E não deu.
Transmiti o DBE e o mesmo foi indeferido, pelo motivo: "Sua solicitação não foi atendida pelo(s) motivo(s) abaixo indicado(s): Somatório dos valores de capital social dos sócios é maior que o valor do capital social da empresa. E não alterei o capital. Ficou sem informação de capital na sócia que sai e 100% para o sócio remanescente.

Tem alguma observação que devo atentar? Talvez eu esteja passando batido.

Desde já, muito obrigada.

Sebastiao Gonçalves David Filho

Sebastiao Gonçalves David Filho

Prata DIVISÃO 1, Sócio(a) Proprietário
há 10 anos Quarta-Feira | 28 agosto 2013 | 13:43

Taciana

Eu geralmente uso o PGD pois no Paraná ainda não é sincronizado, você faz pelo coleta web ou pelo PGD?


Vou fazer um teste, e ver o que o sistema informa com a mesma alteração que comentei ter feito pela manhã.


Assim que tiver um parecer do portal te aviso.

Sebastião Gonçalves David Filho
e-Processus Gestão Empresarial
https://www.eprocessus.com.br
fb/eprocessus
TACIANA

Taciana

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 28 agosto 2013 | 13:51

Aqui em MG é sincronizado, pela coleta-web. Fiz novamente a geração do DBE desse jeitinho que vc fez e no meu deu o mesmo erro. "Somatório dos valores de capital social dos sócios é maior que o valor do capital social da empresa."

Curioso que fiz um outro DBE de teste usando o evento 247- alteração de capital social. Só usei o evento. Não alterei o capital social da empresa. Desse jeito emite o DBE. Dei a saída da sócia. Alterei o % e capital social do sócio remanescente para 100% e o valor total do capital atual e no evento 247 informei o mesmo capital da empresa. Ai gerou o DBE.

Será que é assim mesmo? E será que esse evento será aceito pela Junta, mesmo que não houve a alteração real do capital?

Atenciosamente, Taciana

Sebastiao Gonçalves David Filho

Sebastiao Gonçalves David Filho

Prata DIVISÃO 1, Sócio(a) Proprietário
há 10 anos Quarta-Feira | 28 agosto 2013 | 14:16

Cancelei o pedido que tinha e encaminhei um novo, vaou ver se dá algum erro. Copiei as telas, assim que tiver o retorno da análise eletrÔnico te encaminho os mesmos.

Um dica, se apresentar um arquivo e ele der erro solicite uma consulta fiscal da empresa, pode ser que tenha informações faltantes no cadastro. Ai você solicita a alteração de um dado pensando estar correto e este dado é inexistente no cadastro.

Sebastião Gonçalves David Filho
e-Processus Gestão Empresarial
https://www.eprocessus.com.br
fb/eprocessus
JOÃO DE ASSIS CANDIDO

João de Assis Candido

Ouro DIVISÃO 2, Não Informado
há 10 anos Terça-Feira | 3 dezembro 2013 | 08:49

Quando acontece isso comigo, verifico se o capital esta atualizado na base de dados da receita federal, se não procuro se houve alguma alteração de capital, se sim informo em conjunto com a alteração o evento 247 com a data da alteração de capital na época registrada.

TACIANA

Taciana

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 10 setembro 2014 | 15:56

Claudenir, mil desculpas, só hoje li sua postagem.
Se não tiver resolvido, escreva que lhe ajudo.
Abraço.

REBECA COSTA

Rebeca Costa

Bronze DIVISÃO 5, Administrador(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 18 dezembro 2014 | 19:09

Ola Pessoal, estou precisando de ajuda, seguinte: Uma sociedade, ja efetuou retirada de socio, passou os 180 dias de prazo isso ha 5 anos; hoje o empresario deseja alterar para EIRELI, porem ao dar entrada na JUnta Comercialfoi solicitado que primeiramente efetue as demais alterações e posterior alteraçao para EIRELI, porem estou com dificuldades ao gerar o DBE devido os mesmos erros dos colegar ai: Ao alterar o capital gera o erro que consiste em valor excede o valor do capital social, sendo que ja coloquei o codico 247, ja fiz a exclusão do socio por via das duvidas de nao constar no sistema, ja tentei e transmitir umas 10 vezes e retorna o mesmo erro...alguem pode me ajudar????? Sera que se eu alterar para EiRELI depois efetuar as demais alterações tb daria certo? mas no caso do capital em tesouraria como faço esta alteração para EIRELIalteraria tb o capital que hoje é 10 mil e passa-se a ser 5 mil apenas?

MAURICIO F. FERREIRA

Mauricio F. Ferreira

Prata DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 8 anos Domingo | 6 dezembro 2015 | 11:03

DBE para tornar uma sociedade LTDA em unipessoal:

Sistema Coleta Web:

1. Alteração Cadastral

Assinalar: Dados Cadastrais / Situações Especiais

Assinalar: Quadro de Sócios e Administradores - QSA


2. Evento(Motivo do Preenchimento)

Selecionar: 247 - Alteração de capital.

Obs.: É o mesmo do contrato UNIPESSOAL registrado na Junta Comercial.

3.

QSA

Lista de Sócios/Administradores

CPF/CNPJ do Sócio/Administrador
Nome (pessoa física) / Nome Empresarial (pessoa jurídica)

A. Retirada do sócio, com a data do registro do contrato UNIPESSOAL na Junta Comercial.
B. Alteração do sócio que permanece na empresa, como sócio administrador, capital de 100% e com a data do registro do contrato UNIPESSOAL na Junta Comercial.
C. Endereço do sócio que permanece na empresa.

4.

MUNICÍPIO (Caso a Prefeitura tiver cadastro sincronizado)

Dados Específicos do Município.

Número da Inscrição Municipal.

RENATA

Renata

Bronze DIVISÃO 4, Analista Contabilidade
há 8 anos Terça-Feira | 15 dezembro 2015 | 14:19

Boa tarde a todos

Estou começando no forum hoje e acho interessante essa ajuda que todos dão por aqui.
Eu não estou muito habituada a mexer com processos e estou com uma dúvida no preenchimento do Cadastro WEB (Junta) e Coleta WEB (Receita) porque estão saindo os sócios e a sociedade dicou unipessoal.

No cadastro web um dos sócios que está saindo acabou alterando seu nome porque casou além de fazer a saída dele preciso alterar o nome senão quando preencho o DBE da inconsistência, minha dúvida é que preciso neste campo que ele sai e altera seus dados cadastrais informar a administração na sociedade, ele era administrador e assinava em conjunto com todos os sócios ou somente duas assinaturas eram suficientes, como ele está saindo o que eu coloco? administração não? ou sim em conjunto com alguns?


Na coleta web eu coloco só o QSA e Evento 202 - Alteração responsável perante o CNPJ
E na parte da FCPJ quando informo a natureza jurídica aparece essa mensagem: Seu ato constitutivo/alterador já foi registrado no respectivo órgão de registro? (ainda não dei entrada na junta porque precisa enviar este DBE junto)

Agradeço a todos e quem puder me ajudar agradeço mais ainda




O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.