x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 191

acessos 58.641

e rucca MEI RJ

Eric Pereira

Eric Pereira

Ouro DIVISÃO 1, Assistente Administrativo
há 9 anos Sexta-Feira | 31 outubro 2014 | 16:02

Boa tarde Eduardo,

Refaça a consulta prévia, conforme solicitado pelo fiscal. E coloque as atividades também solicitadas:

2.10.45.5 - LEGALIZAÇÃO

E 2.19.10.0 - INFORMAÇÕES CADASTRAIS, SERVIÇOS DE

Mas para confirmar, qual seria o CNAE que consta no seu CNPJ?

Att,

Eric Pereira

Eduardo Trindade

Eduardo Trindade

Iniciante DIVISÃO 1, Assessor(a) Informática
há 9 anos Sexta-Feira | 31 outubro 2014 | 16:24

Muito obrigado, Eric Pereira!

A CNAE é:
82.19-9/99 PREPARAÇÃO DE DOCUMENTOS E SERVIÇOS ESPECIALIZADOS DE APOIO ADMINISTRATIVO NÃO ESPECIFICADOS ANTERIORMENTE
82.11-3/00 SERVIÇOS COMBINADOS DE ESCRITÓRIO E APOIO ADMINISTRATIVO

Quando fui pessoalmente ao orgão da prefeitura, o atendente mandou eu entrar no site, colocar o nº do meu processo e fazer a alteração da atividade, mas o caso é q eu não encontrei essa opção lá.
No link de consulta prévia tem uma opção que é pra mudar de atividade, no caso seria essa não? Mas pra começar a preencher, eles pedem o número de inscrição, que eu não tenho. Este, eu acredito que venha no alvará.

Eric Pereira

Eric Pereira

Ouro DIVISÃO 1, Assistente Administrativo
há 9 anos Sexta-Feira | 31 outubro 2014 | 16:38

Boa tarde Eduardo,

O fiscal lhe informou errado. No caso, você deverá preencher uma nova solicitação de consulta prévia.
Faça o mesmo procedimento que você realizou da primeira vez, como se fosse inicio de atividade.

Uma dica: No campo OBSERVAÇÕES, dentro do sistema da consulta prévia, coloque os dizeres "cumprimento da exigência do processo nº 04/......."
E também coloque "A empresa irá prestar serviço de acordo com os CNAES 8219-9/99 e 8211-3/00"

Se achar melhor, explique como será feita a prestação de serviço, uma vez que o CNAE 8219-9/99 é muito amplo.

Att,

Eric Pereira

Arão

Arão

Iniciante DIVISÃO 3, Micro-Empresário
há 9 anos Sexta-Feira | 27 fevereiro 2015 | 12:15

Olá, Boa Tarde.
Sou MEI , Fiz a consulta previa de local e foi aprovado ae preenchi o e-rucca mas chego até a 3° página e não tenho mais para onde ir.
não me aparece a opção de enviar os documentos que fui informado pelo e-mail de aprovação da consulta prévia.
não sei o que estou fazendo de errado.

Eric Pereira

Eric Pereira

Ouro DIVISÃO 1, Assistente Administrativo
há 9 anos Segunda-Feira | 2 março 2015 | 09:35

Bom dia Arão,

Não é preciso o envio dos documentos para a prefeitura.
Envie o E-Rucca e espere o e-mail com o deferimento. Caso o processo caia em exigência será necessário levar tais documentos, mas para o MEI acredito que não caia.

Para facilitar, faça seu cadastro no portal carioca digital. Vá no campo "Suas Licenças". Abaixo do local onde consta sua foto há uma lacuna para preencher o numero da consulta prévia.
Com esse procedimento você emite o alvará pela internet e acompanha o andamento do seu processo.

Att,

Eric Pereira

Arão

Arão

Iniciante DIVISÃO 3, Micro-Empresário
há 9 anos Segunda-Feira | 2 março 2015 | 10:29

Olá Eric, Bom dia e Obrigado por me ajudar.

Porem, ainda preenchendo o e-rucca, fico preso na 3º pagina de CONFERÊNCIA DE INFORMAÇÃO onde tenho apenas a opção de retornar ou quadro societário.

e daí não tem nenhuma opção como "enviar" ou "concluir" ....


fui até o portão do carioca digital como vc me orientou, mas não consigo me cadastrar, aparece a mensagem "Could not send Message." e não sei o que fazer.

por favor, se puder me ajudar, eu preciso muito disso, estou perdendo clientes por ainda não conseguir emitir notas.

Obrigado !

Eric Pereira

Eric Pereira

Ouro DIVISÃO 1, Assistente Administrativo
há 9 anos Segunda-Feira | 2 março 2015 | 11:29

Nessa 3ª página você deve cadastrar o sócio da empresa.

Abra o campo "Quadro Societário" e preencha as informações solicitadas.
Após o preenchimento, confirme os dados e a opção para finalizar o processo do E-Rucca será aberta.


Sobre o site do portal carioca, acredito que seja um erro do site. Tente mais tarde.

Att,

Eric Pereira

Arão

Arão

Iniciante DIVISÃO 3, Micro-Empresário
há 9 anos Segunda-Feira | 2 março 2015 | 12:50

Ola Eric Pereira, muito obrigado...
Eu consegui terminar o preenchimento do e-rucca.
Também consegui fazer o cadastro no site do carioca digital.
Mas só consegui no Internet Explorer...
E agora? O que acontece?
Vou receber algum e-mail confirmando?

Depois disso vou poder emitir nota carioca?
Eu já tenho o certificado digital mas quando entro no site da nota carioca não aparece a opção de emitir nota.

Eric Pereira

Eric Pereira

Ouro DIVISÃO 1, Assistente Administrativo
há 9 anos Segunda-Feira | 2 março 2015 | 13:13

De nada! Precisando é só falar comigo!

Agora aguarde um e-mail da prefeitura informando sobre o processo.
Entre no site carioca digital após um dia do recebimento do e-mail. Lá aparecerá a opção de imprimir seu alvará.

Vai poder sim. O sistema costuma liberar a emissão da nota fiscal dentro de 72h após a emissão do alvará. Podendo acontecer antes.

Att,

Eric Pereira

Arão

Arão

Iniciante DIVISÃO 3, Micro-Empresário
há 9 anos Sexta-Feira | 6 março 2015 | 07:46

Olá, Bom dia..

Poxa, recebi um e-mail ontem do e-rucca dizendo que o processo do meu alvará foi indeferido .

tava escrito que o requerente (que sou eu) não reside no local.


Bom, de fato eu não resido. o local é a casa de meu pai. mas é lá que pretendo montar meu escritório. o que faço agora ????

No meu certificado de MEI consta como endereço comercial esse endereço da residencia de meu pai, onde estou tentando conseguir o alvará.
porem, em endereço residencial, está o endereço onde eu moro.

se eu alterar o endereço no meu cadastro eu poderia reenviar o e-rucca ?
ou teria outra solução ?
Obrigado !

Eric Pereira

Eric Pereira

Ouro DIVISÃO 1, Assistente Administrativo
há 9 anos Sexta-Feira | 6 março 2015 | 10:22

Bom dia Arão,

Conforme resolução da prefeitura, todos as empresas que terão endereço comercial em residencia, devem ser legalizadas como ponto de referencia e obrigatoriamente, um dos sócios deve residir no local. No seu caso, por ser somente 1 sócio, você deve residir no endereço.

A solução seria fazer uma alteração no cadastro do MEI, colocando o endereço comercial para a sua casa ou seu endereço residencial para a casa de seu pai.
Caso faça a alteração de endereço comercial, você terá que fazer nova consulta prévia de local e posteriormente um novo E-Rucca.

Espero ter ajudado.

Att,

Eric Pereira

jennifer francisco de souza

Jennifer Francisco de Souza

Bronze DIVISÃO 4, Professor(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 16 março 2015 | 16:21

Oi, Boa tarde!

Estou tentando abrir uma empresa de serviços de informática, porem como microempreendedora, confesso que sozinha estou levando uma coça! rss

Gostaria de saber se podem me ajudar

Ja fiz o mei, tambem tentei fazer a consulta previa, mas não sei o que colocar nas atividades, eu quero vender produtos de informática como(PCS, notebook, impressoras...) e tambem prestar serviços de instalações na area de informática, alguem poderia me ajudar.


Minha atividade no mei é:
47.51-2/01 comercio varejista especializado de equip e suprimentos de informática
95.11-8/00 reparação e manutenção de computadores e de equipamentos perifericos
61.90-6/99 outras atividades de telecomunicações não especializadas anteriormente


Se alguem puder me ajudar vou agradecer muito, não estou realmente conseguindo fazer

desde ja agradeço

Eric Pereira

Eric Pereira

Ouro DIVISÃO 1, Assistente Administrativo
há 9 anos Segunda-Feira | 16 março 2015 | 16:29

Boa tarde Jennifer,

Coloque as seguintes atividades:

SUPRIMENTOS PARA PROCESSAMENTO DE DADOS - COM VAR
REPARAÇÃO DE MÁQUINAS DE PROCESSAMENTO DE DADOS
e TELECOMUNICAÇÃO

Att,

Eric Pereira



Marina Ferreira Alves da Silva

Marina Ferreira Alves da Silva

Bronze DIVISÃO 2, Fotógrafo(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 20 março 2015 | 03:50

Olá, Eric...

esse post me ajudou bastante. Porém, estou com um problema agora.
Meu e-RUCCA foi deferido dia 19/03 e fui me cadastrar no portal nota fiscal carioca para solicitar o desbloqueio de senha web. Lá eles dão a opção de acessar com certificado digital (se o tiver), quando preencho meu CNPJ aparece a seguinte mensagem:


Solicitação de SENHA WEB não permitida. O CNPJ informado deverá obrigatoriamente acessar o sistema usando seu certificado digital (e-CNPJ / ICP-Brasil). CLIQUE AQUI para acessar o sistema com o certificado.

ATENÇÃO: o MEI estabelecido no Município do Rio de Janeiro, quando for prestador de serviços, deverá solicitar a Senha Web após a concessão do Alvará pelo órgão competente.



Quando clico para acessar com o certificado, aparece outra mensagem:


Nenhum Certificado Digital ICP-Brasil foi reconhecido como válido

Para escolher outro certificado digital feche a janela de seu navegador e acesse novamente.

Para acessar outro CPF/CNPJ sem Certificação Digital, CLIQUE AQUI



E nenhuma destas opções dá certo. Porém no próprio site da Nota Carioca eles me dão a seguinte informação:


Alguns contribuintes pessoas jurídicas, excepcionalmente, poderão cadastrar-se no sistema da NFS-e sem certificado digital. São eles:

As pessoas jurídicas que iniciaram as atividades há 180 dias ou menos.
Os Microempreendedores Individuais (MEI) optantes pelo SIMEI.

O Microempreendedor Individual que não dispuser de Certificado Digital, poderá cadastrar-se para acessar o sistema por meio de SENHA WEB. Para tanto, deverão, na área de acesso livre do portal da NFS-e, clicar na opção “Solicitar SENHA WEB” e gerar o formulário “Solicitação de Desbloqueio de SENHA WEB”, o qual deverá ser entregue à Administração Tributária, no endereço que estiver nele descrito juntamente com a documentação requerida, que efetuará o desbloqueio da SENHA WEB se atendidos os requisitos para tanto.


Eu tenho MEI, fiz pelo portal empreendedor e o próprio site diz que a opção do SISMEI é feita automaticamente ao ser gerado o CNPJ.
Como devo proceder?
Optar pelo SIMEI (Se sim, como e o que isso implica?) ou Pagar o certificado e-CNPJ?

Eric Pereira

Eric Pereira

Ouro DIVISÃO 1, Assistente Administrativo
há 9 anos Sexta-Feira | 20 março 2015 | 09:16

Bom dia Marina,

Já que seu E-Rucca foi deferido, você deve imprimir o cartão de inscrição municipal (alvará), você sabe onde realizar essa operação?

Vamos agora à nota carioca. Para acessar o site, de acordo com o que você disse, há a opção de acessar com o certificado digital ou através do formulário. Em ambos os casos existe uma burocracia e ônus. Mas o mais simples e barato é pelo formulário.
Como você está inscrita no MEI, não vejo necessidade de ter um certificado digital, pelo menos não de início. Então faça o seguinte:
Imprima o formulário de desbloqueio em 2 vias, assine e reconheça firma. Junte o certificado de Inscrição do MEI, CNPJ da empresa, seu RG e CPF e leve até o posto indicado no formulário. O acesso fica liberado em até 3 dias.

Assim que conseguir acessar o portal, vá no meno "Solicitar autorização de emissão" ou algo do tipo. E pronto! Você poderá emitir a nota.

A opção pelo SIMEI é feita automaticamente. Não é preciso fazer o enquadramento.

Tendo qualquer outra dúvida é só chamar!

Att,

Eric Pereira

Marina Ferreira Alves da Silva

Marina Ferreira Alves da Silva

Bronze DIVISÃO 2, Fotógrafo(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 20 março 2015 | 15:06

Oi, Eric.

Mas esse formulário só está disponível quando você cadastra a senha, pois quando você a cadastra ela é gerada bloqueada e com esse formulário você desbloqueia. No meu caso eu nem cadastrar consigo porque aparece a mensagem que mencionei :

Solicitação de SENHA WEB não permitida. O CNPJ informado deverá obrigatoriamente acessar o sistema usando seu certificado digital (e-CNPJ / ICP-Brasil). CLIQUE AQUI para acessar o sistema com o certificado.

ATENÇÃO: o MEI estabelecido no Município do Rio de Janeiro, quando for prestador de serviços, deverá solicitar a Senha Web após a concessão do Alvará pelo órgão competente.

Eric Pereira

Eric Pereira

Ouro DIVISÃO 1, Assistente Administrativo
há 9 anos Sexta-Feira | 20 março 2015 | 16:15

Faça o seguinte Marina,

Pelo site http://carioca.rio.rj.gov.br/ você consegue imprimir seu Alvará e Cartão de Inscrição Cadastrais. Basta criar seu login, ir no campo "SUAS LICENÇAS", cadastrar o numero da consulta prévia(campo abaixo da foto).

Aguarde 3 dias uteis, e tente fazer esse procedimento da nota carioca novamente. Caso ainda conste essa mensagem, infelizmente será necessário a emissão de um certificado digital.

Tendo mais alguma dúvida, é só entrar em contato.

Att,

Eric Pereira

Marina Ferreira Alves da Silva

Marina Ferreira Alves da Silva

Bronze DIVISÃO 2, Fotógrafo(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 20 março 2015 | 16:24

Será pelo fato de meu e-Rucca ter sido deferido dia 19/03 e no Portal Carioca Digital não constar meu alvará ainda?
Será que é isso que me impossibilita de solicitar a senha web, a falta do alvará?

Enfim. Muito obrigada. Aguardarei para ver se dá certo.

jennifer francisco de souza

Jennifer Francisco de Souza

Bronze DIVISÃO 4, Professor(a)
há 9 anos Terça-Feira | 7 abril 2015 | 13:38

Ola Eric, boa tarde!
Eu novamente... rss

Fiz o que você me aconselhou em relação as atividades da minha empresa.
Apos preencher o e-rucca, recebi essa mensagem dois dias depois:

PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO
COORDENACAO DE LICENCIAMENTO E FISCALIZACAO - F/CLF

Ref. Processo : 04/741157/2015.FISCALIZACAO - F/CLF

Prezado(a) Sr.(a),
Seu e-RUCCA foi analisado e apresenta as seguintes inconsistencias e/ou exigencias:

JUNTE CERTIFICADO DE MEI E CNPJ COM
O ENDERECO CONFORME O REQUERIDO



SOU LEIGA, Peço por gentileza que me auxilie novamente.
Esse cnpj que esta pedindo é o mesmo que vem no certificado do mei?
Então no caso eu teria que levar apenas o certificado do mei impresso e um comprovante de endereço até a prefeitura da minha cidade?
Estou com essa duvida!


Desde já eu agradeço

Eric Pereira

Eric Pereira

Ouro DIVISÃO 1, Assistente Administrativo
há 9 anos Terça-Feira | 7 abril 2015 | 17:36

Boa tarde Jennifer,

Leve até a prefeitura que atende a sua área (caso não saiba qual clique aqui ): Cópia do certificado de MEI e cópia do cartão do CNPJ

CNPJ clique aqui

Por mais que o certificado do MEI tenha o numero do CNPJ da empresa, é obrigatório levar o cartão.
Sobre o endereço, o cartão de CNPJ e o Certificado devem ter o mesmo endereço da consulta prévia de local.

Após cumprir a exigência, entre novamente no site do alvará já, transmita novamente o E-RUCCA e aguarde o deferimento.

Tendo qualquer dúvida sobre o processo, pode falar comigo.

Att,

Eric Pereira

GUSTAVO ALVES MODESTO

Gustavo Alves Modesto

Iniciante DIVISÃO 3, Produtor(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 9 abril 2015 | 16:21

Olá ! Fiz a consulta prévia para o MEI e foi aprovada. Depois fui para o e-RUCCA e a respota foi:

PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO
COORDENACAO DE LICENCIAMENTO E FISCALIZACAO - F/CLF

Ref. Processo : 04/672600/2015.FISCALIZACAO - F/CLF

Prezado(a) Sr.(a),
Seu e-RUCCA foi analisado e apresenta as seguintes inconsistencias e/ou exigencias:

JUNTE CERTIFICADO DE MEI E CNPJ C/ATIVIDADE DA F DE CONSULTA






Para retificar os dados de seu e-RUCCA, acesse o link
http://alvaraja.rio.rj.gov.br/index.php?pg=erucca&tp=ext

e efetue as alteracoes/retificacoes solicitadas

07a IRLF
AV. AYRTON SENNA, 2001 - BARRA DA TIJUCA

Sugestoes e elogios poderao ser feitos atraves do telefone 1746

*** email automatico e informativo; favor nao responder ***





As atividades da consulta prévia não batem com a que consta no CNPJ no site da Receita Federal. No CNPJ está como 90.01-9-06 - Atividades de sonorização e de iluminação. E na consulta prévia 5920100 - Atividades de Gravação de Som e Edição de Música.
Tentei alterar a atividade do CNPJ para essa da consulta prévia, que se encaixa mais no que faço, e não encontrei essa atividade colocada na consulta prévia.
O que devo fazer ?

Obrigado e abs,
Gustavo.

Eric Pereira

Eric Pereira

Ouro DIVISÃO 1, Assistente Administrativo
há 9 anos Quinta-Feira | 9 abril 2015 | 17:03

Boa tarde Gustavo,

Os códigos de atividades da Prefeitura são diferentes do CNPJ mesmo. Não há necessidade de alteração.

Leve os documentos solicitados para a Prefeitura da Barra, reenvie o E-Rucca e aguarde uma posição sobre o processo.

Att,

Eric Pereira

jennifer francisco de souza

Jennifer Francisco de Souza

Bronze DIVISÃO 4, Professor(a)
há 9 anos Domingo | 12 abril 2015 | 12:16

Passando para agradecer o seu auxilio Eric, muito obrigada!!
É muito bom saber que existem pessoas dispostas a ajudar as outras, o seu pagamento pode não ser em dinheiro, mas está ganhando muito conhecimento para exercer cada vez melhor a sua profissão. Parabéns Eric!!!

Obrigada mesmo.
Jennifer Souza

Eric Pereira

Eric Pereira

Ouro DIVISÃO 1, Assistente Administrativo
há 9 anos Segunda-Feira | 13 abril 2015 | 13:09

Boa tarde Jennifer,

Disponha!!! Como sempre disse nas mensagens, precisando é só chamar! Rsrsrs...

Eu faço o que faço por gostar de ajudar os outros. Sei que essa parte do MEI chamou a atenção de muitas pessoas pelas facilidades. E a parte burocrática, principalmente da prefeitura, é muito confusa pra quem não está no envolvido no meio.
E também, não custa nada passar um pouco do conhecimento a diante.

Obrigado você, também, por confiar em mim!

Bjo!

GUSTAVO ALVES MODESTO

Gustavo Alves Modesto

Iniciante DIVISÃO 3, Produtor(a)
há 9 anos Terça-Feira | 14 abril 2015 | 11:55

Eric, obrigado pela atenção ! Fiz o que você me recomendou. Fui a Prefeitura e levei os documentos. Porém, recebi um email de resposta, pedindo pra levar os mesmos documentos de novo. O que faço ?

Segue email:

PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO
COORDENACAO DE LICENCIAMENTO E FISCALIZACAO - F/CLF

Ref. Processo : 04/672600/2015.FISCALIZACAO - F/CLF

Prezado(a) Sr.(a),
Seu e-RUCCA foi analisado e apresenta as seguintes inconsistencias e/ou exigencias:

JUNTE CERTIFICADO DE MEI E CNPJ C/ATIVIDADE DA F DE CONSULTA

CODIGO DA ATIVIDADE (CNAE) 5920-1/00




Para retificar os dados de seu e-RUCCA, acesse o link
http://alvaraja.rio.rj.gov.br/index.php?pg=erucca&tp=ext

e efetue as alteracoes/retificacoes solicitadas

07a IRLF
AV. AYRTON SENNA, 2001 - BARRA DA TIJUCA

Sugestoes e elogios poderao ser feitos atraves do telefone 1746

*** email automatico e informativo; favor nao responder ***



Obrigado e abs,
Gustavo.

Eric Pereira

Eric Pereira

Ouro DIVISÃO 1, Assistente Administrativo
há 9 anos Terça-Feira | 14 abril 2015 | 14:59

Boa tarde Gustavo,

Tente enviar, novamente, o E-Rucca. Caso retornem com a mesma mensagem, volte até a prefeitura e apresente os documentos, mais uma vez.

Infelizmente a Prefeitura do Rio é um pouco desorganizada. As vezes alguém não deu baixa na sua exigência e o e-mail fica sendo enviado. E ao reenviar o E-Rucca, vão pegar o seu processo e ver que já foi cumprido.

Att,

Eric Pereira

Jéssica Brasil

Jéssica Brasil

Bronze DIVISÃO 3, Publicitário(a)
há 9 anos Terça-Feira | 14 abril 2015 | 22:47

Boa noite,

Acabei de criar meu MEI e quero emitir nota fiscal eletrônica.

Pelo que entendi, eu deveria realizar uma consulta prévia, a qual já consegui realizar.
após isso, preencher o e-rucca. Nesse eu tive problemas. Ao tentar concluir a solicitação, aparece uma mensagem "Apresentar documentos de comprovação" e depois a mensagem "data da JUCERJA inválida".

Como posso proceder?

Obrigada

Eric Pereira

Eric Pereira

Ouro DIVISÃO 1, Assistente Administrativo
há 9 anos Quarta-Feira | 15 abril 2015 | 10:39

Bom dia Jéssica,

No caso você chegou a ir até a prefeitura para apresentar os documentos?

Você preencheu o E-Rucca com a data de inicio da situação?(no certificado do MEI)

Caso tenha dúvida, tente refazer o E-rucca, insira a data citada acima e aguarde resposta da prefeitura.
Caso chegue outro e-mail pedindo para comprovar os documento, volte à prefeitura, reenvie o E-Rucca e aguarde novo e-mail.

Sim, o processo é confuso. Mas, infelizmente é assim.

Tendo qualquer dúvida, é só falar.

Att,

Eric Pereira

Página 2 de 7

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.