Contábeis o portal da profissão contábil

31
Jul 2014
10:34

BUSCAR NO FÓRUM

buscar

Aviso Previo trabalhado posso interromper ?

8respostas
1.067acessos

POSTS RELACIONADOS

Luciano Deganelo Albano

Usuário Novo

profissãoAuxiliar Operacional
mensagens3
pontos18
membro desde11/09/2013
cidadeIndaiatuba - SP
Postada:Quarta-Feira, 11 de setembro de 2013 às 13:34:00
Boa Tarde!

Estou atualmente cumprindo aviso prévio na empresa onde trabalho, porém eu consegui um novo emprego, ao me direcionar ao RH da minha empresa eles me informaram que eu não posso interromper o aviso prévio, sendo assim, eu terei que faltar ate ultimo dia do aviso prévio para poder dar baixa na minha carteira de trabalho.

1ºNão pode mesmo "parar" o aviso prévio?

2º Se eu faltar os 22 dias que faltam para concluir o aviso, não é considerado abandono de trabalho?

Grato,

Luciano Albano.
Mariana Rodrigues

Usuário Novo

profissãoConsultor(a)
mensagens12
pontos195
membro desde10/06/2013
cidadeMinacu - GO
Postada:Quarta-Feira, 11 de setembro de 2013 às 13:45:17
Luciano...
Depende, se você esta cumprindo aviso, e foi por dispensa do empregador, ele poderá te dispensar do aviso, conforme previsto.

Precedente Normativo 24 – O empregado despedido fica dispensado do cumprimento do aviso prévio quando comprovar a obtenção de novo emprego, desonerando a empresa do pagamento dos dias não trabalhados”.

“Art. 15 – O direito ao aviso prévio é irrenunciável pelo empregado, salvo se houver comprovação de que ele obteve novo emprego.”

O artigo 15 acima transcrito não faz distinção entre a dispensa feita pelo empregador e o pedido de demissão. Ou seja, o artigo 15 trata de forma igualitária as duas situa
ções.

Ou seja....sim! ele terá que te dispensar, faça o seguinte, peça seu novo empregador, uma carta, informando o interesse de contratar seus serviço, e solicitando a dispensa do cumprimento do aviso, isso resguarda voce e seu ex patrao....hoje em dia o que vale é documento...

Boa sorte!

MARIANA S. RODRIGUES PIRES!
GESTORA EMPRESARIAL
ANALISTA DEPTO PESSOAL.
(62) 8446-0057
E-mail: maryana_tm@hotmail.com
Carlos Alberto dos Santos

Usuário 2 Estrelas Douradas

profissãoAnalista Pessoal
mensagens1.672
pontos9.682
membro desde31/01/2013
cidadeSao Jose dos Campos - SP
Postada:Quarta-Feira, 11 de setembro de 2013 às 13:48:19
Luciano, em alguns deles a empresa e obrigada a dispensar o empregado do restante do aviso prévio, sendo que ela não é obrigada a pagar os restantes dos dias mas para isso precisará de uma declaração do novo empregador, (conforme relata a colega acima), ok...
Carlos Alberto dos Santos

Usuário 2 Estrelas Douradas

mensagens1.672
pontos9.682
membro desde31/01/2013
cidadeSao Jose dos Campos - SP
Postada:Quarta-Feira, 11 de setembro de 2013 às 13:49:42
Luciano, esqueci de incluir na minha resposta acima, que isso consta em na maioria das clausula na convenção coletiva de trabalho (sindicato), mas para isso você deverá consultar o mesmo, ok....
Luciano Deganelo Albano

Usuário Novo

mensagens3
pontos18
membro desde11/09/2013
cidadeIndaiatuba - SP
Postada:Quarta-Feira, 11 de setembro de 2013 às 13:53:15
Mensagem Editada por Luciano Deganelo Albano em 13/09/2013 16:00:24
MUITO obrigado pelas informações era isso que eu precisava saber!

Luciano Deganelo Albano

Usuário Novo

mensagens3
pontos18
membro desde11/09/2013
cidadeIndaiatuba - SP
Postada:Sexta-Feira, 13 de setembro de 2013 às 16:00:51
Surgiu uma nova duvida...

na nova empresa ja me registraram, o registro na carteira de trabalho serve como prova de que tem uma empresa interessada em meus serviços para a liberação do aviso previo? ou realmente te que existir uma carta do novo empregador?
Jonatas Correa

Usuário Ativo

mensagens147
pontos1.056
membro desde12/02/2012
cidadeCaieiras - SP
Postada:Sexta-Feira, 13 de setembro de 2013 às 16:06:20
Caro Luciano,
Creio que a Própria carteira assinada mas seu contrato de experiência assinadas, mas que comprovam quem você esta em outro serviço.

Nada façam por ambição egoísta ou por vaidade, mas humildemente considerem os outros superiores a vocês mesmos.
Paula Cristina Feitosa Nunes

Usuário 5 Estrelas

profissãoAgente Recursos Humanos
mensagens195
pontos1.085
membro desde01/06/2012
cidadeArapiraca - AL
Postada:Sexta-Feira, 13 de setembro de 2013 às 17:45:15
se o seu antigo empregador se recusar a dispensa-lo do aviso, procure o ministerio do trabalho e eles entraram em contato para verificar se existe algum tipo de perseguição, ou simplesmente o não interesse que voce seja contratado por outra empresa, mas procure seus direito junto ao MTE da sua região.

O conhecimento é a maior riqueza do ser humano.
Kennya Eduardo

Consultor Especial

profissão
mensagens7.280
pontos41.289
membro desde17/07/2008
cidadeRio de Janeiro - RJ
Postada:Sexta-Feira, 13 de setembro de 2013 às 22:57:53
Mensagem Editada por Kennya Eduardo em 13/09/2013 22:59:34
Luciano, vc não menciona se foi demitido ou se pediu demissão. Isso é importante para saber se vc tem direito a ser dispensado do restante de seu aviso sem ter descontos dos dias restantes.

É importante tmb saber se na COnvenção Coletiva de seu Sindicato existe a previsão de ser dispensado do aviso mesmo que tenha pedido demissão.

Se por acaso foi vc quem teve a iniciativa em rescindir e se seu SIndicato não prevê a possibilidade da dispensa, infelizmente seu antigo empregador poderá lhe descontar os dias.

Caso vc preencha a condição de ser dispensado do aviso, é importante que seu futuro empregador lhe entregue uma declaração (em papel timbrado identificando esse futuro empregador) destinada ao empregador anterior informando que vc irá iniciar do dia "tal" na nova função.

Apenas a carteira assinada não vale pois o empregador anterior precisa da declaração para apresentar na homologação e tmb ao auditor fiscal em caso de uma fiscalização do MTE, ele terá de manter essa declaração arquivada para alguma eventualidade, é direito dele se preservar.

Você precisa ser cadastrado para responder mensagens

Quem participa

Facebook

Receba Novidades

POSTS RELACIONADOS

Receba Novidades

receba novidades sobre o site e o fórum de contabilidade em seu e-mail

Quem participa

Facebook

Prezados(as) senhores(as), o Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussoes dos usuários e visitantes deste site, tudo nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro. Página carregada em 0.5 segundos.

Site desenvolvido por
Julio Guimaraes | Rogério César