x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3

acessos 8.189

Vales-refeição e transporte

ROBERTO FLORIANO CARDOSO

Roberto Floriano Cardoso

Prata DIVISÃO 3, Não Informado
há 16 anos Quinta-Feira | 27 dezembro 2007 | 08:14

Amigos, como vcs procedem quano aos vales (refeição e transp), pode se fazer o repasse no cobtra-cheque e quanto ao desconto do vale refeição qual o valor ou percentual do salario?

CLÁUDIO EUGENIO LOPES

Cláudio Eugenio Lopes

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 16 anos Quinta-Feira | 27 dezembro 2007 | 10:55

Olá

O vale-refeição fornecido aos empregados por empresas inscritas no PAT não tem natureza salarial, não se incorpora à remuneração paga para quaisquer efeitos e não constitui base de incidência da contribuição previdenciária ou do FGTS, por força do que dispõem a Lei 6.321/78 (artigo 3º) e o Decreto 05/1991 (artigo 6º).

Portanto, se a empresa está inscrita no Programa de Alimentação do Trabalhador e observa suas diretrizes, pouco importa se fornece a alimentação de forma onerosa ou não ao trabalhador. O que a lei estabelece é um limite para o empregador descontar do empregado a parte deste no custeio da refeição, ou seja, a empresa não poderá descontar do empregado mais do que 20% do valor facial do vale-refeição, mas pode descontar percentual inferior ou até não efetuar desconto algum.

Quanto ao vale-transporte, deverá ser descontado 6% do salário base do empregado.

At

Cláudio Lopes

Eugênio Lopes Administração de Pessoal
Esther Luiza Willumsen Zandona

Esther Luiza Willumsen Zandona

Prata DIVISÃO 5, Administrador(a)
há 16 anos Quinta-Feira | 27 dezembro 2007 | 10:58

Olá Roberto,

O pagamento de vales não deve ser feito em dinheiro para que não seja caracterizado como salário, evitando assim a incidência de contribuições. Pois mesmo se acordado em CCT poderá causar problemas, como você pode ver aqui

O percentual para desconto dos empregados referente a alimentação é de 20% do do custo direto da refeição, porém para poder efetuar o desconto a empresa deve estar cadastrada no PAT.
Veja como proceder clicando aqui

Atenciosamente,

Esther Luiza

Ajude o Fórum: Utilize-se sempre do campo Pesquisa antes de formular uma pergunta.
Persistindo dúvidas, você poderá tirá-las no mesmo tópico.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.