Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 7

acessos 8.168

Compra de empresa e transformação desta em filial

Fabrício Cunha Macedo

Fabrício Cunha Macedo

Bronze DIVISÃO 4, Cobrador(a) Interno
há 10 anos Sexta-Feira | 20 setembro 2013 | 16:02

Boa tarde a todos. Estou com dúvida sobre a possibilidade de converter uma empresa terceira em uma filial de um grupo já existente.
Exemplo: Tenho uma empresa "A" com 3 filiais - A1 em MG, A2 em GO e A3 em SP. A Matriz é em MG. Apareceu a oportunidade de comprar uma empresa "B", totalmente distinta mas do mesmo seguimento. Gostaria no entanto que essa empresa fosse filial do meu grupo (A4). Eu teria que abrir a empresa "A4" e incorporar a empresa que estou adquirindo a esta ou existe alguma forma de comprá-la e transformá-la em filial?

Obrigado,

Fabrício.

Fabrício C. Macedo
Diretor de operações
F&B Consultores
https://www.fbconsultores.com.br
(34) 8803 0568 e (34) 8800 5568
marcelo oliveira mendes

Marcelo Oliveira Mendes

Ouro DIVISÃO 2, Relações Públicas
há 10 anos Sábado | 21 setembro 2013 | 08:20

Fabrício Cunha Macedo
Vocês podem comprar esta nova empresa, de qualquer forma você vai alterar o quadro societário. Nesse tipo de transação é de suma importância fazer uma apuração delicada junto aos órgãos competentes para checar se não existe alguma pendência, ações etc...outro detalhe é o contrato de locação atente-se a este detalhe.
Boa Sorte

Fabrício Cunha Macedo

Fabrício Cunha Macedo

Bronze DIVISÃO 4, Cobrador(a) Interno
há 10 anos Segunda-Feira | 23 setembro 2013 | 08:47

Obrigado Marcelo. Estamos comprando, como se diz "de porteiras fechadas", e já solicitamos ao departamento jurídico uma análise detalhada de pendências tanto do CNPJ quanto do terreno nos órgãos Municipal, Estadual, Federal e Ambiental. Como sou auditor, também já iniciei um processo de Due Diligence para alinhar valores da negociação. A dúvida que resta mesmo é se tem alguma forma de vincular o CNPJ da PJ que estamos comprando na raiz do nosso CNPJ ou seja, transformar a nova empresa uma filial da nossa Matriz, sem que eu tenha que abrir uma filial lá para depois fazer a incorporação (a abertura de empresas deste segmento, distribuição de combustíveis, leva mais de um ano).

Fabrício C. Macedo
Diretor de operações
F&B Consultores
https://www.fbconsultores.com.br
(34) 8803 0568 e (34) 8800 5568

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 9 anos Sábado | 17 janeiro 2015 | 13:25

Boa tarde,

Nunca vi falar em comprar CNPJ. Seria algo na aquisição da empresa, seus estoques, bens móveis, etc... Terá que fazer um levantamento em tudo para apurar um valor de mercado.

Eduardo Wilson

Eduardo Wilson

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 16 dezembro 2015 | 17:37

Fabrício Cunha

Sei que o post é um tanto antigo, mas estou com uma situação parecida, e não sei por onde começar.

No caso em questão, meu cliente tem 3 empresas, cada uma com um CNPJ diferente. Os quadros societários não são os mesmos nas três empresas, em uma delas aparece a esposa dele, e outra aparece ele e demais pessoas ligadas, porém, no final das contas as três empresas são dele.

Meu cliente pretende unir estas empresas em uma só raiz de CNPJ. Das três empresas, ele deseja que uma especificamente seja matriz, e as outra duas, filiais desta.

Apesar de um pouco diferentes, na prática, as situações acabam iguais, com compra de empresa e transformação em filial. Neste caso, a empresa "matriz" vai "comprar" as "filiais".

Você conseguiu proceder com a operação de compra e transformação em filial que citou no início deste post ? Se sim, fazendo um favor, pode me dar uma dica onde e como começar ?

Por exemplo ... devo primeiro criar as filiais no contrato da "matriz" (sociedade que ele deseja que seja matriz) , com os mesmos endereço das "filiais", e depois incorporar estas empresas ? Ou existe alguma maneira de fazer a incorporação e já transformação em filial ?

Também, se puder me indicar como procedeu nas esferas públicas, seria de grande ajuda.

Muito obrigado pela atenção !

att.
Eduardo Wilson

MURILO WALLIS

Murilo Wallis

Bronze DIVISÃO 3, Auxiliar Contabilidade
há 7 anos Sexta-Feira | 19 agosto 2016 | 09:33

Bom dia Eduardo Wilson!
Agora sou eu que te pergunto, você conseguiu realizar esse procedimento ? estou com um caso muito parecido. E estou perdido.

Se mais alguem poder me ajudar.

Att,

Murilo Wallis.1
WhatsApp: (084)99820-2295

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.