Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 5.204

Contabilização Resgate de Fundo de Reserva de Con

Nilza de S. Santos

Nilza de S. Santos

Prata DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 10 anos Sexta-Feira | 20 setembro 2013 | 17:57

Boa tarde,
Por favor alguém pode me ajudar? Preciso fazer o lançamento Contábil de um Resgate de Fundo de Reserva de Consórcio. Trata-se de uma empresa com processo de falência, havia feito consórcio de veículo, posteriormente cancelou, e agora recebeu o dépósito em conta Bancária desse resgate. Como devo contabilizar esse depósito?

Luiz José
Emérito

Luiz José

Emérito , Contador(a)
há 10 anos Domingo | 22 setembro 2013 | 10:57

Bom dia, Nilza de S. Moraes.


No ato do cancelamento do consórcio, as parcelas pagas foram lançadas no Ativo, agora, é só creditar a conta debitada, para encerrar o processo.

No entanto, se parcelas pagas, no ato do cancelamento do consórcio foram lançadas na despesas, o resgate em pauta, deve ser lançado como recuperação de despesas, na conta Receitas Diversas ou outra similiar, existente em seu Plano de contas.

Abraços.

A vantagem de ter péssima memória é divertir-se muitas vezes com as mesmas coisas boas como se fosse a primeira vez.

Friedrich Nietzsche
Paulo Henrique Luciano Fioretti

Paulo Henrique Luciano Fioretti

Iniciante DIVISÃO 4, Contador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 29 outubro 2013 | 10:30

Boa tarde amigos.
Em relação a este tópico, tenho uma pergunta parecida.
Adquirimos um consórcio, estávamos pagando as parcelas e lançando em uma conta do ativo imobilizado em andamento (quotas de consórcio de veículos). Esta cota foi contemplada, mas nós resgatamos em espécie.
O valor resgatado é menor do que o valor pago. A diferença lançaria em despesa, mas e o fundo reserva? Mantém nesta mesma conta ou debita em outra conta do ativo, ou mesmo ao receber lançaria como receita ao receber?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.