x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 5

acessos 19.702

Nota de devolução Uso e Consumo

Pedro L M

Pedro L M

Prata DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 10 anos Segunda-Feira | 23 setembro 2013 | 16:08

Boa tarde, tenho uma dúvida.

Recebi um material que é para "Uso e Consumo" de dentro do estado.

Dei entrada com CFOP 1556 e CST 090.

Porém terei que devolver o material, minha pergunta é.

Na nota de devolução, eu destaco o ICMS coloc CST 000 para debitar o imposto da nota de sáida e altero a nota de entrada para me apropriar do imposto da entrada? ou no caso por ser material de "uso e consumo" e por não ter me apropriado do ICMS da entrada, somente destaco o ICMS e coloco CST 090 para não se apropriar?

Leticia da Silva Pereira

Leticia da Silva Pereira

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 23 setembro 2013 | 16:17

Boa tarde Pedro,

Emita nota fiscal com CFOP 5.556- Devolução de mercadoria adquirida para uso ou consumo. E destaque o ICMS conforme estiver na nota do fornecedor.Isso é necessário para anular os efeitos fiscais da operação anterior.
Nos dados adicionais faça referencia da nota do fornecedor e exponha o motivo da devolução, essas informações são requisitos obrigatórios.
O ICMS na entrada não é admitido, para compras de uso/ consumo, somente a partir de 2020 o crédito será permitido.

Espero ter ajudado.

Att,

Quem estuda, e não pratica o que aprendeu é como o homem que lavra e não semeia.
(Provérbio)
Pedro L M

Pedro L M

Prata DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 10 anos Terça-Feira | 24 setembro 2013 | 09:14



Bom dia Letícia.

Entendi, mas como você mesma disse, o crédito de uso e consumo não é permitido, sendo assim, se eu destacar o ICMS na nota de devolução, acabarei pagando o ICMS na nota de devolução e não me creditarei do ICMS na nota de entrada

dbaque

Dbaque

Iniciante DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 9 anos Terça-Feira | 16 setembro 2014 | 12:25

Bom dia.

Dei entrada num material de uso e consumo. A nota veio do fornecedor com cobrança de frete e redução na base de calculo do ICMS. Agora quero devolver essa mercadoria.

Na entrada eu não aproveitei o crédito de ICMS, por ser uso e consumo. Agora na devolução terei que destacar o ICMS. A dúvida é: irei considerar o ICMS calculado sobre o valor do frete na nota de devolução?

Cassia Dornelles

Cassia Dornelles

Iniciante DIVISÃO 3
há 9 anos Quarta-Feira | 26 novembro 2014 | 11:37

Efetuei uma compra de material para uso e consumo a nota fiscal veio no C-fop 5117 que seria o VD.ENTR.FUTURA-REMES/ VENDA ENTR FUTURA, e agora preciso fazer a devolução de uma parte dessa mercadoria, como devo proceder?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.