x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 1.486

Faturamento cobrança

Gilberto Mota

Gilberto Mota

Prata DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 10 anos Quinta-Feira | 26 setembro 2013 | 10:54

Bom dia a todos !

Exemplo :

Na empresa que trabalho temos várias pessoas que recebem seus ganhos de comissões através de cheques emitidos pelos próprios clientes.
A partir de agora contrataram uma empresa para receber o valor total e nos repassar nossas comissões, no ato desse repasse será descontada da comissão a porcentagem de 1,0% a título de pagamento ao serviço prestado por essa empresa de cobrança.

Minha dúvida é a seguinte já recebi da empresa de cobrança a nota fiscal referente o pagamento de 1,0 % sobre a comissão, portanto devo emitir a nota fiscal ao cliente que pagou a comissão com o valor total pago por ele ou a comissão subtraindo a porcentagem de 1,0%, pois foi descontada ?

Luiz José
Emérito

Luiz José

Emérito , Contador(a)
há 10 anos Sábado | 28 setembro 2013 | 09:24

Gilberto Mota, bom dia.


Gilberto, nem vou entrar no mérito da questão, mas quem pagar a você seja a que título for, é que precisa de um documento hábil para amparar a saida de recursos, no caso, a tal empresa contratada.

Abraços.

A vantagem de ter péssima memória é divertir-se muitas vezes com as mesmas coisas boas como se fosse a primeira vez.

Friedrich Nietzsche
Gilberto Mota

Gilberto Mota

Prata DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 10 anos Segunda-Feira | 30 setembro 2013 | 07:43

Bom dia Luiz José e muito obrigado pela resposta.

Mas minha dúvida persiste, pois se tratando de uma empresa de cobrança como ficaria o faturamento da mesma já que seu lucro é apenas de 1% da operação, ela teria que emitir uma nota fiscal para o cliente do valor total da cobrança, e posteriormente do 1 % que irá me cobrar não entendi muito bem, veja se pode me ajudar por favor.

Luiz José
Emérito

Luiz José

Emérito , Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 3 outubro 2013 | 09:55

Gilberto Mota, bom dia.



Essa historia está parecendo o samba do crioulo doido, mas continuo dizendo que não entro no mérito da questão, mas o aceitável nessa história, seria o tal cliente pagar as comissões a empresa de cobrança e esta sim, faria o repasse a quem de direito. Da forma que está sendo feito ta complicado. Realmente eu não posso te ajudar mais que isso.

Abraço.

A vantagem de ter péssima memória é divertir-se muitas vezes com as mesmas coisas boas como se fosse a primeira vez.

Friedrich Nietzsche

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.