x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 1.582

acessos 271.252

Exame Suficiencia CRC 2013.2 - Análise respostas - BACHAREL

Fabí

Fabí

Bronze DIVISÃO 2, Advogado(a)
há 10 anos Domingo | 29 setembro 2013 | 20:54

Eu achei bem dificinho...

Será que não vão soltar mais nenhuma resposta hj?

Queria saber dessas para ficar mais tranquila, para não ter diferenças depois...

Bju!

Daniel Azeredo

Daniel Azeredo

Iniciante DIVISÃO 3, Contador(a)
há 10 anos Domingo | 29 setembro 2013 | 21:31

Alex,

Questionamento - A duplicata descontada deve ser contabilizada em conta retificadora do ativo ou em conta do passivo?

Resposta - As empresas que detém duplicatas a receber de seus clientes podem receber esses valores antecipadamente. Nessa operação, chamada de desconto de duplicata, a empresa não transfere o risco do sacado não honrar sua dívida. Logo, o título continua registrado como ativo circulante ou não circulante da empresa, conforme previsto no item 29 da NBC TG 38, aprovada pela Resolução CFC nº 1.196/09.

Em essência, a empresa está tomando um empréstimo oferecendo a duplicata como garantia. O valor recebido pelo adiantamento (empréstimo) deve ser contabilizado como passivo circulante ou não circulante e os encargos cobrados pelo banco devem ser reconhecidos como despesa financeira.

Angelica Maurina

Angelica Maurina

Prata DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 10 anos Domingo | 29 setembro 2013 | 21:43

Boa noite colegas,
estou com o coração na mão, estou no 7º semestre e se o gabarito divulgado até agora está correto, acertei 29 questões.
Quando tiverem o gabarito completo, alguém pode por gentileza publicar?
Será que há chance de ser anulada alguma questão?
Obrigada e que Deus abençoe a todos.

Att,
Angelica Maurina
edson nogueira

Edson Nogueira

Iniciante DIVISÃO 4, Não Informado
há 10 anos Domingo | 29 setembro 2013 | 21:44

Pessoal, alguém poderia postar as questões já resolvidas do blog? Vou mostrar a resolução da 13 e 50, que vocês querem:

Segue 13: Método Linear> Base de cálculo: Valor do Bem - Valor residual

= 100.000,00 - 10.000,00
= 90.000,00
Depreciação Anual (20 % a. a) = 18.000,00 * 2 = 36.000,00

Método da soma dos dígitos = (base de cálculo * (n +1 - ano da depreciação) /soma dos dígitos) + (base de cálculo * (n + 2 - ano da depreciação)/soma dos dígitos)

(90.000,00 *(5 + 1 - 1)/15) + (90.000,00 * (5 + 1 - 2)/15)

= 30.000,00 +24.000,00
= 54.000,00

Observação: n é o tempo de vida útil do bem depreciável ( 5 anos)

edson nogueira

Edson Nogueira

Iniciante DIVISÃO 4, Não Informado
há 10 anos Domingo | 29 setembro 2013 | 21:55

Agora a de português (50):

As contas pagas pelos brasileiros ficarão mais justas
Sujeito verbo complementos

Essa é a ordem direta, sem vírgulas. Entretanto, foi inserido entre a ordem direta o seguinte adjunto adverbial: "a partir do próximo ano". Como ele entrou na estrutura da ordem direta de forma deslocada: As contas pagas pelos brasileiros, a partir do próximo ano, ficarão mais justas. É preciso que haja vírgula pra intercalar.

A assertiva I, diz exatamente isso.


Agora vamos a análise da assertiva III. O trecho em análise é esse: "... o Congresso finalmente regulamentou a lei que obriga à discriminação..."


O verbo Obrigar é um verbo com dupla transitividade (uma Direta e outra indireta) o verbo transitivo indireto pede complemento com a preposição "a" e temos outro "a" da palavra discriminação ( a discriminação), junção dos 2 "as" faz com que ocorra o fenômeno da crase OBRIGATÓRIA e não FACULTATIVA como diz a assertiva III. Portanto, por eliminação a resposta é a C (C, C, E, C)

Rubson Souza

Rubson Souza

Iniciante DIVISÃO 3, Não Informado
há 10 anos Domingo | 29 setembro 2013 | 21:57

Caro Edson,
Concordo com você, também efetuei o cálculo dessa maneira. Portanto, a resposta correta é a alternativa (B).
Foi assim que aprendi a calcular.

Felipe Verzemiazzi

Felipe Verzemiazzi

Bronze DIVISÃO 5, Não Informado
há 10 anos Domingo | 29 setembro 2013 | 22:02

Srs,

a 13 realmente é a B conforme demonstrado pelo nosso colega Edson

Referente a questão 2, tenho minhas dúvidas, acho que a questão correta é a D.

Sobre a questão 16fiquei na dúvida realmente quando li sobre duplicadas descontadas...

Sobre a questão 33ele pede a quantidade esperada de unidades a serem vendidas, e não a probabilidade...acho que a resposta era a D

apenas uma discussão saudável

edson nogueira

Edson Nogueira

Iniciante DIVISÃO 4, Não Informado
há 10 anos Domingo | 29 setembro 2013 | 22:05

Felipe, há um artigo antigo do Prof.º Gabriel Rabelo do Euvoupassar, tratando disso, se não me engano, há um tratamento facultativo de classificação das duplicatas descontadas, que podem tanto ser classificados no ativo, quanto no passivo. Vou ver se encontro o artigo aqui e o posto.

edson nogueira

Edson Nogueira

Iniciante DIVISÃO 4, Não Informado
há 10 anos Domingo | 29 setembro 2013 | 22:09

Segue o link do artigo: www.euvoupassar.com.br

No final ele diz que o tratamento PODE ser um ou outro, creio que é uma questão que caiba recurso, semelhante àquela das demonstrações contábeis no setor público, pois se nos basearmos pela 4.320 conforme orientação da questão, não há resposta correta.

Página 3 de 53

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.