x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 16

acessos 82.007

O que é glosa e como contabilizar.

Fillipe Lima

Fillipe Lima

Bronze DIVISÃO 4, Estagiário(a)
há 10 anos Terça-Feira | 1 outubro 2013 | 15:12

Boa tarde, estou fazendo uma conciliação bancária no que me deparo com um recebimento de nota abaixo do valor que deveria ter de fato recebido, verifiquei que houve uma glosa (o que seria isso?) de x valor e gostaria de saber como contabilizo essa diferença que ficou entre o que deveria pagar e o que realmente pagou.

Obrigado.

SALVADOR CÂNDIDO BRANDÃO

Salvador Cândido Brandão

Ouro DIVISÃO 2, Advogado(a)
há 10 anos Terça-Feira | 1 outubro 2013 | 15:15

Glosa, significa que parte do serviço que você incluiu na nota fiscal original, não foi aceita pelo comprador pelos motivos que ele deve ter informado.

Este valor, se você concordar com a glosa, deve ser considerado como vendas canceladas.



Luiz José
Emérito

Luiz José

Emérito , Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 2 outubro 2013 | 08:55

Bom dia amigos.


Apenas para conhecimento dos amigos, a glosa pode ser recuperada em todo ou em parte. No setor de prestação de serviços de saude por exemplo, a glosa é comum e tem um tratamento diferenciado, é tratada como redução de receita e sua posterior recuperação como redução de custos. Ainda no setor da saude, existem situações em que o tomador de serviços recebe as faturas e havendo glosas, ele solicita a emissão da nota fiscal apenas do valor liberado nesse caso, hão existe valor de glosa a ser lançado, apenas nos casos em que o tomador exige que faturamento seja enviado juntamente com nota e nesse caso, a glosa obrigatoriamente deve ser reconhecida. Como podemos ver, cada caso é um caso.

Abraços.

A vantagem de ter péssima memória é divertir-se muitas vezes com as mesmas coisas boas como se fosse a primeira vez.

Friedrich Nietzsche
JOSE INACIO DE FRANÇA

Jose Inacio de França

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 2 outubro 2013 | 11:05

filipE ,bom dia
Em termos a glosa é a diferença entre o que foi acordado, contrado e a cobrança não coincidir, no RJ ( MUNICÍPIO) a legislação não prevê cancelamento de serviços após o pagamento de impostos, somente poderá recuperar estes com processo administrativo se for do simples pior ainda, tem que fazer em todas as instancias de tributos.

Fillipe Lima

Fillipe Lima

Bronze DIVISÃO 4, Estagiário(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 2 outubro 2013 | 11:08

a minha duvida é se eu contabilizo da seguinte forma

D- Bancos
C- Clientes

e a diferença que eu não recebi seria

D- Descontos concedidos ou vendas canceladas
C- Clientes

o que acha?

Luiz José
Emérito

Luiz José

Emérito , Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 2 outubro 2013 | 11:30

Você pode debitar a Custo de serviços prestados, porque numa eventual recuperação, o lançamento tem que ser a credito de recuperação de custo. Lembrando que o lançamento deve ser feito na data do pagamento, ocasião em que seria liquidada a fatura e portanto, a empresa teria tomado ciência da glosa.

Não pode ser em serviços cancelados, mas seria admissível em descontos concedidos, mas tecnicamente errado pela natureza do fato contábil.


No caso,a diferença que você não recebeu seria

D- Custo de Serviços prestados
C- Clientes

Abraço Fillipe Lima.


Ae Salvador Candido, firme e forte? Valeu pelo comentário, a nossa profissão levada a sério é muito linda. Bom dia pra ti :)

A vantagem de ter péssima memória é divertir-se muitas vezes com as mesmas coisas boas como se fosse a primeira vez.

Friedrich Nietzsche
ANA MARIA SILVA GOMES

Ana Maria Silva Gomes

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 11 julho 2014 | 10:50

ok! Moderador, na verdade só quis fazer uma observação ;)

Então... estou com um problema parecido. Só não é cliente... Eu sou o tomador de serviço. O meu fornecedor/prestador emitiu a nf no valor cheio de R$ 5.000,00, mas nao houve a entrega total do serviço, que neste caso uma uma glosa de R$ 1.200,00 no momento do pagamento (ou seja, o valor total da nf é de 5.000,00 a contabilizaçao da despesa a credito do fornecedor é de 5.000,00). E neste momento não estou sabendo o que fazer com esta diferença, que lançamento fazer da diferença, referente a glosa. Agradeço, desde já, a atençao!

Ana Maria
Analista Contábil / Fiscal

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.