x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 655

Saldos Iniciais

Eduardo Tenório

Eduardo Tenório

Iniciante DIVISÃO 4, Assessor(a) Gerência
há 10 anos Quarta-Feira | 2 outubro 2013 | 11:21

Bom dia,
Recebemos novo cliente que vem de outro contador sem organização contábil, escrita e com falta de documentos. Tributada até 2012 pelo Lucro Presumido, quer a partir de 2013 ser tributada pelo Lucro Real. Não pagou em 2013 nenhum de seus impostos, mas o antigo contador diz ter enviado à receita uma DCTF. Dúvidas:

1)Devido a ausência de escrita anterior (presumido) o diário (Real) em 2013 deverá ter o número 1?;

2)Se o antigo contador enviou realmente uma DCTF (Presumido) esta poderá ser retificada com a nova modalidade de tributação (Real)?;

3)Como montar saldos iniciais de uma empresa sem escrita anterior comprovável (Presumido) que altera sua tributação para o Lucro Real?

Desculpem o tamanho da pergunta, é a minha primeira.

Grato a todos.

Mauri Seabra

Mauri Seabra

Diamante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 3 outubro 2013 | 08:49

Eduardo,
Bom dia!!


Os livros devem seguir ordem cronológica, sendo o número 1 correspondente ao ano de abertura da empresa. No termo de transferência técnica deverá constar o último número dos livros e demais informações para você iniciar com o cliente.

Para ter certeza que foi enviada a DCTF pode consultar pelo e-Cac. Quanto alterar para real não é recomendado, mas já deve levar em conta que tem Dacon em atraso desde Janeiro/2013 e inclusive falta de contabilidade com saldo inicial e consequentemente a empresa não deve estar acostumada a prestar informações para a devida apuração do Lucro Real.

Mauri Seabra
Soma Contabilidade, Tributário e Societário.
Araraquara/SP

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.