Contábeis o portal da profissão contábil

2
Set 2014
23:09

BUSCAR NO FÓRUM

buscar

compensaçao de INSS pago a maior

56   respostas
33.289   acessos

mostrando página 1 de 2
1 2

POSTS RELACIONADOS

Carla Monteiro Borba

Usuário 3 Estrelas Novas

postada em: Segunda-Feira, 7 de janeiro de 2008 às 09:10:15
Bom dia colegas,

Ao fazer a guia de INSS ref. a comp 13/07 eu errei nos cálculos e paguei a maior. Tenho como abater este valor na guia de dezembro? Ou como devo proceder para reaver esta diferença?

Desde já agradeço.
Mozart Rodrigues e Silva Neto

Usuário Estrela Dourada

postada em: Segunda-Feira, 7 de janeiro de 2008 às 14:27:24
Vc pode abater até 30% do valor da GPS da competência q sofrerá o abatimento.

EX:

GPS 13/2007 paga com 500,00 a maior.
GPS 12/2007 no valor de 1000,00.

Poderá ser abatido da GPS 12/2007 o valor de 300,00 pago a maior em 13/2007.

O restante deverá ser abatido nas competências subsequentes, respeitando esse limite de 30% de dedução.
Carla Monteiro Borba

Usuário 3 Estrelas Novas

postada em: Terça-Feira, 8 de janeiro de 2008 às 09:31:32
Mozart,

1) Esta dedução deve ficar registrada ou anotada em algum lugar para fins de fiscalização?

2) E como ficaria na GFIP, pois o valor informado nesta declaração não irá bater com o total da guia?
Carla Monteiro Borba

Usuário 3 Estrelas Novas

postada em: Terça-Feira, 8 de janeiro de 2008 às 09:31:45
Mozart,

1) Esta dedução deve ficar registrada ou anotada em algum lugar para fins de fiscalização?

2) E como ficaria na GFIP, pois o valor informado nesta declaração não irá bater com o total da guia?

Usuário Estrela Dourada

postada em: Terça-Feira, 8 de janeiro de 2008 às 15:52:14
Bom, meu programa de FP possui um campo "obs" ao gerar a GPS. Nesse campo eu incluo uma msg:

"Com desconto de 30% referente a GPS 00/0000 paga a maior"

Na GFIP deve constar essa dedução.
Carla Monteiro Borba

Usuário 3 Estrelas Novas

postada em: Quarta-Feira, 9 de janeiro de 2008 às 08:45:31
ficou um pouco confuso para mim, pois eu não conheço esse seu programa e a GFIP eu sempre faço a mão. Não me lembro de nenhum campo para deduçoes.

Usuário Estrela Dourada

postada em: Quarta-Feira, 9 de janeiro de 2008 às 09:40:58
Bom, se vc preenche a GPS a mão, escreva em algum espaço na guia a observação de q lhe falei.

Não existe um campo próprio para a dedução. Se a GPS do mês for 100,00 e houver a dedução de 30,00, o campo 6 (INSS) deve ser 70,00.

Essa dedução só pode ser feita sobre o valor do campo 6 (INSS) . Sobre a contribuição destinada a outras entidades (campo 9) não deve haver desconto.
Carla Monteiro Borba

Usuário 3 Estrelas Novas

postada em: Quarta-Feira, 9 de janeiro de 2008 às 11:33:04
Mozart,

Agora ficou claro para mim.

Muito obrigada.
Carlos Roberto

Usuário Iniciante

postada em: Sexta-Feira, 7 de agosto de 2009 às 12:04:53
Ola amigos, preciso fazer a compensaçao de um credito de R$ 900,00 de inss pago a maior em razao de digitaçao errada na hora da autenticaçao.
Optamos por fazer a compensaçao do credito todos os meses no valor da retirada do socio=R$ 51,15. Preciso de orientaçao para o devido preenchimento da gfip, pois apresento a mesma digitando diretamente no sefip. No Sefip ha o quadro "compensaçao" que pede os seguintes dados: "valor corrigido", periodo inicio" e periodo fim". O pagamento a maior ocorreu na competencia 06/2009 e quero compensar a partir de 07/2009. Minha duvida é quanto aos campos periodo inicio e periodo fim, e se nesse caso posso compensar 100% da guia dos meses subsequentes ao pagamento a maior. Alguem pode me ajudar?
Desde ja, obrigado.

Editado por Carlos Roberto em 7 de agosto de 2009 às 12:51:01

Usuário Estrela Dourada

postada em: Segunda-Feira, 10 de agosto de 2009 às 09:19:40
Roberto, vc não pode compensar 100% da GPS. Tem que ser no máximo 30%.

Exemplo:

Vc tem um 'crédito' a compensar de 900,00 e quer fazer a compensação a partir da comp. 07/2009.

Supondo q sua GPS de 07/2009 deu um total de 1000,00, vc poderá deduzir apenas 30% desses 1000,00, ou seja 300,00. Dessa forma vc fica com um 'crédito' a compensar de 600,00 nos meses subsequentes.

Carlos Roberto

Usuário Iniciante

postada em: Terça-Feira, 11 de agosto de 2009 às 18:17:22
Então no meu caso que a gps do cliente é no valor de R$ 51,15 so poderei compensar R$ 15,35 por guia, o que quer dizer que levarei quase 5 anos para compensar o total do credito. Nesse caso acho melhor optar por entrar com pedido de restituiçao pelo PERD/COMP, o que pode levar ate cinco anos tambem mas o trabalho é menor e a restituiçao vem corrigida pela selic.
Obrigado.
Antonio Junior

Usuário Novo

postada em: Quarta-Feira, 12 de agosto de 2009 às 12:20:28
caros
pelo meu entendimento, qualquer compensação, restituição de inss, deverá obrigatoriamente ser informada pela PER/COMP e não mais pela SEFIP. ....VCS CONCORDAM???

Usuário Estrela Dourada

postada em: Quarta-Feira, 12 de agosto de 2009 às 15:07:38
Não entendi, Antonio...
Saulo Reis Borges

Usuário Frequente

postada em: Quarta-Feira, 12 de agosto de 2009 às 15:20:24
agora eu esto com uma duvida...

Ex.
A empresa tem retenções de inss e não consegue compensar todo valor neste mes ficando para o proximo, tenho que fazer uma PER/DCOMP no proximo mes ou faço uma GFIP informando estes valores.

Se tiver que fazer a PER/DCOMP, vocês poderiam me enviar a legislação?

O crescimento do homen não está em quantas vezes ele deixou de cair, mais sim quantas vezes ele se lavantou
postada em: Quinta-Feira, 20 de maio de 2010 às 12:04:44
Eu estou precisando de uma dica. No final de 2009 foi pago uma nota fiscal de prestação de serviço de terceiros R$ 6.248,00, que tinha INSS R$ 687,28, porém na hora de efetivamente pagar a guia de INSS foi preenchido com o mesmo valor da nota fiscal R$ 6.248,00, ou seja, pagamos R$ 5.560,72 a mais. A empresa tercerizada não presta mais serviços para nós.

Alguém já fez algum pedido de restituição deste tipo? qual o documento necessário? é preciso autorização do antigo prestador de serviço?
Isis D Avila

Usuário 5 Estrelas de Prata

postada em: Quinta-Feira, 20 de maio de 2010 às 14:35:37
Jeferson, é necessário autorização da empresa para solicitar a restituição, e se não me engano, inclusive com ela afirmando que não compensou o valor pago a maior.
Fizemos uma há 6 anos e não sei se os procedimentos mudaram.
postada em: Sexta-Feira, 30 de julho de 2010 às 16:08:20
Boa tarde, temos um condominio que vem pagando mais ou menos R$2.000,00 a mais na gps desde 1998, qual é a melhor maneira de restituir esse valor?
Isis D Avila

Usuário 5 Estrelas de Prata

postada em: Sexta-Feira, 30 de julho de 2010 às 16:51:39
José Roberto, ele pode compensar nas próximas guias, mas acredito que seja como os tributos da Receita, só pode pedir dos últimos 5 anos.

A restituição demora anos para ser depositada.

Verifique esses tópicos, pois eles poderão ajudá-lo.

http://www.forumcontabeis.com.br/ler_topico.asp?id=2488
http://www.forumcontabeis.com.br/ler_topico.asp?id=11509
http://www.forumcontabeis.com.br/ler_topico.asp?id=10631
http://www.forumcontabeis.com.br/ler_topico.asp?id=24072

Manoel Raimundo de Andrade Neto

Usuário Iniciante

postada em: Terça-Feira, 5 de julho de 2011 às 16:48:57
Necessito compensar 15 meses de pagamento ao INSS Contribuinte Individual, atraves de GPS, R$ 60,00 mensal já que o mesmo estava afastado pelo INSS, tem alguma forma de fazer pelo total, ou o Pedido de Resarcimento tem que ser feito mês a mês?

"Reconheçam seus ERROS que suas VIRTUDES, o TEMPO reconhecerá" mran
Anabel Nunes

Usuário Novo

postada em: Quinta-Feira, 25 de agosto de 2011 às 17:08:54
Boa tarde!

Vou compensar um valor de INSS pago a maior, durante vários meses. Sabem me dizer se eu posso atualizar este valor e qual a taxa para atualização? É a mesma que para os tributos administrados pela RFB, taxa Selic?
Patricia Alencar

Usuário Novo

postada em: Sexta-Feira, 23 de setembro de 2011 às 12:25:55
Bom dia,

Tenho uma empresa que pagou o simples nacional a maior posso fazer a compensação do INSS? ?
Alessandro Nogueira

Usuário Estrela Nova

postada em: Sexta-Feira, 23 de setembro de 2011 às 15:07:57
Pessoal, Boa tarde!

Não quero polemizar, mas ja faz mais de 01 ano que podemos fazer uma compensação acima dos 30%. Apenas a parte de terceiro é que não podemos compensar, mas todo o resto sim.
Embora o Sefip de uma mensagem de que a compensação acima dos 30%, é só clicar em continuar, pois o sistema do Sefip não teve atualização depois dessa nova alteração nas compensações.

Aconselho a todos tirarem suas duvidas no posto da Receita Federal, pois quando eu ouvi isso, também quase não acreditei, e só depois de falar com 02 pessoas lá que me confirmaram isto, é que eu passei a fazer compensação acima do limite de 30%.

Eu não me recordo qual é a instrução normativa, mas podem perguntar na receita que tem.

Raphael Bagliotti

Usuário Novo

postada em: Quarta-Feira, 25 de janeiro de 2012 às 08:51:35
Complementando o colega Alessandro, a norma é a

a LEI 11.941/09 que revogou o § 3º do art. 89 da LEI Nº 8.212, DE 24 DE JULHO DE 1991.

Permitindo assim a compensação acima dos 30%.
Fernando Correa

Usuário 5 Estrelas

postada em: Segunda-Feira, 4 de junho de 2012 às 15:28:47
Poderá ser feito direto na SEFIP não sendo necessário gerar PERCOMP?
Eduardo de Limas

Moderador

postada em: Segunda-Feira, 4 de junho de 2012 às 15:56:53
Fernando Correa Boa Tarde;

Exato, você pode compensar o valor recolhido a maior nas competencias posteriores;

Basta marcar a participação da empresa no movimento, selecionar a aba "movimento", e depois "informações complementares", preencher a guia "Compensação" com o valor pago a maior (apenas o valor da diferença), informar em "periodo inicial e periodo final" a competencia do pagamento realizado a maior; Salvar e proceder normalmente o calculo;

Caso ainda sobre algum saldo, o mesmo sera apresentado no Menu "relatórios", "movimento" "compensação"; Este saldo podera ser compensado na competencia seguinte realizando o mesmo procedimento acima;

Abraços

Att
Elisangela Mello Medeiros

Usuário Frequente

postada em: Quarta-Feira, 13 de junho de 2012 às 16:07:35

O meu caso é parecido....

Tenho que pagar a diferença de uma GPS de R$ 0,90, porem envio a sefip no codigo 150, e não abre o campo de compensação.

Tem alguma outra forma de compensar esse valor. Ainda não paguei a guia da diferença.

att;
Adriana Balabenute

Usuário Estrela Nova

postada em: Segunda-Feira, 9 de julho de 2012 às 09:51:30
Bom dia, Eduardo

Estou com uma duvida, fiz uma sefip a menor e tenho valores a compensar como faço para preencher a sefip.

o codigo de recolhimento é o 115? ou tem algum especifico?
Na aba informações complementares já fiz varias simulações, mas não compensa só a diferença eu estou fazendo so da diferença, como devo fazer essa sefip devo gerar novamente a sefip com valor correto colocando na modalidade 9 e informar o valor a compensar para abater com a minha guia já paga?
Eduardo de Limas

Moderador

postada em: Segunda-Feira, 9 de julho de 2012 às 10:18:11
Adriana Balabenute Bom Dia;

Não consegui compreender diretamente seu questionamento;
Caso minha orientação não seja valida, por favor tente reformular o questionamento.

Você deve informar os demais funcionários na modalidade 09;

O Funcionário a reajustar as contribuições (previdencia / FGTS) informar na modadelidade "0".

Em compensação você informa novamente o valor principal a compensar. (Não compensa proporcional, a informação a previdencia sera reenviada integralmente);

Abraços

Att
Adriana Balabenute

Usuário Estrela Nova

postada em: Segunda-Feira, 9 de julho de 2012 às 10:27:37
Bom dia Eduardo

Na comp. 06 e 07 qdo eu fiz a guia esqueci de colocar a insalubridade ai eu fiz uma nova guia para a insalubridade (diferença) so que eu não informei no campo informação de base de calculo o valor que seria o corretor do salario para fazer a Guia GPS só da diferença, e na Previdência ficou constando o valor intergral novamente, como tinha que participar numa licitação acabei pagando o valor que esta cobrando para baixar e poder tirar o CND.

E agora tenho uma diferença que tenho que pagar referente ao mês 10 e 11 e queria utilizar esse valor que paguei a maior na 2º guia que ta dando 55,00 a maior e a diferença que tenho que pagar da comp. 10 e 11 é 6,80 cada.
Eduardo de Limas

Moderador

postada em: Segunda-Feira, 9 de julho de 2012 às 10:47:29
Adriana Balabenute;

Se voce pagou novamente a GPS das comp. 06 e 07 no valor integral (após ajuste), o valor a compensar seria o valor integral do 1º pagamento realizado em cada comp. (incorreto).

Você informa os demais funcionários na modalidade 09;

O Funcionário a reajustar as contribuições (previdencia / FGTS) informar na modadelidade "0".

Em compensação você informa o valor principal a compensar (valor pago na 1º guia "antes do ajuste". Verifique se resta saldo a compensar em outra situação, ou se resta saldo a pagar.

A compensação é feita integralmente. (100%) A parte destinada a Terceiros (casou houver) não é compensada e deve ser paga;

Abraços

Att

mostrando página 1 de 2
1 2

Você precisa ser cadastrado para responder mensagens

Quem participa

ACOMPANHE NOSSO PORTAL FACEBOOK

facebook.com/portalcontabeis

Receba Novidades

Receba Novidades

receba novidades sobre o site e o fórum de contabilidade em seu e-mail

POSTS RELACIONADOS

ACOMPANHE NOSSO PORTAL FACEBOOK

facebook.com/portalcontabeis

Prezados(as) senhores(as), o Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussoes dos usuários e visitantes deste site, tudo nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro. Página carregada em 0.58 segundos.

Site desenvolvido por
Julio Guimaraes | Rogério César