x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 2

acessos 1.515

Cálculo previdência em atraso

Luana da Costa Sousa

Luana da Costa Sousa

Bronze DIVISÃO 3, Não Informado
há 10 anos Quarta-Feira | 16 outubro 2013 | 12:51

Tenho dúvida a respeito dos cálculos da previdência em atraso.
Por exemplo: Um supermercado com dois sócios faz parte do simples nacional desde julho de 2007. E esses dos sócios decidiram se aposentar, já que os dois tem idade e tempo de contribuição, porém foi detectada uma falha no mês de maio de 2010 sem recolhimento da previdência, sob o salario base de R$ 3.416,24. Os cálculos da previdência em atraso referente ao mês de maio de 2010 com vencimento em 20 de junho de 2010 deverão ser feitos para recolhimento no dia 31 de agosto de 2013, com percentual de juros acumulados do mês de vencimento de 28,68% + 1% referente ao mês de agosto de 2013. Agora as dúvidas eu devo aplicar a alíquota de 11% duas vezes sobre o salario base, devido ao fato de existirem dois sócios ou não? E em 2010 o teto de contribuição era de qual valor, pois não sei se esse valor de R$ 3.416,24 é menor ou maior que o teto? Por favor me ajudem, preciso dessa resposta com urgência.

Luciane Chavão

Luciane Chavão

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 16 outubro 2013 | 14:11

Boa tarde Luana!
O teto máximo da previdência era esse mesmo. O que você precisa é ver na GFIP referente a essa competência, qual foi a remuneração informada para cada sócio. Aplicar a alíquota de 11% sobre o total da retirada dos sócios e depois calcular a multa e juros.

Luana da Costa Sousa

Luana da Costa Sousa

Bronze DIVISÃO 3, Não Informado
há 10 anos Quarta-Feira | 16 outubro 2013 | 14:21

Obrigada pela resposta. Na verdade essa pergunta é referente a um trabalho da faculdade. Eles dão apenas esses dados. Pedem pra calcular a valor da contribuição em atraso e não dizem qual a remuneração para cada sócio, dão apenas o salário base para o cálculo. Aí eu não sei se preciso tirar 11% de cada sócio ou apenas de um. Entende?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.