x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 10

acessos 1.805

Migrar MEI para Empresário Individual

Michele Silva

Michele Silva

Bronze DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 24 outubro 2013 | 15:11

Boa tarde!

Estamos efetuando o procedimento necessário para migrar o MEI para Empresário Individual, porém teríamos que desenquadrá-lo no site do simples nacional e, erroneamente, baixamos o CNPJ no portal do Empreendedor. Foi baixado hoje por engano, alguém saberia dizer se há possibilidade de entrar com algum processo ou procedimento para reverter esta ação e voltar ao CNPJ ativo. O problema é que esta empresa já está com diversas licenças em andamento, e outras aprovadas, já foi dispendido muito tempo e dinheiro, um novo CNPJ neste momento seria a pior coisa que poderia acontecer. Alguém poderia me dar uma orientação.

GIVANILDO SILVA

Givanildo Silva

Bronze DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 10 anos Segunda-Feira | 18 novembro 2013 | 23:07

Michelle,

Infelizmente não voce não pode retornar, dando uma ligada para o próprio sebrae você poderá constatar que esse processo é irreversível mesmo.

agora me bateu a seguinte duvida diante desse seu problema .................

como voce já fez possivelmente vários cadastros, prefeitura, sefaz não sei se tem licença sanitária, como ficariam esses cadastros após a baixa desse CNPJ.

ou seja se o MEI integra essas baixas automaticamente com os outros órgãos ???????????

Gil





Givanildo S Silva
Fone 9275-0796
Paulo R. Schafer
Moderador

Paulo R. Schafer

Moderador , Contador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 19 novembro 2013 | 08:28

Marcelo Junior
Bom dia

Até o presente momento a Baixa no CNPJ não garante também a extinção da pessoa jurídica nas demais esferas, onde na maioria dos casos faz-se necessário realizar processo e pedido de baixa.

Estamos a alguns passos de criar unificação dos sistemas em todas as esferas, facilitando assim o processo de abertura e baixa de empresas, todavia ainda estamos a espera.

Att.

"100% focado onde houver 1% de chance"
Paulo R. Schafer
Moderador

Paulo R. Schafer

Moderador , Contador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 19 novembro 2013 | 08:59

Marcelo Junior

De fato pode ocorrer que algumas unidades tributárias já possuam essa integralização, todavia ao repassar informações aos demais
usuários tome o cuidado para evidenciar esses aspectos particulares, onde num determinado local aplica-se já em outro não.

Agradecemos a sua participação com o intuito de colaborar positivamente com os demais colegas.

Att.

"100% focado onde houver 1% de chance"
Terezinha Ramos

Terezinha Ramos

Prata DIVISÃO 2, Não Informado
há 10 anos Segunda-Feira | 17 fevereiro 2014 | 08:49

Bom dia!
Tenho uma empresa optante pelo MEI, com um funcionário registrado e com notas fiscais abaixo de R$ 5.000,00 p/mês. Gostaria de registrar mais um funcionário nessa minha empresa, porém para isso eu teria que migrar para o Empresário Individual e optar pelo Simples Nacional, estou ciente disso, porém gostaria de saber, se essa migração é possível, já que este procedimento é feito de livre e espontânea vontade no inicio de cada ano e nós, hoje, já estamos em fevereiro! Aguardo!

Paulo R. Schafer
Moderador

Paulo R. Schafer

Moderador , Contador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 17 fevereiro 2014 | 09:34

Terezinha Ramos
Bom dia

O MEI deverá comunicar seu desenquadramento obrigatório quando:

...

•deixar de atender qualquer das condições previstas nos incisos do caput do art. 91, devendo a comunicação ser efetuada até o último dia útil do mês subsequente àquele em que ocorrida a situação de vedação, produzindo efeitos a partir do mês subsequente ao da ocorrência da situação impeditiva;

Att..

"100% focado onde houver 1% de chance"
Phillipe Gambôa
Consultor Especial

Phillipe Gambôa

Consultor Especial , Gestor(a)
há 10 anos Terça-Feira | 18 fevereiro 2014 | 20:02

Terezinha Ramos

Você entra no evento especial e poderá desenquadrar a qualquer momento, neste link:
www8.receita.fazenda.gov.br

Terá lá contratação de 2 ou mais funcionários e seu desenquadramento ocorrerá imediatamente.

-----
Abertura, alterações e baixas em PE
Revisão de processos
Implantação de padronização em escritórios contábeis
Consultoria e assessoria empresarial
Auditoria para escritórios e gestão de processos internos
-----
Orçamento gratuito
-----
Tel/Whats - (81) 99801.9055

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.