x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 570

Doações X Resultado

edson Zacarias Duarte

Edson Zacarias Duarte

Iniciante DIVISÃO 2, Consultor(a)
há 10 anos Terça-Feira | 29 outubro 2013 | 14:47

A empresa em que trabalho recebeu uma doação em madeira de eucalipto, seu produto é a celulose. Se valorizar o ativo biológico pelo valor da madeira quando ocorrer a exaustão esse valor irá para o custo do produto. Por outro lado se não reconhecer a receita estará lesando o fisco. Qual a maneira mais correta para essa contabilização?

SALVADOR CÂNDIDO BRANDÃO

Salvador Cândido Brandão

Ouro DIVISÃO 2, Advogado(a)
há 10 anos Terça-Feira | 29 outubro 2013 | 18:56



Este caso não se trata de ativo biológico, pois você já está recebendo mercadoria pronta.

Se você debitar a madeira recebida no estoque como contrapartida em receitas de doações, zera, pois em seguida o estoque irá para custo.



edson Zacarias Duarte

Edson Zacarias Duarte

Iniciante DIVISÃO 2, Consultor(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 30 outubro 2013 | 08:42

Obrigado Brandão!
Mas a madeira foi doada em pé, por isso deveria compor o ativo biológico para podermos exaurí-la para em seguida ir para o estoque. A dúvida é se o valor dessa exaustão deveria influenciar no custo do produto, pois não houve nenhum desenbolso, ou seja, seria certo valorizar o custo do produto com um montante que foi recebido em doação? Obrigado!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.