x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 5

acessos 1.835

CRISTIANE BARRETO

Cristiane Barreto

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 10 anos Sexta-Feira | 1 novembro 2013 | 16:42

Boa tarde colegas

Preciso de ajuda para fazer o lançamento de parcelamento de Darf código 5382, pois estou começando recentemente e, não entendo muito os contratos de parcelamento. No contrato diz que o vlr. consolidado foi de R$ 1267,13 parcelado em 7x. Fiquei confusa pelo fato de na guia ter o vlr. principal de R$ 114,28 e Multa no vlr de R$ 98,25, totalizando o vlr. da guia de R$ 212,53. Penso em fazer: R$ 1267,13/7 = 181,02 (seria o vlr. principal e apropriar mensalmente o vlr restante para juros, ou seja me basendo no valor total da guia. Estaria correto?

Desculpem pois não consegui sanar minhas dúvidas nos tópicos encontrados.

Aguardo a ajuda dos colegas

Obrigada

Abraços

SALVADOR CÂNDIDO BRANDÃO

Salvador Cândido Brandão

Ouro DIVISÃO 2, Advogado(a)
há 10 anos Sexta-Feira | 1 novembro 2013 | 18:11

Com base nos nºs que você informou fica um pouco difícil, mas vamos tentar decifrar.

1} se está lançada a multa de 98,25, certamente este valor constará de todas as 7 parcelas = 687,75
2) 7 parcelas de principal = 799,96.
3- saldo juros = total (7 * 212,53)1.487,71

Se você está no lucro real, a multa é indedutível. No Simples ou Presumido, a despesa não tem efeito fiscal.



Vanderlei Arraes Thibes
Articulista

Vanderlei Arraes Thibes

Articulista , Contador(a)
há 10 anos Sábado | 2 novembro 2013 | 18:12

Olá Cristiane, a sua pergunta ficou meio confusa, em contrapartida fica complicado uma boa orientação, enfim, vou discorrer abaixo sobre o que extrai do que foi exposto por você, caso ainda persista a dúvida, vamos tentar ajuda-la aqui no tópico, vejamos;

No contrato diz que o vlr. consolidado foi de R$ 1267,13 parcelado em 7x.