Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 8

acessos 1.042

Desconto de pensao alimenticia

Kamila Pereira

Kamila Pereira

Prata DIVISÃO 3, Auxiliar Depto. Pessoal
há 10 anos Quinta-Feira | 14 novembro 2013 | 16:08

Como vou saber quando tenho que parar de descontar pensao alimenticia de um funcionario? Um funcionario veio me perguntar , pois os filhos em questão um com 21 anos e outro com 18 anos , sendo ja de maiores , se ele tem ainda a obrigação de pagar pensao?

Se alguem souber de algo por favor me ajude

obrigada

carlos alberto dos santos
Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 10 anos Quinta-Feira | 14 novembro 2013 | 16:14

Kamila, oriente seu funcionário a procurar o advogado dele para que o mesmo possa requerer junto a justiça.
Se a empresa para de descontar e/o pensionista questionar na justiça, o funcionário correrá o risco de ser preso e a empresa questionada porque parou de descontar.

DELAINE OLIVEIRA

Delaine Oliveira

Prata DIVISÃO 5, Auxiliar Recursos Humanos
há 10 anos Quinta-Feira | 14 novembro 2013 | 16:20

Kamila, a legislação tributária considera o filho como dependente até os 24 anos de idade, sendo estudante universitário ou de curso pré-vestibular. Via dúvidas, entre em contato com o departamento jurídico do sindicato da categoria eles poderão passar mais informações em relação aos descontos.
Espero ter ajudado.

Em tudo daí graças! 
carlos alberto dos santos
Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 10 anos Quinta-Feira | 14 novembro 2013 | 16:51

Luiz, sabemos que isso acontece, mas para que não haja problema/stress, eu sou da opinião que a ordem para suspender o desconto deve vir da justiça, isso porque todos ficarão ciente, tanto o empregado quanto a pensionista, eu sempre me coloco no lugar do/a outro/a.

DELAINE OLIVEIRA

Delaine Oliveira

Prata DIVISÃO 5, Auxiliar Recursos Humanos
há 10 anos Quinta-Feira | 14 novembro 2013 | 17:00

Isso mesmo, acontece de o filho ainda não ter uma estabilidade que possa sustentá-lo (quando recém-formado), no meu ponto de vista essa situação sendo levada á justiça para a resolução ou não cada empregado tem a consciência de estar pagando até quando tiver condição, claro que ciente entre as partes (pensionista e empregado.)

Em tudo daí graças! 
Kamila Pereira

Kamila Pereira

Prata DIVISÃO 3, Auxiliar Depto. Pessoal
há 10 anos Quinta-Feira | 14 novembro 2013 | 17:07

Amigos muito obrigada pelas informações . Não seria louca a ponto de suspender o pagamento pq isso foi determinado pela justiça . Só fiquei na duvida como seria o precedimento para revisao da pensao . No caso dele os filhos requerentes são do RIO DE JANEIRO e o pedido de desconto da pensao veio de lá . Será que ele deverá ir ao RJ para resolver essa situação ? ou será que por aqui , pela Justiça do Espirito Santo ele consegue algo?

Mesmo assim ....valeu a atenção de todos!!!!

Muuito obrigada!!!!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.