x

FÓRUM CONTÁBEIS

AUDITORIA E PERÍCIA

respostas 3

acessos 4.679

documentos necessários para admissão

Mario Barros

Mario Barros

Bronze DIVISÃO 2, Analista Recursos Humanos
há 10 anos Quinta-Feira | 21 novembro 2013 | 09:13

prezados colegas bom dia!

estou prestes a realizar uma auditoria documental junto a Área de rh e para tanto eu preciso saber quais documentos eu preciso ter na pasta de cada colaborador.
diante do informado estarei sugerindo a criaÇÃo de um procedimento alencando todos os documento necessÁrios para admissÃo de um novo funcionÁrio.




obrigado

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 10 anos Quinta-Feira | 21 novembro 2013 | 10:56

Bom dia Mario!
São os seguintes documentos indispensáveis:

Uma foto 3x4;
Carteira de trabalho - C.T.P.S.;
Carteira de identidade;
Cartão de identificação do contribuinte no Cadastro de Pessoa Física (CPF);
Título de Eleitor com os comprovantes de votação nas três (3) últimas eleições;
Cartão de inscrição no PIS;
Certificado de Reservista se menor de 45 anos;
Cópia do comprovante de residência;
Cópia da certidão de nascimento ou casamento;
Cópia da certidão de nascimento de filho menor de 14 anos;
Cópia do cartão de vacinação de filho menor de 7 anos;
Cópia do comprovante de freqüência escolar de filho maior de 07 e menor de 14 anos;

Dependendo da função para a qual o empregado estiver sendo contratado, poderão ser exigidos outros documentos.
Antes do registro da admissão o empregado será encaminhado a exame médico admissional e ao banco para abertura de conta.

Rodrigo Leal Silva

Rodrigo Leal Silva

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 20 junho 2014 | 10:20

Jaqueline Pequeno Ribeiro, não tenho intenção nenhuma de desqualificar sua resposta, pelo contrário, ela me pareceu completa. Gostaria, porém, de saber a base legal para exigência de tais documentos. Você tem?

Obrigado.
Rodrigo

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 9 anos Sexta-Feira | 20 junho 2014 | 10:57

Bom dia Rodrigo Leal Silva!

A empresa poderá exigir, no momento da contratação, os documentos que possibilitem a identificação e qualificação profissional do funcionário, citei os mais solicitados. Desconheço lei que especifique uma documentação obrigatória, mas acredito que desde que a empresa não solicite os documentos conforme a proibição contida na Lei nº 9.029/95 de adoção de qualquer prática discriminatória e limitativa para efeito de acesso a relação de emprego, o procedimento para registro estará dentro da legalidade.

Abs.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.